Os rolamentos podem ser lubrificados com a utilização de graxa ou óleo, e em casos especiais, de um lubrificante sólido.
O método mais simples de lubrificação com óleo é o banho de óleo. Desse modo, o óleo é captado pelos componentes rotativos do rolamento e distribuído dentro do mesmo. O nível do óleo deve ficar um pouco abaixo do centro do corpo rolante que ocupar a posição mais baixa quando o rolamento estiver parado.
1 LIMPEZA: Independente se forem blindados ou não, os rolamentos devem ser livrados de toda sujeira interna, principalmente quando são molhados (que após secarem com a sujeira, travam totalmente). ... -Com as graxas não será preciso lubrificar novamente tão cedo, porém elas atraem mais sujeira que o óleo.
O excesso de graxas é responsável por vazamentos, superaquecimento e, até mesmo, sobrecarregar vedações importantes.
A blindagem para rolamentos também pode ser feita com chapas em aço carbono (SAE 1020) ou aço mola (SAE 1070 - temperado). O composto utilizado pode ser feito de borrachas do tipo: nitrílica, viton ou silicone.
A quantidade de graxa vem indicada nas instruções de lubrificação do equipamento, se elas existem. Se não existir, a quantidade poderá ser indicada pela fórmula G = 0,005 x D x B: G = quantidade de graxa, em gramas. D = diâmetro externo do rolamento, em mm.
Métodos de Lubrificação dos Mancais. Os mancais podem ser lubrificados: (a) intermitentemente; (b) continuamente, com uma quantidade limitada de lubrificante ou (c) continuamente, com uma quantidade abundante de lubrificante.
Mais importante, em arranjos de rolamentos onde uma baixa consistência leve a um vazamento da graxa, deve-se trocar totalmente a graxa em vez de apenas completá-la. Utiliza-se óleo para a lubrificação de rolamentos somente quando altas velocidades ou temperaturas elevadas não permitem o uso da graxa.
Contribui, também, na vedação contra contaminantes, umidade e água. Contudo há que se tomar cuidado com a quantidade de graxa aplicada. Seu excesso causará um rápido aumento da temperatura de trabalho, principalmente aplicações de altas velocidades de rotação. De modo geral, somente o rolamento deve ser completamente preenchido com graxa.
Em rolamentos axiais (exceto os rolamentos axiais autocompensadores de rolos que normalmente são lubrificados a óleo) a gaiola com os corpos rolantes pode ser separada, geralmente, do anel de eixo ou de caixa. Por isso, a montagem é feita em três etapas.
Principalmente em eixos inclinados ou verticais. Contribui, também, na vedação contra contaminantes, umidade e água. Contudo há que se tomar cuidado com a quantidade de graxa aplicada. Seu excesso causará um rápido aumento da temperatura de trabalho, principalmente aplicações de altas velocidades de rotação.
Qual a diferença entre hérnia umbilical e inguinal?
Quando tem direito a insalubridade?
Qual horário é considerado horário noturno de trabalho urbano e rural?
Onde ficam os sensores do airbag?
Quem foi o primeiro padre da Igreja Católica?
O que é intoxicação e quais suas fases?
Onde utilizamos a maior parte do cobre que é produzido?
Quando ganha massa muscular aumenta o peso?
Qual a melhor forma de dizer não?
Quando aspirar filtrando ou drenando?
Quantas fatias tem um bolo de 1kg?
O que não fazer depois do preenchimento?
O que tomar para evitar coagulação do sangue?
Qual a função de auxiliar de cozinha?