As opiniões divergem quando o assunto é qual a melhor hora para regar as plantas. O consenso geral entre os especialistas é que o melhor é regá-las pela manhã, se possível. À medida que a temperatura sobe e o sol sai, as plantas começam a transpirar e a perder água por evaporação.
Regue sempre nas horas de sol fraco, no início ou final do dia, assim você evita queimaduras. Para ter uma rega mais uniforme, use um gotejador! Evite molhar as folhas, a água deve ser aplicada diretamente na terra para evitar aparecimento de fungos.
Evite molhar as plantas em horários muito quentes, pois a água evapora muito rápido. Regar a noite também não é indicado, pois a absorção da água é menor, fazendo com que as folhas demorem muito para secar.
Não é interessante regar ao meio-dia, pois, por se tratar de um horário muito quente, a água evapora rapidamente, fazendo com que a planta não tenha tempo para absorção.
A melhor hora para regar pode ser duas vezes ao dia, uma de manhã para dar um impulso às plantas antes que o sol comece a assar, e outra à noite para repor o que o dia levou. Não existem vegetais tolerantes à seca extrema.
27 curiosidades que você vai gostar
Evite molhar as plantas em horários muito quentes, pois a água evapora rápido demais e elas não conseguem absorver a quantidade necessária para se manterem fortes. Regar a noite também não é indicado, pois a absorção também é menor, o que pode deixar as folhas molhadas por mais tempo.
De acordo com o decorador e florista Roberto Rabello, algumas plantas resistem à ausência de água por um bom período. “Têm plantas que sobrevivem até 30 dias de férias de seu dono – o que também é ótimo para os solteiros que querem ter contato com a natureza, mas que possuem pouco tempo para cuidar”, comenta.
Regue à tardezinha se o período da manhã for inconveniente.
Assim, as plantas não se queimarão e ainda existirá tempo para que elas sequem um pouco antes do cair da noite. Caso você queira esperar mais, regue as plantas a partir das 16:00, pois antes disso o sol pode estar forte o suficiente para queimá-las.
Os raios difusos do sol não são poderosos o suficiente para causar queimaduras nas folhas, com certeza a água evapora antes. Se as gotículas de água queimassem as folhas, os agricultores encontrariam enormes perdas após cada tempestade durante o dia.
Molhar as folhas:
Resumindo: Não é necessário molhar as folhas, mas às vezes é inevitável. Dessa forma, quando for possível, regar plantas sempre na base ou nos pratinhos (sempre com areia), quando a folha conserva-se seca a probabilidade de contrair alguma doença ou fungo diminui.
As plantas de luz plena que são maioria, precisam de pelo menos 6 a 7 horas de sol. As de meia sombra, sombreada de no mínimo 3 horas de sol como lírio, bromélia, camélia algumas orquídeas.
Plantas de sol (ou pleno sol) suportam a exposição direta ao sol e devem receber em torno de 7 horas de alta intensidade de luz solar por dia para que consigam realizar todas as reações químicas necessárias para geração de energia para sobreviver.
O ideal é que tome, pelo menos, quatro horas de sol por dia, então o ideal é que o plantio seja feito em áreas externas, que recebam iluminação direta. A paisagista afirma que a onze-horas é pouco exigente com os cuidados durante o desenvolvimento.
Isso é totalmente errado, pois a planta só vai absorver a quantidade necessária, enquanto o resto ficará acumulada, podendo sufocar as raízes”, ressalta. Assim, caso o terrário for de suculentas ou cactos, é importante regar somente quando o solo estiver completamente seco ao toque ou com pouquíssima água.
Conheça cinco plantas que não precisam de água1 – Espada de São Jorge. Uma das mais bonitas e populares plantas que não precisam de muita água é a Espada-de-São-Jorge. ... 2 – Árvore-de-borracha. ... 3 – Árvore-guarda-chuva. ... 4 – Pata de elefante. ... 5 – Cabeça-de-Frade.
“Elas podem ficar dias e semanas sem água, porém são muito sensíveis ao excesso de água. Uma irrigação semanal no período de Verão é mais que suficiente e no Inverno apenas a cada duas semanas”, diz Lorenzi.
Plantas com falta de sol: como reconhecer?Folhas frágeis. As folhas da planta tornam-se muito finas e frágeis. ... Ramos longos e sem folhas. Os ramos da planta ficam longos demais e com menor quantidade de folhas. ... Menos aroma. As ervas aromáticas tornam-se muito menos aromáticas.
FOLHAS DESBOTADAS OU AMOLECIDAS:
São marcas visuais bem comuns que indicam que a planta precisa de luz solar, mais comuns em plantas em casas/apartamentos, mas pode acontecer a campo dependendo do clima.
De forma geral, ficar exposto ao sol durante 15 minutos, no caso das peles mais claras, e 30 minutos a 1 hora, no caso das peles mais escuras, é suficiente para que exista estímulo da produção de vitamina D.
As plantas precisam da luz solar para realizar a fotossíntese, processo que lhes permite armazenar moléculas de açúcar para continuarem crescendo. No entanto, muito sol pode desidratá-las e danificar suas folhas.
Independente da espécie que você tenha, uma maneira de saber se você não está “afogando” as plantas é observar se as folhas estão murchando ou ficando amareladas. Já para falta de água, além de murcha, a folhinha fica seca.
As plantas utilizam a luz para realizar o fenômeno conhecido como fotossíntese, que é o processo pelo qual elas utilizam da energia luminosa para produzir energia química para o crescimento. Nesse processo, elas realizam a captura do gás carbônico do ambiente e liberação do oxigênio para a atmosfera.
A luz do sol, por sua vez também é absorvida pela folha, através da clorofila, substância que dá a coloração verde das folhas. Então a clorofila e a energia solar transformam os outros ingredientes em glicose. Essa substância é conduzida ao longo dos canais existentes na planta para todas as partes do vegetal.
AMBIENTE Como tolera geadas, a onze-horas pode ser cultivada em todas as regiões do país. Porém, ela precisa receber, pelo menos, quatro horas de sol por dia. O mais indicado é que o plantio da flor seja realizado em áreas abertas, com iluminação direta.
Borrifar água sobre as folhas pode ajudar bastante na hidratação da planta, já que por conta do calor elas tendem a perder água mais rapidamente. Borrifar ajuda também que a planta sinta menos a temperatura mais quente.
Quanto custa para mudar a cor no documento da moto?
Como salvar etiquetas no SketchUp?
Como colocar a calculadora na tela?
Quanto tempo fluconazol age no organismo?
Qual a melhor marca de ácido hialurônico Injetavel?
O que significa o pássaro Bem-te-vi?
Quanto rende um saco de argamassa ac3?
O que é um bem de família legal?
Qual o estado menos seguro do Brasil?
Qual é a importância da microbiologia?
Qual é o segredo das indianas de fazer crescer o cabelo?
Como achar a porcentagem de uma tabela?
Quais os melhores bairros de São Luís do Maranhão?