As duas formas poderão estar corretas, conforme o contexto em que ocorrem.
Significado de Pode
substantivo deverbal Ação de poder, de ter capacidade, direito ou autoridade para conseguir ou para realizar alguma coisa: ele não pode fazer este trabalho; ele tem todas as condições necessárias e pode se candidatar ao emprego. Ação de estar sujeito a: o atleta pode se machucar durante o jogo.
1. Pode-se dizer. Quando é possível dizer ou afirmar algo sobre, mas a expressão não carrega muita certeza do falante ou escritor.
Fazem-se necessários os estudos e experimentações. Equivale a "... que se fazem necessários. Com VTD e VTDI, "se" é pronome apassivador, e o verbo deve concordar com o sujeito composto. Espero tê-lo ajudado.
Resposta: Possa é o verbo poder conjugado no presente do subjuntivo, tempo que exige a anteposição de um termo indicador de hipótese, como talvez. A frase apresentada não contém um termo indicador de hipótese; é, então, inadequado o uso de possa; o melhor é pode: Pode ser que eu vá lá.
32 curiosidades que você vai gostar
Podem-se citar exemplos. (Exemplos podem ser citados.) Pode-se citar um caso. (Um caso pode ser citado.)
A palavra certa é será, com acento agudo no a final, se quisermos indicar uma forma conjugada do verbo ser no futuro do indicativo: ele será.
Levar alguém a perceber ou sentir algo (ex.: fazer-se compreender, fazer-se ouvir).
O que é Far-se-á:
Deve ser feito.
O verbo fazer é aqui utilizado na sua forma pronominal, significando «tornar-se [...], vir a ser» (Infopédia, Priberam). Deste modo, fazer deverá ser encarado, neste contexto, como verbo copulativo1, potencial gerador, portanto, de predicativos de sujeito: «estes fatos se fazem/se tornam/estão presentes».
As três construções são corretas. Em locuções verbais, o pronome átono se pode estar ligado ao verbo principal ou ao verbo auxiliar.
O uso do “se” como índice de indeterminação do sujeito.
Neste caso, o “se” acompanha os verbos intransitivos, transitivos indiretos e de ligação, que obrigatoriamente são conjugados na terceira pessoa do singular. A oração também não poderá se converter em voz passiva analítica. Exemplo: Necessita-se de bolsas novas.
Poder significa ter poder sobre algo; ser capaz; estar autorizado. ... A partir da decisão, poder-se-á tomar alguma atitude.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Conjugação do verbo fazer-se - Conjugar fazer-se.
1 insta, é urgente, é premente, é imperioso, deve-se, tem que se, tem de se, é obrigatório, é recomendado, é preciso, recomenda-se, aconselha-se, precisa-se.
Existem erros que passam despercebidos, mas o bom ouvido logo acusa uma falta de eufonia no trecho “que realizar-se-á”. Como o pronome relativo que tem a faculdade de atrair as partículas átonas, como o se, o correto é redigir assim: Convidamos para a feira do gado, que se realizará de 12 a 15 de março.
3 realiza-se, exerce-se, executa-se, efetua-se, efetiva-se, empreende-se, pratica-se, comete-se, desempenha-se, presta-se, consuma-se, formaliza-se, calcula-se, perpetra-se.
Além do significado do vocábulo, um verbete traz outras informações curiosas. O primeiro passo é preparar um grande inventário de palavras, usando como material obras literárias, jornais, revistas, bulas de remédio, manuais técnicos e praticamente tudo relacionado à língua corrente.
verbo transitivo direto Desenvolver algo a partir de uma certa ação; realizar: faça o trabalho agora.
Com o verbo no condicional – ou como se diz na terminologia gramatical brasileira, no futuro do pretérito –, a expressão «seria que» não é compatível com uma oração com o verbo no presente do indicativo, pelo que a forma correta corresponde a «será que»: 1. Será que me pode dar um copo de água?
Serão é a forma verbal na terceira pessoa do plural do futuro do indicativo do verbo ser. Eles serão compensados. Vão ser é uma construção perifrástica ( verbo auxiliar ir + verbo principal ser ) resultado, neste caso, numa indicação de situação futura. Eles vão ser compensados.
As duas formas – serão e vão ser – existem na Língua Portuguesa, ambas as expressões estão corretas. Ou seja, ambas indicam uma situação futura.
As duas formas poderão estar corretas, conforme o contexto em que ocorrem.
Deve-se OU devem-se? Crítica do leitor: “Você diz que a forma correta é DEVEM-SE EVITAR as formas rebuscadas, afirmando que FORMAS REBUSCADAS é o objeto direto da forma passiva e portanto o sujeito da forma ativa. Acontece que FORMAS REBUSCADAS é o objeto direto do verbo EVITAR e não do verbo DEVER.
Como enviar convite de reunião pelo Teams?
Porque há olhos que mudam de cor?
Como enviar um vídeo muito grande para outra pessoa?
Para que servem os pelos do focinho do gato?
Como se chama o torcedor do Flamengo?
Quando a pessoa precisa fazer hemodiálise?
Como é chamado ovelha em Portugal?
Quais são as palavras que têm os mesmos significados?
Como ocultar pasta segura Samsung?
Quais são os tipos de rochas e como elas se formam?
Como ocultar barra de rolagem?
Como deixar um arquivo oculto no Windows 10?
Como ocultar a faixa de opções do powerpoint?
Qual é o tipo de clima da região Centro-oeste?
Como participar do programa bolsa família do Silvio Santos 2021?
Quantas revoluções industriais ocorreram?