Resposta: de acordo com a Nova Ortografia (ou "Novo Acordo Ortográfico"), tanto por (sem acento) quanto pôr (com acento) estão corretos. A diferença é que "por" é uma preposição, enquanto que "pôr" é um verbo (com o mesmo sentido de "colocar").
Na língua portuguesa as duas grafias estão corretas, porém os seus significados são diferentes e devem ser utilizadas em situações diferentes. Mas resumindo, “por” é uma preposição, enquanto que “pôr” é um verbo.
A diferença entre tem e têm é simples: o primeiro se usa no singular e o segundo no plural. Dessa forma: Use tem, sem acento, na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. Use têm, com acento circunflexo, na terceira pessoa do plural do presente do indicativo.
→ Pôr e por: O acento circunflexo do verbo pôr serve para diferenciá-lo da preposição por. ... (por, preposição que pode significar através de, para ou durante).
As palavras em questão tem coisas uma coisa em comum: as formas conjugadas do verbo ter no presente do indicativo. Entretanto, estão conjugadas em diferentes pessoas. Tem está na 3ª pessoa do singular: ele tem. Têm está na 3ª pessoa do plural: eles têm.
15 curiosidades que você vai gostar
Escrevemos o verbo TER no presente do indicativo SEM o acento circunflexo (TEM) quando o conjugamos na 3ª pessoa do SINGULAR: Ele tem.
O Acordo Ortográfico de 2008 manteve, de modo taxativo, o acento circunflexo diferencial em pôde (terceira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo de poder) para diferenciá-la de pode (terceira pessoa do singular do presente do indicativo de poder).
1 – PALAVRAS QUE NÃO POSSUEM MAIS ACENTO DIFERENCIAL
pára (do verbo parar) e para (preposição)
péla (do verbo pelar) e pela (por + a)
pólo (substantivo) e polo (contração fora de uso de por + lo)
pélo (do verbo pelar) e pêlo (substantivo sinônimo de cabelo)
pêra (fruta) e pera (preposição fora de uso)
As mudanças do Novo Acordo Ortográfico ainda pegam muita gente desprevenida — por mais que ele não seja mais tão novo assim. Se palavras que têm acentos ou hifens já nos deixam em dúvida, imagine só as que têm as duas coisas! É o caso da locução pôr do sol. Assim mesmo, com acento e sem hifens.
[Gramática] Grafia atual e correta: diferença. Etimologia (origem da palavra diferência). Do latim differentia.
A palavra pôr do sol é uma locução que se escreve com acento circunflexo no primeiro termo, sendo as palavras separadas sem hífen. A confusão surge, muitas vezes, pelo uso do hífen, visto que antes do Novo Acordo Ortográfico (2009) esse termo era escrito com ele: pôr-do-sol.
A forma correta de escrita da locução é pôr do sol, sem hífen.
Pôr do sol (pré-AO 1990: pôr-do-sol) (também chamado de sol-pôr, anoitecer, entardecer ou ocaso) é o momento em que o Sol se oculta no horizonte na direção oeste, sendo o início da noite.
Como o próprio nome já diz, o acento diferencial faz a distinção entre palavras que têm a mesma grafia. Com a reforma ortográfica, este acento caiu em alguns pares, como: para (á) (do verbo parar) e para (preposição); pela (é) (do verbo pelar) e pela (proposição); pelo (ê) (substantivo) e pelo (preposição), etc.
O acento diferencial é utilizado para permitir a identificação mais fácil de palavras homófonas, ou seja, que têm a mesma pronúncia. Atualmente, usamos o acento diferencial - agudo ou circunflexo - em vocábulos como pára(forma verbal), a fim de não confundir com para (a preposição), entre vários outros exemplos.
Com o novo acordo ortográfico, deixaram de existir os acentos nos ditongos – o encontro de duas vogais pronunciadas em uma só sílaba, como por exemplo ideia (EI é um ditongo) – abertos de palavras paroxítonas (que possuem acentuação na penúltima sílaba) como: moreia, europeia, paranoia, centopeia e onomatopeia.
A forma correta de escrita do nome do filamento que nasce no corpo humano ou no corpo dos animais é pelo, sem acento circunflexo. ... Na atual reforma ortográfica foi abolido o acento circunflexo utilizado no substantivo pelo, deixando de haver esse acento que diferenciava o substantivo pelo da preposição contraída pelo.
O acento diferencial é utilizado para auxiliar na identificação de palavras homófonas (que possuem a mesma pronúncia). Com o acordo ortográfico, ele deixará de existir nos seguintes casos: pára/para, péla(s)/pela(s), pêlo(s)/pelo(s), pólo(s)/polo(s) e pêra/pera. Observe os exemplos: Ela não pára de dançar.
Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Pode e pôde são formas conjugadas do verbo poder em diferentes tempos verbais. Pode está conjugado no presente: Agora ele pode sair. Pôde está conjugado no passado: Ontem ele pôde sair.
Verbos ter e vir
As formas relacionadas à terceira pessoa do plural são acentuadas para se diferenciar da terceira pessoa do singular, quando estiverem conjugadas no presente do indicativo: Não pare agora...
Pronúncia de esta e está
Esta, sem acentuação gráfica, é uma palavra paroxítona, tendo a sílaba es como sílaba tônica: ES-ta. Está, com acento agudo no a, é uma palavra oxítona, tendo a sílaba tá como sílaba tônica: es-TÁ.
“Pôde” e “pode”: ambas são corretas
“Pôde”, com acento circunflexo, é o pretérito perfeito do verbo “poder”; já a forma “pode”, sem acento, é a forma do presente do indicativo do mesmo verbo.
A tarde é a simples sequência do artigo definido a com o substantivo tarde. É importante não confundir com a expressão à tarde, cujo primeiro termo (à) é formado pela contração da preposição a com o artigo definido a. Usamos à tarde quando queremos indicar que determinado evento ocorre nesse período do dia.
Subtraindo 6 horas do meio-dia, obtém-se o nascimento às 6 horas e somando 6 ao meio-dia, obtém-se 18 horas para o pôr do sol.
Significado de Solar
adjetivo Relativo ao Sol: raio, ano solar.
Como fazer hidrogênio com alumínio?
Quais são os vilões dos PJ Masks?
Quanto tempo depois tem que ser intimada?
Quantos anjos existem na Bíblia?
Como saber se tenho ações da Brasil Telecom?
O que fazer para produzir mais mandioca?
Por que você tem um bom coração?
Como identificar uma criança com problemas psicológico?
Como acontece a classificação dos sistemas fotovoltaicos?
Como saber se tenho uma licença Digital?
Qual a diferença de córrego para Ribeirão?