Perder as folhas, então, é um processo natural das caducifólias – geralmente elas ficam só com os galhos. Elas fazem isso para que possam armazenar água durante determinado período, já que a evaporação das plantas acontece através das folhas.
Trata-se de uma estratégia das plantas para se proteger do frio, reduzindo ao máximo seu gasto de energia. “Quando chega o outono e os dias começam a ficar mais curtos, a natureza está sinalizando às árvores que chegou o momento de modificar algumas de suas características”, afirma o biólogo Gilberto Kerdauy, da USP.
Outra característica do outono também é responsável pela queda das folhas: é a chegada de temperaturas mais frias e dias com menos luz solar. Com o tempo mais frio, as plantas reduzem ao máximo seu gasto de energia para proteger-se.
Uma dessas estratégias é a capacidade de entrar em estado dormência. À primeira vista parece simples, mas quando chega a estação desfavorável, as árvores perdem as folhas para economizar energia, ficando assim em estado de dormência, semelhante à hibernação nos animais.
As plantas sentem que o frio se aproxima e precisam armazenar energia. “O outono é a estação intermediária para as plantas. Nessa época, a produção de clorofila diminui e elas iniciam a liberação de ácidos que impedem a circulação de nutrientes em suas extremidades.
39 curiosidades que você vai gostar
No outono, acontece o que chamamos de hibernação na natureza. As flores adaptam-se com o friozinho que acontece pela manhã e aquele sol fraco que normalmente acontece a tarde. As flores outonais são resistentes e consistentes em suas cores, dando charme e alegria à decoração.
O outono é uma estação do ano que se inicia, no Hemisfério Norte, em 22 e 23 de setembro e, no Hemisfério Sul, em 20 e 21 de março. Dentre as suas diversas características, destaca-se a queda das folhas e da temperatura. Essa estação é sentida e vivida melhor no Hemisfério Norte da Terra.
Sim. Para realizar fotossíntese é preciso clorofila, pigmento que dá coloração verde às plantas. E essa substância que capta e armazena a energia do Sol utilizada para quebrar as moléculas de água e gás carbônico e com elas formar glicose.
Isso é totalmente errado, pois a planta só vai absorver a quantidade necessária, enquanto o resto ficará acumulada, podendo sufocar as raízes”, ressalta. Assim, caso o terrário for de suculentas ou cactos, é importante regar somente quando o solo estiver completamente seco ao toque ou com pouquíssima água.
Como limpar arquivos temporários do celular?
Como apagar a marca de lápis da tela?
Como limpar minha bolsa de verniz?
Como decorar a sala com Feng Shui?
Qual é o hormônio liberado pelas frutas que provoca seu amadurecimento?
Como se dá o processo de autoconhecimento?
O que é o processo de ensino de aprendizagem?
Quanto tempo dura o peeling Rose de Mer?
Quais as etapas do processamento alimentar?
O que plantar em uma horta mandala?
Como funciona o paraquedas física?
Como harmonizar o número da residência?
Como é feita a sessão de radioterapia?
Quanto está a gasolina nos EUA?
Como funciona o convênio médico SulAmérica?
Como funciona passaporte Claro?