O empregador pode suspender o funcionário por 1, 3, 5, 10 ou 30 dias, de acordo com a gravidade do ato cometido. A suspensão é caracterizada como dia não trabalhado e reflete na contagem do tempo de serviço, férias e 13º salário.
Prazo de duração: a suspensão do empregado pode ser de, no máximo, 30 dias corridos. Ora, se a falta cometida ensejar mais de 30 dias de suspensão, é sinal que a falta é tão grave que pode então ser enquadrada como justa causa, conforme dispõem os motivos previstos no art. 482 da CLT.
Assim, em que pese a omissão legal, o posicionamento da consultoria Trabalhista e Previdenciária CENOFISCO sobre o assunto é de que a suspensão disciplinar não pode coincidir com dias de folga do empregado ou ainda feriados, vez que nestes dias não há prestação de serviço pelo empregado.
A suspensão visa disciplinar, resgatar o comportamento do empregado conforme as exigências da empresa. Ela pode ocorrer após advertências ou até mesmo logo após o cometimento de uma falta. Esta falta terá que ser bastante grave, pois haverá prejuízo ao empregado e ao empregador.
A suspensão pode ser aplicada após a ocorrência de uma grave considerada grave ou que esteja prevista naquela lista apresentada pela CLT. Ela deve ser informada ao empregado que deve assinar um termo perante o empregador e perante uma testemunha.
23 curiosidades que você vai gostar
Ela pode ocorrer após uma ou duas faltas leves em que já foi aplicada uma advertência, ou logo após o cometimento de uma falta de maior relevância e que afronte abruptamente as normas estabelecidas pelo empregador. A suspensão disciplinar pode acarretar a interrupção ou a suspensão do contrato individual de trabalho.
Muitos acreditam que para aplicar a justa causa, são necessárias no mínimo três advertências, entretanto, não existe previsão legal na CLT sobre o número de advertências. Para que o empregador aplique a justa causa, é necessária a comprovação da falta grave cometida pelo funcionário.
Os 9 motivos para advertências trabalhistasViolar regras morais ou jurídicas. ... Comportamento incompatível. ... Atos libidinosos dentro da empresa. ... Negociações por conta própria. ... Repetição de faltas leves. ... Advertências trabalhistas. ... Revelar informações confidenciais. ... Desobediência.
Como funciona a suspensão do contrato de trabalho? Após a suspensão do contrato de trabalho, a empresa deixa temporariamente de pagar o salário aos seus colaboradores. Durante esse tempo, o trabalhador receberá um benefício do governo com base no montante a que teria direito se tivesse recebido seguro-desemprego.
Como reduzir o tamanho da tela?
Como diminuir o tamanho dos lábios?
Como funciona a escala visual analógica?
Qual o melhor corte para quem tem muito cabelo?
Como usar a palavra gentileza?
Como diminuir os casos de depressão?
O que pode ser feito para recuperar uma área com solo que sofre erosão?
Como usar o comando Scale com referência no AutoCAD?
Como diminuir uma imagem no CAD?
Como usar o celular de webcam na Twitch?
Como converter várias imagens ao mesmo tempo?
Como usar escala Pantone no Photoshop?
O que fazer para amenizar os efeitos do corticoide?
Como usar corretamente a esponja de maquiagem?
Tem como usar VGA e HDMI ao mesmo tempo?
Como usar a esponja de silicone no rosto?
Quando usar a expressão entre outros?