O peróxido de hidrogênio, conhecido como água oxigenada, é um antisséptico e desinfetante de uso local, podendo ser usado na limpeza de feridas. Porém, o seu espetro de ação é reduzido. Esta substância age liberando lentamente oxigênio na ferida, matando as bactérias e outros micro-organismos presentes no local.
Evite passar água oxigenada, álcool e iodo para limpar cortes e feridas, pois esses produtos podem irritar e aumentar a inflamação da ferida. Também não é recomendado assoprar, passar algodão ou colar fita adesiva no machucado para tentar “recuperar mais rápido”.
“A água oxigenada atrapalha a formação das fibras de colágeno que vão preencher o corte”, avisa a dermatologista Núbia Rossetti. Ferimentos feitos com objetos enferrujados pedem cuidado maior.
Assim, alguns passos que garantem uma cicatrização mais rápida e evitam o surgimento de cicatrizes feias e outras complicações, são:
Não é aconselhável, por exemplo, limpar a região lesionada com sabão comum ou água oxigenada. A técnica ideal de limpeza é a que dá suporte para o processo cicatricial, respeitando o tecido de granulação e minimizando o risco de traumas e infecções.
“Exsudação” é o termo usado na Enfermagem para identificar o fluido proveniente de uma ferida. É uma resposta do organismo aos danos causados nos tecidos e, portanto, é considerada uma reação normal do processo de cicatrização da pele.
Para as manchas recentes, umedeça o local com água fria e esfregue com sabão. Em seguida, lave em um ciclo normal. Já para as manchas mais velhas, mergulhe a área em água fria, esfregue com sabão e deixe de molho por um dia. Ao lavar, coloque menos sabão em pó na máquina, já que o óleo de coco já faz muito.
Como todos aprendemos na escola, a água comum é composta de dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio – daí a fórmula H2O. Já a água oxigenada, como está dito em seu nome, tem um átomo de oxigênio a mais. ... É essa liberação que faz o líquido borbulhar – restando, então, apenas água comum.
Além de seu uso na higienização de ferimentos, a água oxigenada pode ser utilizada na limpeza de ambientes e manutenção de utensílios. A solução tem poder alvejante, bactericida e desinfetante, podendo ser utilizada em diversas aplicações para manter a limpeza em dia.
Isso não apenas exige que os frascos sejam mantidos bem fechados, como faz a água oxigenada reagir quimicamente com o sangue e o plasma expostos em uma ferida, liberando o átomo de oxigênio que estava “sobrando”. É essa liberação que faz o líquido borbulhar – restando, então, apenas água comum.
Usar água oxigenada pode causar danos nos ouvidos se o problema não for acúmulo de cera. Se o médico liberar, você pode fazer a limpeza caseira com água oxigenada. Peça a indicação dos melhores produtos para fazer tudo direitinho.
A água oxigenada tem se destacado como alternativa de limpeza devido aos seus componentes germicidas. Devido à sua composição, tem a capacidade de matar alguns microrganismos nocivos pela oxidação, isto é, através de uma “queimação controlada”. Na maioria dos casos, utiliza-se a que vem com 3%, que costuma ser vendida em farmácias e supermercados.
Quais as consequências de variação de pressão no processo respiratório?
Como os peixes abissais se alimenta?
Como curar candidíase com óleo de Melaleuca?
Para que serve o medicamento Sinutab?
O que é Normocitica e Normocromica?
Para que serve o comprimido de Etna?
Como tratar uma porta de madeira?
Qual colírio usar para úlcera de córnea em cães?
Como cuidar bem do seu namorado?
Estou menstruada e com candidíase O que fazer?
Quantos comprimidos de Stano por dia?
Como tomar pantoprazol sódico Sesqui hidratado?