Atletismo Mundial Por que um país com apenas 2,8 milhões de habitantes produz tantos velocistas excelentes? Além da genética, o sucesso jamaicano advêm de mais dois motivos. Primeiro, a corrida é o esporte nacional. Campeonatos juvenis de atletismo reúnem todo ano 30 mil jovens e selecionam os melhores talentos.
O segredo, na opinião do treinador, é uma vida dura . Existe uma condição aeróbica superior, mas não genética. É bem mais pelo tipo de vida que levam: dez quilômetros a pé para ir e voltar da escola e, quando chegam em casa, brincam por mais três ou quatro horas se movimentando, correndo… , avalia Canova.
Levantaram-se várias hipóteses para justificar a supremacia performativa dos corredores do Leste Africano, apontando-se os fatores genéticos, envolvimento geográfico, treino, estilo de vida e determinantes sociais.
Um estudo que saiu no Journal of Applied Physiology em 2007 com 13 Xhosas e 13 europeus mostrou que os corredores de 10k africanos, mesmo sendo fundistas, tinham mais fibras do tipo IIA (relacionadas à força e à velocidade) e menos fibras do tipo I, associadas à resistência, do que os brancos.
Alta velocidade: a altura de Bolt permite que ele se mantenha em alta velocidade por mais tempo e que desacelere mais devagar que seus adversários. O Instituto de Pesquisas Tecnológicas fez um estudo que destrincha uma corrida de Bolt e mostra como esses fatores são o diferencial dele.
33 curiosidades que você vai gostar
Desde 2008, Bolt perdeu apenas uma prova de 200m - pelo compatriota Blake, durante o Campeonato Jamaicano de 2012. Blake também venceu os 100m na mesma ocasião, apenas uma de cinco vezes em que Bolt não levou a prova em um grande evento.
Em 2009, o então velocista jamaicano Usain Bolt se tornou o ser humano mais rápido do planeta, ao completar a prova dos 100 metros rasos no Campeonato Mundial de Atletismo, em Berlim, Alemanha, em 9,58 segundos.
O que os países africanos fazem de tão diferente para serem melhores, entre várias teorias, destaco abaixo as que já ouvi: Eles são negros e o negro é mais forte, residem na altitude, tem o fêmur maior, tem o tórax maior, seu nível de VO2 é superior e por serem pobres, vão e voltam da escola correndo.
Eliud Kipchoge
Considerado o melhor maratonista da história. E não é à toa. Apenas até 2021, ano em que ele conquistou o Bi Olímpico, esse queniano conquistou nada menos do que 15 das 16 maratonas que ele competiu.
Diferenças no perfil de treino e recuperação bem como as características psicológicas e emocionais dos corredores Africanos, parecem poder justificar o domínio dos corredores negros Africanos de meio-fundo e fundo nas principais competições desportivas internacionais.
Além disso, a maioria das tribos estão localizadas em regiões que superam os 2 mil metros de altitude, o que favorece a melhora do condicionamento físico, com o aumento da taxa de hemoglobina no sangue, responsável pelo transporte de oxigênio, principal fator para o alto rendimento em provas de longa distância.
Os corredores de elite quenianos também comem bastante arroz, batata e pão. Aproximadamente um quarto das calorias necessárias e quase um terço dos carboidratos são provenientes desse mix de alimentos básicos. É, portanto, ideal para dar energia aos nossos campeões de maratona à medida que os quilômetros se acumulam.
"Genética, altitude, por morarem no Quênia, cultura e autossuperação. Esses são os quatro motivos que fazem os quenianos serem tão bons", argumentou Coquinho, antes de apontar as principais dificuldades para um atleta deste gabarito. "Com a valorização, eles têm que ratificar o que ganharam.
Realize mais treinamentos em velocidade de prova
Os quenianos são conhecidos por suas sessões de treinamento pesadas, que incluem treinos específicos no ritmo de prova ou treino fartlek. Um dos treinos preferidos dos melhores corredores quenianos envolve uma corrida de 10 km em terreno montanhoso.
O corredor Alison dos Santos, conhecido como Piu, conquistou na terça-feira (3/8) a primeira medalha brasileira no atletismo na Olimpíada de Tóquio 2021 ao chegar em terceiro lugar na prova dos 400 metros com barreira.
Bolt chegou a uma velocidade média de 37,4 km/h nos Jogos Olímpicos de Londres (2012), com o tempo de 9,63 s e uma máxima de 44 km/h.
Atualmente, o homem mais rápido do mundo é Usain Bolt, o atleta jamaicano de atletismo.
...
Os recordes históricos de Usain Bolt são:9.58s na prova de 100 metros do Mundial de Berlim em 2009.19.19s na prova de 200 metros do Mundial de Berlim em 2009.36.84s na prova de 4×100 metros nas Olimpíadas de Londres em 2012.
Já o time dos sonhos, que certamente irá disputar a medalha de ouro olímpica na maratona, já foi selecionado, o país africano é uma das potências olímpicas e tem em seu DNA o atletismo como referência, sendo as provas de meio fundo (800 e 1500) e fundo (3000 S/C até maratona) o seus principais destaques.
O país abriga belas paisagens naturais, com destaque para as praias, savanas, florestas, desertos, planaltos elevados e o monte Quênia, cuja altitude é de aproximadamente 5,2 mil metros.
Com 455,2 km/h, SSC Tuatara quebra o recorde mundial de velocidade.
Um dos mais emblemáticos aconteceu durante o Mundial de Atletismo de 2019, no qual o “homem-relâmpago” percorreu 100 metros em 9,58 segundos — marca vencida recentemente por Richard Browning, que precisou de um pequeno auxílio externo para tanto.
Muito treino e repetição
Para uma pessoa se transformar em um campeão olímpico, precisa treinar até 12 horas por dia, executando tarefas repetitivas, com muita consistência e intensidade. Para atingir a excelência, você precisa repetir um trabalho por diversas vezes, criando o condicionamento.
Quais são as duas fases que os historiadores dividem a Idade Média?
Como transformar meu site em seguro?
Onde se localizam os genes e do que são formados?
Como transformar uma fração imprópria em um número misto Veja o exemplo?
Como impermeabilizar parede interna com umidade com solo encostado na parede externa?
Em quais períodos os historiadores dividiram a Pré-história?
Como converter uma imagem em PSD?
Porquê os holandeses foram expulsos do Nordeste brasileiro?
Como saber se o frango tem Salmonella?
Como transformar um arquivo JPG em CorelDRAW?
Qual a importância do trabalho de um historiador?
Como iniciar farmácia clínica em um hospital?
Quem conquistou o direito ao voto?
Qual tamanho da folha para certificado?
Como transformar uma empresa em filial de outra?
Como os egípcios se organizavam em sociedade?