Não!!! Esses tratamentos não são indicados para quem faz progressiva, pois o princípio ativo, geralmente o formol, endurece a fibra capilar, fazendo com que qualquer tratamento de reconstrução potencialize o efeito. Isso pode, com o tempo, causar quebra do fio.
Uma semana depois de fazer a escova progressiva faça uma cauterização ou hidratação com queratina. Esses dois tratamentos ajudam a manter a escova por mais tempo, porque fecham as escamas dos fios.
Em torno de dez dias antes da progressiva, faça uma reconstrução potente! O ideal é começar a cuidar e reconstruir as madeixas bem antes, mas, se não for possível, faça ao menos uma reconstrução antes da progressiva.
Uma hidratação reforçada é o primeiro passo
Antes de fazer um procedimento químico mais agressivo no cabelo, como escova progressiva, mechas ou descoloração, por exemplo, é importante começar a redobrar o cuidado com a hidratação pelo menos um mês antes do agendamento no salão.
Apesar de poder promover aspecto mais liso ao cabelo, a cauterização não promove o alisamento, sendo esse efeito devido à reconstrução dos fios. Isso porque os produtos envolvidos na cauterização não possuem químicos e, por isso, não alteram a estrutura dos fios.
27 curiosidades que você vai gostar
No salão, a cauterização é feita por etapas. Primeiro, o cabeleireiro lavará seus cabelos com um shampoo específico e aplicará cremes reconstrutores, mecha por mecha, finalizando depois com a chapa de cerâmica aquecida, própria para o tratamento.
Quem pinta os cabelos deve esperar pelo menos 5 dias antes de fazer a escova. A lavagem anterior à escova progressiva deve ser feita de forma profunda, com um shampoo anti-resíduos. É importante não utilizar condicionadores ou cremes após o shampoo. Após a lavagem, retire o excesso de água com uma toalha e penteie.
Como proteção extra ao couro cabeludo, a dica é aplicar um óleo capilar na região - ele vai criar uma barreira entre a pele e o produto.
A química da progressiva sai com as lavagens e por isso quanto menos você lavar, mais ela vai durar. Não precisa ficar com os cabelos sujos, mas evite lavar todos os dias.
Além disso, você não precisa finalizar o processo com escova ou chapinha. Aliás, essa é diferença entre a reconstrução capilar e a cauterização dos fios: no segundo procedimento, é o calor quem sela as camadas para garantir o efeito desejado.
O método inclui três importantes tratamentos na seguinte ordem: hidratação, nutrição e reconstrução. São indicado para todos os tipos de cabelo e principalmente para quem faz uso de alguma química como coloração, descoloração, escovas progressivas, alisamentos ou relaxamentos.
Quando aplicada no cabelo, a escova progressiva manterá as madeixas lisas, ou como chamado popularmente, escorridas. Já a selagem, embora seja capaz de diminuir o frizz e o volume, não irá alterar a estrutura do fio. Seu foco é a reconstrução do mesmo.
A cauterização não deve ser aplicada em cabelos que sofreram outro procedimento, como tintura e alisamento no mesmo dia. Também não pode ser feita se o couro cabeludo estiver ferido ou com qualquer doença.
A cauterização alinha os fios, até pode reduzir o volume, porém, nas primeiras lavagens ele já volta ao normal, para quem procura algo duradouro é melhor escolher a progressiva que dura cerca de 3 meses. Já os efeitos da cauterização duram apenas um mês.
Um mês antes da química, é importante reforçar a hidratação
Antes de fazer um procedimento químico mais agressivo no cabelo, como escova progressiva, mechas ou descoloração, por exemplo, é importante começar a redobrar o cuidado com a hidratação pelo menos um mês antes do agendamento no salão.
Como proteger o couro cabeludo? A expert costuma indicar para os seus pacientes o protetor solar que é usado para o fio de cabelo. “Eles protegem contra luz solar, então indico o paciente passar no couro cabeludo, massagear e depois usar um pente bem fino.
Como falei lá no início, a anti-resíduos diminui um pouco do efeito da progressiva, mas é coisa mínima. Usar esse shampoo em um tratamento uma vez só não vai fazer você perder todo o efeito da progressiva. O que não pode é ficar usando com frequência!
"Pode lavar assim que você fizer, se o cabelo ficar muito pesado; pode lavar no dia seguinte e, assim, sucessivamente. Mas eu, particularmente, recomendo aguardar, pelo menos, um dia, porque a progressiva ainda estará fazendo efeito", explica.
Passo-a-Passo para Cauterização no Salão
Antes de receber o creme, é importante secar com uma toalha para tirar o excesso de água. Depois, os cabelos são separados em mechas para receber o creme e um reestruturador à base de colágeno. Deixa-se agir por 20 minutos e então enxágua-se.
Tire um pouco a umidade do cabelo com a ajuda de uma toalha ou um secador. 3. Aplique a queratina líquida em mechas de três dedos de largura. Coloque a touca e deixe o produto agir por 20 minutos.
A cauterização capilar é um tratamento para os cabelos com química que tem como objetivo reforçar a estrutura dos fios, recuperar a sua densidade e reparar os danos causados pela química.
“A cauterização reconstrói a massa capilar, recupera as fibras e a elasticidade. Ela dá um efeito de saúde aos fios e alinha também as estruturas capilares, deixando o cabelo mais domado e livre de frizz”, explica Kamura. Após a cauterização no cabelo, ele fica mais forte, alinhado, brilhante e macio.
A cauterização no cabelo ajuda a dar mais força e resistência às madeixas. Além de deixar os cabelos mais fortes, a cauterização capilar é capaz de oferecer resultados estéticos bastante eficientes. Após a aplicação do método, os fios ficam mais leves, soltos, brilhosos e sedosos.
Onde declarar aluguel recebido por dependente?
Qual o pão que tem menos carboidrato?
O que é pavimento permeável de concreto?
Quando o Xiaomi aparece Fastboot?
Como falar pro vizinho sobre barulho?
Quantas etapas tem o tratamento da água?
Qual GPS que não precisa de internet?
Como consultar dados de um imóvel?
Como saber se é enxaqueca ou sinusite?
Como lidar com pessoas com retardo mental grave?
O que saber antes de pintar a casa?
Quais posições o Brasil ocupa entre as 8 maiores hidrelétricas do mundo?
Como saber se o amortecedor Kayaba é original?
Quem tem pressão alta pode tomar o suco de beterraba?