Depois de ver quantas vezes usar a mesma lanceta, não faça o reuso por mais de 2 vezes seguidas para evitar infecções e alterações no exame de glicemia, que podem ser causados principalmente por resquícios de sangue na agulha.
As lancetas destinam-se apenas a uso único por motivos de higiene, e porque a agulha acaba por ficar desgastada com o uso repetido. Consequentemente, deve-se utilizar uma lanceta estéril a cada punção efetuada.
A agulha reutilizada não é possível de ser higienizada e pode causar infecção no local, dor, sangramento e hematomas. Estudos mostram uma ligação entre a reutilização de agulhas e o aparecimento de saliências do tecido adiposo no local da aplicação (lipodistrofia).
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e os fabricantes recomendam usar a agulha para a aplicação de insulina apenas uma vez. Mas um novo relatório da SBD mostra que metade dos portadores de diabete desconsideram essa norma — alguns reutilizam cada uma até cinco vezes.
A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), alinhada com outras sociedades de diabetes do mundo, entende que as agulhas devem ser utilizadas apenas uma vez e devem ser descartadas. Está recomendação consta publicada em suas Diretrizes 2017 – 2018.
33 curiosidades que você vai gostar
Com base nisso, o Ministério considera adequada até oito aplicações de uma mesma seringa pela mesma pessoa. Já uma resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), inclui agulhas com componentes plásticos não desmontáveis na lista de produtos médicos que não podem ser reutilizados.
De acordo com a orientação dos fabricantes, as seringas/agulhas descartáveis para a aplicação de insulina não devem ser reutilizadas.
Depois de ver quantas vezes usar a mesma lanceta, não faça o reuso por mais de 2 vezes seguidas para evitar infecções e alterações no exame de glicemia, que podem ser causados principalmente por resquícios de sangue na agulha.
E, apesar de suas experiências, as estatísticas mostram que o risco de contrair HIV de uma picada de agulha é muito baixo. O que importa é o nível viral do paciente e a profundidade do ferimento: quanto mais alto o nível e mais profundo o ferimento, maior o risco.
Picada de agulha: O que fazer em caso de acidenteLavar o local com água e sabão. ... Identificar se a agulha foi utilizada anteriormente por alguém que possa ter uma doença transmissível. ... Ir ao hospital caso a agulha tenha sido usada antes, para fazer exames de sangue e diagnosticar alguma doença que precise ser tratada.
As agulhas, para ambas as finalidades, são de uso único, não podendo ser reutilizáveis. E devem ser descartadas como resíduos perfurocortantes.
Nunca reutilizar a agulha
Reutilizar a agulha pode causar seu enfraquecimento a ponto de quebrá-la e ficar presa na pele. Além disso, há mais risco de lesões na pele, sem falar que a aplicação torna-se mais dolorida.
Se contamina com agulha de insulina ? Risco praticamente zero por tratar-se de injeção subcutânea.
Retire a agulha do frasco. Introduza a agulha na pele com firmeza e agilidade e injete a insulina. Aguarde 10 segundos e retire a agulha, pressionando o local com um pedaço de algodão.
Afinal, usar a seringa mais de uma vez pode colocar sua saúde em risco e acabar alterando os níveis de glicose no sangue, causando um efeito reverso do esperado.
Uma investigação será aberta para identificar quem fez o descarte irregular. Em nota, a Secretaria de Saúde informou que as seringas e agulhas usadas ou com data de validade vencida devem ser entregues pelos usuários em qualquer unidade de saúde do município ou na sede da Vigilância Sanitária.
As agulhas e seringas reutilizáveis devem ser esterilizadas no autoclave (esterilização a vapor) ou com calor seco. Esterilização a vapor: 121°C, a uma pressão de 106 kPa (15 lbs/pol. 2) e durante 20 minutos, para agulhas e seringas fora da embalagem, e 30 minutos, se estiverem na embalagem.
Se a pessoa precisar aplicar somente uma insulina, é possível deixar a seringa preparada e em temperatura ambiente, se não ultrapassar 6 horas. Se ela tiver que usar mais de uma, como dos tipos basal e bolus, será preciso transportar os frascos.
As seringas para aplicação de insulina são graduadas em unidades, adequadas à concentração U-100, o que significa que em 1 ml, há 100 unidades (UI) de insulina, concentração disponível no mercado brasileiro.
As seringas próprias para insulina podem ser encontradas em 3 tamanhos diferentes: 30, 50 e 100 UI. As seringas de 100 UI são graduadas de 2 em 2 unidades, ou seja, cada traço (linha) corresponde a 2 unidades. Isso significa que cada traço da seringa de 100 UI equivale a duas doses (2 UI) de insulina.
Como saber conta e agência Nubank?
Como se chama a pessoa que gasta muito dinheiro?
Onde fica o roteador do moto C Plus?
Como se faz uma propaganda de um livro?
Quanto maior a condutividade menor a resistência?
Como programar uma mensagem no WhatsApp business?
Como ver as configurações do Chromebook?
Como saber a cidade na nova placa?
Como roubar o caminhão dos bombeiros GTA?
Como saber a capacidade extintora de um extintor?
Como liberar o Windows Update?
Como tirar rejunte do piso Pós-obra?
Como os filhos herdam as características dos pais?