O apodrecimento de maçãs constitui um dos problemas fitossanitários mais importantes para a cultura do algodoeiro no Brasil, sobretudo no cerrado, em áreas onde a precipitação pluviométrica é elevada e coincide com o período de sua formação ou abertura.
Dentre os insetos que atacam de forma expressiva o algodoeiro, a lagarta da maçã tem grande destaque, pois danifica desde as folhas e os botões florais, até os próprios frutos (maçã). A praga apresenta quatro fases de desenvolvimento: ovo, lagarta, pupa e adulto.
O processo de putrefação pode ser mais comum em períodos chuvosos: a água absorvida pela superfície da maçã é transportada até o bulbo, a umidade facilita o desenvolvimento de micro-organismos. O mesmo ocorre com as cebolas, só que nessas, a deterioração é causada por bactérias.
O uso de sementes livres de contaminações e infecções ou dentro de padrões de tolerância estabelecidos para a cultura é o método mais adequado para reduzir a sobrevivência e a disseminação de patógenos veiculados através das sementes.
Frutas, como as maçãs, podem apodrecer e cair com o tempo. Mofo e fungos causam sua rápida degradação, mas até expor uma delas ao calor pode causar sua oxidação. Hematomas e perfurações oferecem um caminho mais rápido para que o mofo e os fungos se instalem nas frutas.
43 curiosidades que você vai gostar
Já há algum tempo que eu tinha reparado que, atualmente, as maçãs têm uma durabilidade muito superior às maçãs da minha infância. Na minha infância, uma maçã fora do frigorífico não aguentava uma semana sem dar sinais de oxidação e, no frigorífico, não aguentava mais de duas semanas. Atualmente, aguentam meses.
No entanto, essa fruta não dura para sempre, podendo apodrecer de um dia para o outro. Pior ainda, quando uma única maçã apodrece, ela emite um gás que apodrece as maçãs nas proximidades.
A correção do solo deve começar de dois a três meses antes da semeadura, com a calagem, que tem como finalidade corrigir a acidez por meio da elevação do pH, além de fornecer os nutrientes cálcio e magnésio.
De maneira geral, pode-se considerar, os seguintes tipos de manejo do solo: Preparo convencional - provoca inversão da camada arável do solo, mediante o uso de arado. A esta operação seguem outras, secundárias, com grade ou cultivador, para triturar os torrões; 100% da superfície são removidos por implementos.
6 principais doenças do algodão e como controlá-las na lavoura Mancha de ramulária. 1.1 Medidas de manejo da ramulária. Mancha angular. 2.1 Manejo da mancha angular. Murcha de fusarium. 3.1 Medidas de manejo da murcha de fusarium. Damping-off (mela ou tombamento) ... Ramulose. ... Mofo-branco. ... Conclusão.
O apodrecimento é causado por fungos e bactérias que se encontram normalmente presentes na superfície do fruto. Eles invadem os tecidos da fruta e decompõem substâncias alo presentes, principalmente açúcares. Os microorganismos decompõem essas substâncias, e daí retiram o alimento necessário a sua sobrevivência.
Contaminada por fungos ou bactérias, os tecidos da fruta que já seriam naturalmente degradados, decompõem-se ainda mais rápido devido à procura desses invasores por nutrientes neles presentes, principalmente açúcares.
É comum cortar a área podre de uma maçã ou de um vegetal e comer o resto com a desculpa de que "o que não mata engorda", mas a OMS alerta para o perigo dos bolores e micotoxinas. Podem mesmo matar.
Capulho: É o fruto do algodão. Este consiste no invólucro (a casca), nas fibras e nas sementes. Os capulhos começam a se desenvolver após a polinização e passam por 3 fases: alongamento (3 semanas), desenvolvimento (3 semanas) e maturação.
Para obter sucesso em sua lavoura, dê preferência por áreas planas, de fácil mecanização e com boa drenagem. A rotação de culturas em seu pré-plantio ajuda na melhor estruturação do solo e, consequentemente, melhor drenagem. Essa técnica também irá auxiliar a reduzir os custos com pragas e doenças da cultura.
A cultura do algodão é muito sensível a competição, portanto o plantio deve ser realizado sem a presença de plantas daninhas no local. Solos compactados, mal drenados e ácidos não são bons para o plantio do algodão, portanto antes de realizar a semeadura, são recomendados um preparo e uma análise do solo.
Dessa forma, elencamos oito dicas que vão ajudar a otimizar a produção do algodão nas lavouras.
...
Boas práticas para o plantio de algodãoÁrea e rotação de culturas. ... Plantio em área limpa. ... Correção do solo. ... Cuidados com a adubação. ... Variabilidade genética. ... Espaçamentos adequados. ... Época certa de plantio. ... Custos e planejamento.
Tudo isso, vem a sugerir que, sempre que possível, a melhor opção de manejo é o sistema de plantio direto. Uma das práticas indispensáveis no plantio direto é o uso de herbicidas no controle de ervas daninhas, tanto para dessecação de restos culturais do cultivo anterior como em pré e pós emergência do algodoeiro.
Como otimizar a produção?Faça a correção do solo. ... Respeite o espaçamento adequado. ... Escolha a época certa para plantio. ... Faça o correto manejo fitossanitário.
O algodão tem seu ciclo dividido em 4 estádios fenológicos totais, sendo que em cada um, há divisões nos períodos evolutivos da planta : Estádio Vegetativo, Estádio de Botões Florais, Estádio de Florescimento e Abertura dos Capulhos.
A fruta fica marrom quando exposta ao ar porque uma reação ocorre quando um pedaço de fruta cortado é exposto ao oxigênio. Isso é chamado de escurecimento enzimático. O nome escurecimento enzimático vem do fato de que uma enzima localizada na fruta reage com o oxigênio do ar para tornar a fruta marrom.
Depois é só guardar a maçã em um saquinho vedado e voilà: dura até 5 dias na geladeira.
Maçã Maçãs devem estar brilhantes e firmes. Sua casca não deve conter machucados, arranhões e muito menos partes moles. Na hora de escolher saiba que as maçãs vermelhas são mais doces que as verdes que por sua vez tem sabor mais ácido.
Perspectivas para 2020
Devido ao aumento das pragas, o preço da maçã escalou nos meses subsequentes, visto que foi preciso alocar parte da verba em pulverizações. De acordo com a Secex, o crescimento dos índices pluviais também foi responsável por quebrar 30% da produção da maçã gala naquela safra.
Mas, apesar da má aparência, a cor escura não significa que a fruta esteja estragada. Pode ser comida sem medo. ... Uma forma de evitar, ou pelo menos atrasar a mudança de cor, é colocar suco de frutas cítricas, como o limão ou a laranja, na maçã cortada.
O que são animais da mesma espécie?
O que é Revolução Verde e como ela contribuiu para o desemprego dos trabalhadores no campo?
Qual é o sinônimo de finalmente?
Como a luta pode ser compreendida?
Quantas views O Now United tem?
São funções do processo de compras?
Por que as egípcias usavam perucas?
Qual é o radical da palavra infelizmente?
Como iniciar uma redação conectivos?
Qual a classificação da palavra outro?