Segundo Montanari,11 para os seres humanos, a comida é cultura e não apenas pura natureza, devido à adoção – como parte essencial de suas técnicas – dos modos de produção, de preparação e de consumo de alimentos, bem como o conhecimento sobre plantas próprias para consumo.
A nossa cultura – nossas crenças, tabus, religião, entre outros fato- res – influencia diretamente a escolha dos nossos alimentos diári- os. Desse modo, a alimentação humana parece estar muito mais vinculada a fatores espirituais e exigências tradicionais do que às próprias necessidades fisiológicos.
A alimentação é também uma abordagem para conhecer e entender a cultura e história de nosso povo. Ao retomar a trajetória de um alimento, é possível pensar a história humana a partir de uma nova perspectiva, além de abordar questões sobre deslocamento, colonização e ocupação do território brasileiro.
Comemos em conformidade com a sociedade em que estamos inseridos, de acordo com a forma como ela se organiza, estrutura, produz e distribui os alimentos. Comemos de acordo com a distribuição de riqueza dentro da sociedade, de acordo com o grupo e classe de pertencimento, representações coletivas, crenças e tabus.
Nessa perspectiva, acrescentamos que tudo o que é permitido consumir, tanto o que é proibido, constitui uma linguagem de classificação social da alimentação, pois a comida simboliza o contato diário com a vida, não apenas na dimensão da necessidade orgânica, mas sobretudo no sentido de continuar a participar ...
40 curiosidades que você vai gostar
A alimentação é o processo pelo qual os organismos obtêm e assimilam alimentos ou nutrientes para as suas funções vitais, incluindo o crescimento, movimento, reprodução e manutenção da temperatura do corpo.
A alimentação saudável traz benefícios para a saúde como melhor controle do peso, rendimento do trabalho, aumento da memória e da concentração, fortalecimento do sistema imunológico e prevenção de doenças.
Aquela que é promovida por espaços coletivos culturais onde comida não é mercadoria, mas manifestação das culturas locais e camponesas.
A alimentação é a raiz de um povo e é através dela que se revelam suas origens, tradições, e identidade, bem como, os eventos históricos que enfrentou, sendo a ligação mais primitiva entre natureza e cultura.
O que quer dizer 7 pontos na CNH?
Quais são as formalidades do livro diário?
Qual produto mais vendido em 2021?
Quanto tempo depois da cirurgia pode beber água?
Tem tubarão em Porto de Galinhas?
Qual é o maior mural grafitado do mundo?
Como faço para me cadastrar no auxílio jovem?
O que é transtorno do desenvolvimento das habilidades escolares?
O que é um diagnóstico secundário?
Qual a carga horária mínima de um mestrado?