A estrutura de capital deve ser condizente aos objetivos estratégicos da organização. Por isso, é importante que o gestor financeiro conheça todos eles. Dessa forma, conseguirá tomar decisões embasadas no que diz respeito às captações de curto e longo prazo, alinhadas à sua geração de caixa e ao custo adequado.
A Estrutura de Capital pode ser considerada a forma como uma empresa financia suas interações gerais, utilizando diferentes fontes de recursos. Esse conceito é extremamente importante já que, sem ele, não é possível ter acesso ao custo de capital de um negócio, o que pode ser determinante na geração de valor.
Importância da estrutura de capital para a empresa
descredibilizando projetos de investimentos e diminuindo o valor da empresa no geral. ... Como consequência, quanto maior o número de projetos aceitáveis, maior o valor da empresa para seus acionistas.
A estrutura de capital pode ser encontrada no próprio Balanço patrimonial da empresa, com a somatória do capital social e do passivo não-circulante (conforme a descrição contábil mais aceita). Ela pode variar de acordo com os atributos da organização (tamanho, lucratividade, entre outros).
Na teoria, existe uma estrutura ótima de capital, isso é, uma ponderação adequada entre o capital próprio, o qual provém dos acionistas e da própria gestão, e o capital de terceiros. Nesse nível ótimo, o WACC (custo médio ponderado do capital) será o menor possível.
33 curiosidades que você vai gostar
Estrutura de capital ótima é aquela com a proporção ideal de capital de terceiros (credores) e capital próprio (acionistas), minimizando o custo médio ponderado de capital (WACC) . Essa proporção depende de empresa para empresa e muda durante o tempo, conforme as taxas de juros por exemplo.
Estrutura de capital refere-se à forma como as empresas utilizam capital próprio e capital de terceiros para financiar os seus ativos. Em linhas gerais, os capitais próprios são os recursos fornecidos pelos sócios ou acionistas, enquanto os capitais de terceiros envolvem os recursos obtidos por meio de dívidas.
Três aspectos principais determinariam essa estrutura ótima: as questões fiscais, o risco de falência e os conflitos de agência.
O Indicador de Capital Próprio indica um percentual de participação do capital próprio (provindo dos sócio) na composição do total do ativo da empresa. De forma geral, quanto maior esse indicador melhor, pois mostra que a empresa utiliza em maioria o capital próprios dos sócios investidores.
Qual instrumento era utilizado na orquestra para fazer o contínuo antes do surgimento do piano?
Qual a área que mais emprega em Santa Catarina?
Por que ninguém queria hospedar Jean Valjean?
Como são classificadas as aves que voam?
O que são direitos individuais homogêneos exemplos?
Quais são os direitos do cipeiro caso seja mandado embora?
Qual o valor da cirurgia de pedra nos rins?
Porque o bebê tem sono agitado?
Quem é a verdadeira mãe da Nami?
Quais são transtornos mentais?
Qual o Orixa que abre os caminhos?
Qual a tolerância de excesso de peso?
Qual foi a última dinastia egípcia?
Quais os benefícios do peixe robalo?
Qual a diferença entre comprimido revestido e não revestido?