A cafeína tem a capacidade de se ligar aos mesmos receptores da adenosina, inibindo sua atividade e acelerando a atividade neural. É como se a cafeína “enganasse” o cérebro: por mais adenosina que tenhamos acumulado, a cafeína bloqueia os receptores, fazendo com que a sensação de sono e fadiga cesse momentaneamente.
Mas afinal, o café tem mesmo o poder de inibir algumas horas de repouso ou isso já virou um mito? Pesquisa recente realizada pela Universidade Técnica de Lisboa constatou que o consumo moderado de cafeína – cerca de cinco cafezinhos por dia – pode sim reduzir o período de sono.
O café especial e a cafeína
Para aqueles que não abrem mão de tomar um cafezinho, mas não querem o efeito direto da cafeína, o café especial é a solução. O motivo são os grãos 100% arábica, com 50% menos cafeína. Assim, o consumo pode gerar menos consequências ao corpo, desmistificando a ideia de que café tira o sono.
A cafeína do café é um estimulante natural. Atua interferindo com a adenosina, uma substância química natural que se acumula ao longo do dia até desencadear a sonolência à noite. Conforme dorme, os níveis caem novamente, apenas para iniciar o ciclo no dia seguinte.
Quais os efeitos colaterais da cafeína? Apesar do uso da cafeína ser relativamente seguro, efeitos colaterais podem surgir quando a substância é consumida em grande quantidade, como insônia, irritação, dor de cabeça, náusea, taquicardia, tremores de extremidade e até uma crise de ansiedade.
43 curiosidades que você vai gostar
Foi relatado que a ingestão diária extremamente alta (de 1.000 mg ou mais por dia) causa ansiedade, nervosismo e sintomas semelhantes na maioria das pessoas. Inclusive, até um consumo moderado pode causar efeitos colaterais semelhantes em pessoas que são mais sensíveis à cafeína.
O efeito estimulante do café dura por uma a duas horas, dependendo da pessoa. Ou seja: quem dorme às 22h pode tomar café até as 20h, sem problemas.
Como o energético age no corpo? O energético é composto, principalmente, pela cafeína e taurina. A cafeína age diretamente no cérebro, inibindo a ação da adenosina – hormônio responsável por provocar a sensação de cansaço e sonolência.
Consumo de energéticos deve ser feito com moderação
“É preciso evitar o consumo em excesso porque pode provocar ansiedade, taquicardia, zumbidos e aumentar o estado de vigília, comprometendo o sono”, explica o médico. A bebida aumenta o número de despertares à noite e deve ser evitada algumas horas antes de dormir.
Como saber se a raiz do cabelo está fraca?
O que fazer para energizar o quarto do casal?
Qual o melhor horário para utilizar a máquina de lavar para economizar energia?
Quanto ganha um voluntário da Marinha?
Qual a força máxima do Capitão América?
Qual a pena máxima no Brasil artigo?
Quais são os cinco primeiros múltiplos de 7 maiores que 40?
Quais são os fatores que podem deslocar a curva de demanda?
Qual a fórmula estrutural do principal hidrocarbonetos?
Quais são as preliminares de mérito penal?
Qual a reação da vacina de 3 meses?
O que é missão visão e valores exemplos?
Quanto tempo dura a banha de porco fora da geladeira?
Quanto rende um quilo de arroz?