Uma vida, três mortes diferentes Quando acaba o combustível —e a fusão chega a queimar elementos mais pesados como o ferro— e o reator nuclear é desligado, a estrela não pode mais suportar o peso das camadas que estão próximas ao núcleo dela. Ela então explode, em um fenômeno chamado de supernova.
Se o núcleo dessa estrela possuir entre 1,4 e 3 massas solares, o colapso continua até os elétrons e prótons se combinarem, formando nêutrons. Dessa forma, surgem as estrelas de nêutrons. Se a massa for maior que 3 massas solares, o núcleo da estrela colapsa completamente, até formar um buraco negro.
Uma supernova é uma explosão estelar poderosa e luminosa. Este evento astronômico transitório ocorre durante os últimos estágios evolutivos de uma estrela massiva ou quando uma anã branca inicia uma fusão nuclear descontrolada.
O tempo que uma estrela viverá dependerá da sua massa. Quanto maior a massa, mais calor e luz ela liberará. Sua morte acontece quando já tiver queimado todo o combustível. Como essa queima origina elementos mais pesados, ela termina apenas quando passa a produzir ferro, que é um processo que consome energia.
"Mas em uma estrela com a massa do Sol, a temperatura de fusão do carbono para formar elementos mais pesados nunca será atingida, então forma-se um núcleo que não mais produzirá energia e, com isso, começa o processo de morte da estrela".
31 curiosidades que você vai gostar
Apesar de comum, a metáfora “virou uma estrelinha” não é a melhor forma de contar a uma criança que alguém que ela gostava morreu. A principal dica para comunicar às crianças sobre a morte de alguém é ser sincero e literal.
Estrelas vizinhas podem se aproximar do nosso Sistema Solar e, se chegarem perto demais, as coisas começariam a ficar desagradáveis - uma visita como esta poderia alterar a órbita da Terra, porque nosso planeta receberia um “puxão” da força gravitacional da “invasora”.
“Todas as estrelas nascem da mesma forma: pela união de gases”, diz o astrônomo Roberto Boczko, da Universidade de São Paulo (USP). Partículas de gás (geralmente hidrogênio) soltas no Universo vão se concentrando devido às forças gravitacionais que puxam umas contra as outras.
Os gigantes vermelhos queimam seu combustível de hidrogênio e se expandem, consumindo todos os planetas próximos ao seu caminho. Depois que a estrela perde sua atmosfera, tudo o que resta é o núcleo colapsado – a anã branca. Esse remanescente, geralmente do tamanho da Terra, continua a esfriar por bilhões de anos.
Muitos significados
Na tradição cristã, as estrelas são associadas às três mulheres que visitaram o túmulo de Jesus na ressurreição. Também representam os Três Reis Magos – Gaspar, Melquior e Baltasar -, que estariam a caminho de Belém no nascimento do messias.
Segundo o estudo, a estrela SN2020tlf, localizado a cerca de 120 milhões de anos-luz da Terra na galáxia NGC 5731, deu seu último “suspiro” durante 130 dias, até explodir.
O que a Supernova indica
Vale destacar ainda que as supernovas desempenham papel importante na distribuição de elementos pelo universo. Quando uma estrela explode ela lança diversos elementos no espaço e eles viajam que não tivesse podendo formar novas estrelas ou planetas.
Não é possível ver estrelas durante o dia porque a luz do Sol é espalhada pela atmosfera da Terra, produzindo assim a luminosidade azul do céu diurno. Esta luminosidade nos impede de ver as estrelas durante o dia.
Quase todas as estrelas são compostas principalmente de um gás chamado hidrogênio. O núcleo de uma estrela é muito quente. Quando uma grande pressão o comprime, uma parte do hidrogênio se transforma em outro gás, chamado hélio. Esse processo produz uma enorme quantidade de energia e faz a estrela brilhar.
As estrelas emitem luz, calor e outros tipos de radiação em razão dos processos de fusão nuclear que ocorrem em seu interior, liberando grandes quantidades de energia.
Sabemos hoje que o Sol tem cerca de 4.6 mil milhões de anos, é uma estrela estável, de meia-idade. Está na sequência principal porque transforma no seu interior hidrogénio em hélio por reações nucleares que libertam energia.
O Sol é uma estrela que tem 1 392 700 Km, ou seja, é 109 mil vezes maior do que a Terra. A Terra tem 12 742 km, o que quer dizer que dentro do Sol seria possível colocar 1,3 milhões de planetas Terra. Mas, apesar de ser muito maior do que a Terra, em comparação com outras estrelas, esse astro não é assim tão grande.
Estima-se que sua vida será de cerca de 10 bilhões de anos e, como se formou há aproximadamente 4,6 bilhões de anos, lhe resta a outra metade.
Não, elas existem, sim. A luz das estrelas distantes demora milhares de anos para chegar até a Terra mas, ainda assim, qualquer astro que você enxerga a olho nu está perto demais para ter morrido. Os astros mais brilhantes ficam a míseros 500 anos-luz da Terra.
Durante essa fase do seu desenvolvimento, que dura bilhões de anos, as estrelas apresentam um comportamento altamente estável, transformando hidrogênio em hélio para gerar luz e calor. As estrelas mais estáveis e interessantes, no caso, são as do tipo laranja e amarela, como nosso sol.
As nebulosas possuem regiões com concentrações diferentes de gás e poeira. Alguns fatores, como a turbulência, podem provocar a contração de uma delas. Essa contração provoca o aquecimento e a rotação desse conjunto de materiais, gerando o que geralmente é chamado, nessa fase, de protoestrela.
As chamadas estrelas cadentes são corpos celestes que penetram a atmosfera terrestre e entram em combustão em virtude do atrito com os elementos atmosféricos. As populares estrelas cadentes são, na verdade, corpos celestes que entram na atmosfera terrestre.
Já no caso de uma estrela que se aproxima, as linhas espectrais estão deslocadas para o azul, como em “D”. Quanto maior a velocidade da estrela, maior o deslocamento.
Estrelas cadentes podem, sim, realizar desejos. Principalmente se o seu desejo é ver estrelas cadentes e você não mora numa cidade encoberta pela poluição, pela luminosidade excessiva e está lendo isto no tempo certo (duplamente) - ou seja, em noites com o céu aberto e na primeira semana de maio de 2014.
Como pegar carona no BlaBlaCar?
Como salvar mídia no WhatsApp Android?
O que é Big Data e como pode ser usado pelas empresas?
Como saber se o lúpus está em remissão?
O que passar no cabelo para hidratar depois de descolorir?
O que significa fatura de consumo não registrado?
Como imprimir boleto art Crea-rs?
Como baixar Música no Groove Música?
Como escolher o mel na hora de comprar?
Qual o valor do Bilhete Único RJ 2020?
Como recuperar jogo salvo na nuvem?
Como saber se um mestrado no exterior é válido no Brasil?
O que pagar na rescisão de contrato por prazo determinado?
Como saber a curvatura do cabelo crespo?
Como salvar fotos e vídeos do Messenger?
Como saber se o chakra está desequilibrado?