Corrosão é a interação destrutiva de um material com o ambiente, seja por reação química, ou eletroquímica, que ocorre em meio aquoso. A corrosão de armadura no concreto armado é um fenômeno que só acontece quando as condições de proteção proporcionadas pelo cobrimento desse concreto são insuficientes.
Como e por que ocorre a corrosão do aço? A corrosão é um processo de deterioração dos metais que resulta da interação entre agentes naturais, como o gás oxigênio presente no ar e átomos da superfície do metal. Quando o material contém ferro, chamamos o produto dessa reação de “ferrugem” (óxido de ferro).
A corrosão das armaduras é uma das principais causas de deterioração das estruturas de concreto armado, afetando diretamente sua durabilidade, estando esta diretamente relacionada com a porosidade da pasta de cimento, com a umidade, com a agressividade do meio.
Causas da corrosÃo
Desde o ataque por águas sulfatadas, a reação álcali-agregado, a retração por secagem, a penetração de cloretos, a carbonatação, entre outras. Um dos principais fatores é a penetração de cloretos, proveniente de maresia ou contato direto com a água do mar.
A corrosão é um fenômeno de deterioração e perda de material devido a reações químicas e eletrônicas com o meio ambiente. É um processo espontâneo que causa alterações nas estruturas dos materiais.
41 curiosidades que você vai gostar
DEFINIÇÃO DE CORROSÃO. Processo inverso da Metalurgia Extrativa, em que o metal retorna ao seu estado original.
Conceito de corrosão
A corrosão consiste na deterioração dos materiais pela ação química ou eletroquímica do meio, podendo estar ou não associado a esforços mecânicos.
Corrosão é a interação destrutiva de um material com o ambiente, seja por reação química, ou eletroquímica, que ocorre em meio aquoso. A corrosão de armadura no concreto armado é um fenômeno que só acontece quando as condições de proteção proporcionadas pelo cobrimento desse concreto são insuficientes.
O processo de corrosão dos metais se dá em virtude das reações de oxidorredução entres esses e outros agentes naturais como o oxigênio presente no ar. O potencial de redução desses metais costuma ser menor do que o oxigênio e por isso eles cedem seus elétrons, oxidando-se.
CAUSAS DAS FISSURAS NO CONCRETO
“Já na fase endurecida podem ocorrer fissuras devido ao mau posicionamento da armadura, o mau uso da estrutura (sobrecargas), falhas no dimensionamento e cura deficiente”, lista o engenheiro do Ibape-SP. Fissuras podem surgir, também, por conta de recalques de fundações.
Se a armadura estiver muito deteriorada e com perdas, troque-a. Se a armadura estiver com uma agressão apenas superficial, limpe a ferrugem com uma escova de aço. Aplique sobre toda a armadura, com pincel, uma camada de um produto inibidor de corrosão.
Os principais tipos de corrosãoQuímica. Acontece quando um agente químico atua sobre determinado material (metálico ou não). ... Eletroquímica. ... Eletrolítica. ... Corrosão uniforme. ... Corrosão localizada. ... Corrosão alveolar. ... Corrosão por pites. ... Corrosão seletiva.
A ferrugem é resultado da oxidação do ferro devido ao contato com o oxigênio presente na água e no ar. A única forma de evitar que objetos feitos de ferro (facas, máquinas, ferramentas, etc.)
A oxidação é o início do processo de degradação do metal e deve ser tratada logo que surge, para não dar origem à corrosão e à ferrugem. A oxidação em metais começa quando a superfície desprotegida (sem pintura, por exemplo, ou avariada por riscos ou impactos) entra em contato direto com o ar, vapor d água ou água.
De modo geral, o principal causador da corrosão é o oxigênio. Isso ocorre porque esse elemento é um não metal, logo, tende a ganhar elétrons, enquanto os metais tendem a perder elétrons. Isso nos permite entender que, numa reação de oxirredução, os metais têm a tendência de perder elétrons para o oxigênio.
Para oxidar o ferro será usado o ácido muriático que pode ser encontrado em qualquer depósito de material de construção ele é usado para fazer a limpeza de pedras e pisos. Antes da aplicação do ácido na peça. ele deve ser diluído com 50% de água. (Usa-se uma parte de água e uma parte de ácido.)
Com o tempo de uso, as partes metálicas dos automóveis reagem ao oxigênio e à água, sofrendo corrosão. A maneira mais eficiente para evitar que isso aconteça é aplicar uma camada protetora durante a primeira etapa do processo de pintura do veículo.
Os meios corrosivos mais frequentemente encontrados são os seguintes: atmosfera, águas naturais, água do mar, solo, produtos químicos, alimentos, substâncias fundidas. Atmosfera: a ação corrosiva da atmosfera é principalmente influenciada pela poeira, gases e umidade.
Existem três tipos de corrosão, a corrosão eletrolítica, a corrosão química e a corrosão eletroquímica.
Souza e Ripper (1998) entendem a desagregação do concreto, como a separação física das partículas, quando este perde sua propriedade aglomerante, afetando a capacidade de resistência a esforços na região que passou por essa desintegração.
A carbonatação do concreto é uma patologia desencadeada a partir de um composto químico comum nas grandes cidades. O processo costuma ocorrer em túneis e viadutos, por exemplo, e decorre de fissuras que permitem a entrada de água no interior do concreto armado.
Umas das principais patologias causadas pela infiltração são: corrosão da armadura de concreto, fissuras ou trincas, mofo e deslocamento de pisos ou azulejos. A corrosão das armaduras diminui a resistência das estruturas de concreto armado.
A corrosão eletroquímica envolve reações de oxirredução. Este tipo de reação acontece com a transferência de elétrons e esta transferência pode ocorrer espontaneamente ou não. No caso da corrosão eletroquímica, as reações de oxirredução são todas espontâneas.
São exemplos de situações em que ocorre oxidação:Combustão. A combustão de uma material também é um indicativo de oxidação. ... Algumas reações orgânicas. Em toda reação orgânica que ocorre na presença dos meios listados a seguir, ocorre o processo de oxidação: ... Pilhas ou baterias. ... Eletrólise.
A corrosão é um tema de suma importância para quem lida com materiais sujeitos a esse processo. É importante entender essa reação química e, principalmente, saber evita-la com uma boa prevenção. ... Esse estudo é multidisciplinar, envolvendo química, eletricidade, metalurgia e a relação de todas essas áreas.
Como cobrar atendimento a domicílio?
Qual é o substantivo Beija-flor?
Como parcelar protesto em cartório?
Como fazer jogo da Quina pelo celular?
Quando Considera-se formado o processo?
Como escreve a palavra Manter-se?
É possível pegar conjuntivite em um olho só?
Como pode ter sido o crescimento da cidade?
Como se escreve a palavra palavra em inglês?
Qual o substantivo de Rosinha?
O que vestir para parecer mais magra?
Como parecer mais velho quem não tem barba?