O gengibre, zingiber officinale, é uma erva usada há milénios para fins terapêuticos e como condimento. ... Recomenda-se mastigar pequenos pedaços de gengibre após as refeições ou tomar uma infusão, o que também contribui para o bem-estar do sistema imunitário.
O gengibre pode ser consumido cru, em conserva, como chá de gengibre ou como óleo. Ele ainda é usado em alimentos e bebidas como agente aromatizante.
O gengibre é um potente antioxidante e anti inflamatório que ajuda a combater inflamações no estômago, prevenindo e ajudando no tratamento de gastrite e úlceras. Além disso, o gengibre também tem propriedades antieméticas, facilitando o esvaziamento do estômago e prevenindo, assim, o refluxo e a má digestão.
No geral, recomenda-se a ingestão de até 10 gramas de raiz fresca de gengibre por dia ou 5 gramas de gengibre em pó por dia. É que apesar dos seus inúmeros benefícios, se o gengibre for consumido em excesso, também pode prejudicar o organismo, causando nomeadamente azia ou reações intestinais e/ou cutâneas adversas.
Quando sofrer de dores de barriga, um pouco de gengibre cru pode ser útil; fatie um pequeno pedaço a partir da raiz descascada e masque como se fosse chiclete. Quando não houver mais sabor, você pode jogá-lo fora e pegar outro pedaço se quiser.
39 curiosidades que você vai gostar
- Na salada: é possível acrescentar uma colher de gengibre ralado na salada na hora das refeições. Caso prefira, também é interessante polvilhar sobre saladas de fruta. - Sucos: você também pode consumir o gengibre em pó dissolvendo em água, adicionando em sucos, ou cápsulas de gengibre.
O gengibre pode ser utilizado em receitas doces e salgadas. A raiz picada fina ou ralada pode ser usada em molhos, chucrute, molho de tomate e em refeições orientais, por exemplo. Moído, pode ser usado em bolos, biscoitos, pães e bebidas quentes.
O que acontece se tomar chá de gengibre todos os dias? O chá de gengibre traz muitos benefícios, mas deve-se tomar cuidado para não exagerar, pois o consumo em grandes quantidades pode gerar desconforto estomacal e sonolência.
Mas existe um mito que gengibre poderia aumentar a pressão.
E é mito. Não existe, nenhum estudo até o momento que diga que gengibre sobe a pressão arterial. Na verdade ele faz uma vasodilatação e tanto pequenos estudos em humanos e animais mostraram que tomar gengibre pode reduzir a pressão arterial.
O que sai mais em conta cerveja ou chopp?
Quanto é para entrar no Museu Catavento?
Como escanear e salvar tudo em um arquivo só?
O que Galileu descobriu acerca do movimento dos corpos e das forças?
Como acabar com pernilongos com vinagre?
Porque as aulas régias eram chamadas dessa forma?
Como calcular a pensão alimentícia dos filhos?
Como tirar mancha de queimado do edredom?
Quais são as etapas do processo de alienação?
Quais animais não são triblásticos?
O que se pode ver com um telescópio?
Quantos polos existem no mundo?