Descubra a importância da compactação do solo para obras de terra. A compactação do solo é um procedimento que aumenta a densidade do terreno onde será construída uma edificação. A partir disso, é possível garantir mais resistência e estabilidade para todas as etapas posteriores de um canteiro.
Os principais efeitos da compactação do solo englobam o aumento da sua densidade e resistência mecânica juntamente com a diminuição do volume de poros, especialmente os de maior tamanho (macroporos).
A compactação é definida como o aumento da densidade do solo em um mesmo volume com a redução da sua porosidade. Isso ocorre quando o solo é submetido a um grande esforço ou compressão, expulsando o ar dos poros e rearranjando as partículas.
A compactação do solo é o processo de aumentar a densidade do solo, compactando as partículas do solo, causando uma redução no volume de ar. A água do solo atua como lubrificante, aumentando a compactação quando uma carga é imposta ao solo.
Os processos de compressão podem ocorrer por compactação (redução de volume devido ao ar contido nos vazios do solo) e pelo adensamento (redução do volume de água contido nos vazios do solo).
20 curiosidades que você vai gostar
A compactação do solo é um procedimento de densificação que retira espaços e vazios no solo preenchidos com ar por meio de equipamentos mecânicos.
Para determinar algumas características de compactação, não é necessário o uso de ferramentas sofisticadas. Por exemplo, ao abrir uma trincheira no solo ou mesmo arrancar uma planta cultivada, a observação do comportamento de crescimento do sistema radicular é um dos melhores indicadores de solos compactados.
Existem dois principais tipos de compactação de solo, a estática e a vibratória.Compactação Estática.Compactação Vibratória.Compactadores de Percussão.Rolos Compactadores.Placas Compactadoras.
É necessário que o solo compactado ocupe por volta de um terço da altura total do cilindro. Repete-se então o processo por mais duas vezes. O volume final é corrigido raspando-se, com o auxílio de uma espátula, o excesso. Com o que restou no corpo de prova, determina-se então sua massa específica, bem como sua umidade.
Um dos efeitos da compactação é a modificação da estrutura do solo, podendo limitar a adsorção e a absorção de nutrientes, a infiltração e a distribuição de água, resultando em problemas no estabelecimento e no crescimento das raízes (FLOWERS; LAL, 1998; KLEIN; LIBARDI; SILVA, 1998; IMHOFF, 2002).
Com a compactação, a porosidade total sofre reduções pela compressão exercida pelo maquinário, enquanto a densidade aumenta. ... Os resultados mostraram que a compactação promoveu reduções significativas na porosidde e permeabilidade do solo, mesmo após o cultivo.
Um solo pode ser quimicamente bom, mas, ocorrendo a compactação, as plantas não se beneficiam adequadamente dos nutrientes disponíveis, uma vez que o desenvolvimento de novas raízes fica prejudicado e é nelas que ocorre a maior taxa de absorção.
A compactação é um processo adquirido através da redução do volume de vazios, ou ar, entre as partículas do solo. Já na consolidação, que também é um processo que se deseja a redução do índice de vazios e da compressibilidade dos solos, ocorre a expulsão da fase líquida, havendo alteração do teor de água dos solos.
Como evitar e corrigir a compactação do solo:
Uma dica para evitar e também para corrigir o solo compactado é a realização de um sistema de plantio direto, seguindo seus 3 pilares básicos: revolvimento mínimo do solo, cobertura e rotação de culturas.
O “grau de compactação” do solo, GC, foi calculado pela relação: GC = 100 Ds/ Dref onde Ds é a densidade atual do solo e Dref é a densidade do mesmo solo em um estado de referência obtido em laboratório. O grau de compactação é expresso em porcentagem.
A atividade de compactação pode ser definida como uma redução de vazios e, quanto mais se compacta um aterro, mais aumenta a resistência do solo na capacidade de suportar cargas pesadas. A regra básica para um bom início desse processo é levar em consideração as peculiaridades do solo a ser compactado.
O solo é constituído por diferentes partículas, que são:Areia. É um acúmulo de pequenos pedaços de rochas ou minerais. ... Silte. Partícula do solo com um diâmetro que varia de 0,05 a 0,002 mm, composta por feldspato, piroxênio, anfibólio, biotita etc. ... Argila. ... Argissolos. ... Cambissolos. ... Chernossolos. ... Espodossolos. ... Gleissolos.
Consiste em se compactar uma amostra dentro de um recipiente cilíndrico, com aproximadamente 1.000 cm³, em 3 camadas sucessivas, sob a ação de 25 golpes de um soquete pesando 2,5 kg, caindo de 30,5 cm de altura.
Como a compactação diminui a quantidade de poros grandes, ela tem grande influência na transmissão da água em um solo saturado. É sabido, em mecânica de solo, que o logaritmo da condutividade hidráulica aumenta linearmente com o tamanho dos poros.
Equipamentos de Compactação de SoloCompactador de Solo. É um equipamento ideal para uso em áreas de confinamento como, por exemplo, as obras de saneamento ou instalações hidráulicas/elétricas.Placa Vibratória. ... Rolo Compactador. ... Rolo Compactador Pé de Carneiro.
Quais os problemas causados pela compactação? O solo compactado oferece maior resistência à penetração das raízes, tem menor capacidade de aeração e maior dificuldade para a infiltração da água. As raízes em solo compactado também são mais sensíveis a doenças.
Causas da compactação do solo
a necessidade de máquinas cada vez mais pesadas – visando aumentar o rendimento operacional; trânsito nas lavouras em épocas de alta umidade do solo; a mais importante: produção insuficiente de palha e ausência de rotação de culturas efetiva nos sistemas de produção.
Os efeitos da compactação estão diretamente relacionados com redução significativa da produtividade das culturas, as plantas não conseguem absorver os nutrientes em função do mau desenvolvimento radicular, há a redução dos espaços livres do solo que diminuem a quantidade de oxigênio, acarretando em um baixo ...
Quando se compacta com baixa umidade, o atrito entre as partículas é maior. Como consequência disso, não ocorre redução significativa no vazio entre os grãos. Em umidades mais elevadas, a água propicia um efeito de lubrificação entre as partículas, que se acomodam em um arranjo mais compacto.
O solo compactado vem resultando na diminuição no crescimento das raízes em profundidade, predispondo a planta à morte em curtos períodos de seca, no acúmulo de água na superfície do solo impossibilitando a respiração das raízes e favorecendo o processo de erosão hídrica do solo.
Como ocorre a atividade óptica nos compostos orgânicos?
Quantos ml de soro para cachorro?
Como criar uma frase de impacto para vendas?
Qual a parte inorgânica do solo?
Qual o tempo de estabilidade após a licença maternidade?
Quais são os crimes que vão a júri popular?
Quanto custa um projeto editorial?
Quanto tempo um bebê sobrevive debaixo d'água?
Como deixar a atual do meu ex com ciúmes?
Qual a diferença entre o artigo 165 e 306 do CTB?
Qual a largura da faixa de servidão Aneel?