Pode ser retido ISS de empresa do Simples Nacional?

Pergunta de Valentim Matias Nascimento de Soares em 30-05-2022
(14 votos)

A retenção na fonte de ISS à empresa Optante Pelo Simples Nacional é permitida se as atividades atendem as disposições do art. 3º da LC 116/2003 e o art. 21, § 4º da LC 123/2006. A alíquota aplicada sobre a retenção é no mínimo de 2% e no máximo de 5%, e observando o teto disposto na legislação.

Quando reter ISS no Simples Nacional?

11 do Decreto n° 17.174/2009, os responsáveis tributários efetuarão a retenção na fonte do ISS de acordo com a alíquota informada pelo prestador do serviço no documento fiscal emitido. Caso a alíquota aplicável não conste no respectivo documento fiscal, a retenção deverá ser efetuada pela aplicação da alíquota de 5%.


Quem tem Simples Nacional paga ISS?

Os serviços prestados pelas empresas de pequeno porte, microempresas, MEI e aquelas optante pelo regime do Simples Nacional, estão sujeitas à retenção do ISS no que se refere o art.

Como abater o ISS retido na nota no Simples Nacional?

§ 4o Caso tenha havido a retenção na fonte do ISS, ele será definitivo e deverá ser deduzida a parcela do Simples Nacional a ele correspondente, que será apurada, tomando-se por base as receitas de prestação de serviços que sofreram tal retenção, na forma prevista nos §§ 12 a 14 do art.

Como compensar ISS retido?

Se o ISS não for retido vai utilizar a alíquota do município em que a prestadora está estabelecida, no seu exemplo seria recolhido a 2%. Se o ISS for retido, recolhe-se de acordo com a alíquota da Prefeitura do município em que será devido, no caso, 4%.

ISS retido e o Simples Nacional


15 curiosidades que você vai gostar

Como lançar ISS retido na nota?

Todos os impostos, COFINS, PIS, CSLL, IRPJ e inclusive o ISS, quando este é retido pelo tomador do serviço, devem ser lançados como a Compensar. A seguir, tendo como base o total da Receita, faz-se as provisões de COFINS, PIS e ISS, debitando as contas de Deduções de Receitas e creditando as do Passivo.

Como funciona o ISS para empresas do Simples Nacional?

A retenção na fonte de ISS à empresa Optante Pelo Simples Nacional é permitida se as atividades atendem as disposições do art. 3º da LC 116/2003 e o art. 21, § 4º da LC 123/2006. A alíquota aplicada sobre a retenção é no mínimo de 2% e no máximo de 5%, e observando o teto disposto na legislação.

Como funciona o ISS no Simples Nacional?

O ISS, Imposto Sobre Serviço, é um tributo municipal cobrado sobre prestação de serviços. Sua base de cálculo é o valor do serviço prestado e a alíquota definida por cada prefeitura, que pode variar entre 2% a 5%. No Simples Nacional, o valor do ISS também está incluso na guia única de recolhimento, o DAS.

Quando o ISS deve ser retido?

RETENÇÃO DO ISS. A retenção do ISS será realizada nos serviços prestados em que o imposto seja devido no local de prestação do serviço, nos casos em que os serviços são prestados em local diferente (outro município) do estabelecimento prestador (sede, filial, escritório).



Outras questões

Quantas vezes posso tomar beta trinta?

Quanto rende 50 mil por mês?

Quanto tempo de trabalho é necessario para receber seguro desemprego?

Como fazer humor?

Porque São Sebastião e Oxóssi?

Quantos são os senadores?

Qual é o prazo da execução?

Como evitar doenças relacionadas ao trabalho?

O que é uma esquadria de alumínio?

Quais as flores que se podem plantar na primavera?

Porque o SMS não chega no meu celular?

Qual o papel do Assistente Social no Cras?

O que corta o AVC?

Quando o homem descobriu a agricultura ele passou?

O que é cervicalgia e quais suas causas?

Quais são os 5 tipos de frases?

Quanto custa máquina de dessalinização?

Quanto tempo dura o doce de leite na geladeira?

Como acompanhar uma denúncia no Ministério do Trabalho?

Quais são as técnicas para desenvolver habilidades?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com