Na década de 80 surge uma tendência mundial que visa uma vida mais saudável, procurando um equilíbrio entre corpo e mente, por conseqüência nos EUA como grande detentor da tecnologia esportiva, criam-se aulas de Ginástica Aeróbica de academia de baixo impacto.
1983
A Ginástica Aeróbica Esportiva surgiu na década de 80, mais especificamente, em 1983, nos USA. E em 1995 a GAE é aceita pela FIG – Federação Internacional de Ginástica, entidade que regulamenta todas as modalidades ginásticas no mundo.
As atividades aeróbicas são conhecidas pelo movimento constante do corpo e por promover o gasto intenso de calorias. Além disso, praticar exercícios aeróbicos regularmente, como caminhar, dançar ou nadar pode trazer uma série de benefícios à saúde, entre eles o aumento da expectativa de vida.
A Ginástica aeróbica pode ter vários tipos como a step, espetacular, jump e outras, em sentido amplo, é uma combinação de ginástica clássica com dança. É um treinamento dinâmico com movimentos rítmicos flanqueado com música motivadora. Os elementos principais da ginástica aeróbica são coordenação motora e fitness.
A ginástica aeróbica competitiva ou esportiva surgiu nos Estados Unidos da América na década de 1980 quando o Professor Cooper lançou suas primeiras idéias de condicionamento aeróbico no planeta.
Essa modalidade trabalha com movimentos básicos como: saltar, equilibrar, balançar, girar, rolar, e também movimentos específicos como: os exercícios de força, flexibilidade e a rotina dos elementos da ginástica aeróbica esportiva, a coreografia.
De acordo com Cappozoli (2010), as academias de ginástica surgem no Brasil na década de 1920. Entre 19, surgiram outras pelo país, tendo como as principais atividades o halterofilismo e a ginástica feminina.
Evita lesões e dores no corpo; Ajuda na flexibilidade, coordenação e força tornando a execução dos movimentos adequada e eficiente durante o exercício; Protege e lubrifica as articulações, pois aumenta sua capacidade de suportar carga e impacto.
Muitos atletas brasileiros de talento se destacaram com o início da “febre” das academias e o chamado boom da Aeróbica. A Federação Internacional de Ginástica (FIG) incluiu a Ginástica Aeróbica em seu programa de modalidades esportivas em 1995, surgindo então a possibilidade de um futuro olímpico para a disciplina.
A Ginástica Aeróbica Esportiva (GAE) além de ser um esporte de grande beleza, é caracterizada pela habilidade de realizar um grande número de movimentos complexos originados da ginástica aeróbica tradicional (academia), movimentos de flexibilidade da Ginástica Rítmica e saltos e esquadros da Ginástica Olímpica.
A história da ginástica acrobática teve início há centenas de anos, quando nas danças sacras e festividades praticadas no Egito, entre outros países, era possível observar movimentos acrobáticos. Na Europa, a atividade ficava a cargo dos saltimbancos, e sua popularidade se deu graças ao circo.
São inúmeros os benefícios da pratica da ginastica localizada, confira alguns agora: Melhora o quadro de algumas doenças como as cardiovasculares (hipertensão, colesterol elevado, triglicérides elevado, doenças coronarianas), respiratórias, diabetes, obesidade, entre outas;
Como solicitar o cancelamento de uma DCTF?
O que deve constar no pedido de concreto para a concreteira?
Como calcular o valor nominal de um título?
Como se escreve 234 em símbolo egípcio?
Como manter o equilíbrio ao plantar bananeira?
Como ligar o cabo auxiliar no rádio?
O que são o realismo e o idealismo em filosofia?
Como andar de forma silenciosa?
Como ocorre o processo saúde-doença adoecimento?
Como fazer o cálculo da depreciação acelerada?
O que a empresa deve considerar ao desenvolver a departamentalização?