Conforme bem expõe o Código Civil em seu artigo 1299, “o proprietário pode levantar em seu terreno as construções que lhe aprouver, salvo o direito dos vizinhos e os regulamentos administrativos. ”
Quando existe somente um muro, seja no seu terreno ou no do vizinho, o outro lado não tem direito nenhum sobre a estrutura construída. Ou seja, o outro lado não poderá realizar nenhuma alteração, pintura, cobertura ou até mesmo assentar telhado sem a autorização do proprietário.
A única maneira de saber se o muro é seu, é medir o terreno, se o muro estiver dentro da sua cota de medida, é seu. Não importa quem o fez.
1.307. Qualquer dos confinantes pode altear a parede divisória, se necessário reconstruindo-a, para suportar o alteamento; arcará com todas as despesas, inclusive de conservação, ou com metade, se o vizinho adquirir meação também na parte aumentada.
Muros – Os muros são de responsabilidade de ambos os vizinhos, tanto para a construção quanto para a conservação, segundo o Código Civil, artigo 1.297, parágrafo 1º.
O que diz a lei é que o muro deverá ser igual de ambos os lados, ou seja, se o proprietário rebocar o muro no lado dele também é obrigado a rebocar para o lado do vizinho.
Não é lícito encostar à parede divisória chaminés, fogões, fornos ou quaisquer aparelhos ou depósitos suscetíveis de produzir infiltrações ou interferências prejudiciais ao vizinho.
Quando executados, os muros devem observar altura máxima de: I. 4,00m (quatro metros), acima do passeio, quando junto ao alinhamento; II. 3,00m (três metros), quando junto às demais divisas, medidos a partir do nível em que se situarem, excetuados os muros de arrimo que terão altura compatível com o desnível de terra.
De acordo com Pedro Cortez, advogado especializado em direito imobiliário, o ideal é que cada vizinho faça um muro em seu terreno e os dois fiquem emparelhados, evitando eventuais conflitos. “Caso apenas um dos lados construa o muro em suas dependências, o outro lado não tem nenhum direito sobre ele.
Este muro têm aproximadamente 2,5 mts de altura, sendo que uma das partes é na verdade uma parede de um dos cômodos, devidamente rebocado na face externa (lado voltado para o vizinho). Agora, cerca de 3 anos após a conclusão de minhas obras, um dos vizinhos iniciou as dele.
Na verdade o muro lateral até que não é um problema, pelo contrário, acho inclusive que ele traz vantagens, especialmente no caso brasileiro onde boa parte dos terrenos são muito pequenos e as casas muito próximas umas das outras.
Construí minha casa, inclusive os muros, dentro da divisa do meu terreno, sendo portanto o muro exclusivamente meu. Este muro têm aproximadamente 2,5 mts de altura, sendo que uma das partes é na verdade uma parede de um dos cômodos, devidamente rebocado na face externa (lado voltado para o vizinho).
Muros Os muros são de responsabilidade de ambos os vizinhos, tanto para a construção quanto para a conservação, segundo o Código Civil, artigo 1.297, parágrafo 1º.
Tem que instalar Windows no SSD?
Onde comprar Bio Extratus para revenda?
Qual é a função da mãe pequena na umbanda?
Como funciona para ser vendedor da Hinode?
Quanto ganha uma costureira autônoma?
Como ser voluntário no Hospital do amor?
Como ser revendedor de produtos da China?
Como instalar os drivers do Windows 10 depois de formatar?
Como instalar o Windows junto com o Ubuntu?
Para que serve o relógio medidor de energia?
Que hipóteses nosso Código Civil acolhe de desconsideração da personalidade jurídica?
Qual é a função da palavra como?
Como funciona o rodízio de carros?
Como instalar Windows 7 sem o CD de instalação?
Como usar o angular no Windows?
Quanto Bitcoin valorizou em 2020?