Cada erva, um método Também vale colocar em forminhas de gelo com um pouco de água. Depois que o gelo se formar, você pode guardar num saco plástico bem fechado. O cubo de erva vai direto para a panela quente. Debulhe e congele as folhas inteiras em sacos plásticos (precisa tirar bem o ar na hora de fechar).
Orégano verde e alecrim: lave, seque, separe apenas as folhas para congelar, embalando em sacos pequenos. Não é preciso descongelar antes de usar, vai direto do freezer para a panela. Ficam mais bonitas.
E para guardar também tem truque: o melhor é usar potes de vidro bem secos e bem fechados. O mesmo vale para as ervas que você já compra secas. Se vierem no saquinho, troque para o pote de vidro depois de abrir. Elas não gostam nem de umidade nem de calor – melhor guardar longe do fogão e do forno elétrico.
O ideal é beber o chá logo após ficar pronto, antes que o oxigênio do ar destrua parte dos componentes ativos. Mas a bebida preserva substâncias importantes para o corpo até 24 horas após o preparo.
Além disso, fatores como ambiente e recipiente de armazenamento também influenciam. No entanto, de uma forma geral, um chá preserva suas mais importantes propriedades por um período de até 24 horas após seu preparo. Após este tempo, são consideradas significativas as perdas de seus componentes ativos.
20 curiosidades que você vai gostar
"Colocar o chá na geladeira pode até retardar, mas não evita a perda dos princípios ativos. Se for consumir o chá gelado, é bom submeter a planta a algum tipo de aquecimento antes.
- Lave as folhas de erva-cidreira com cuidado para tirar poeira e outros resíduos. - Com uma tesoura, corte as folhas em pequenos pedaços. - Amasse as folhas picadas levemente, com a ajuda de um pilão.
Deixe as folhas imersas por 20 a 30 minutos. Retire as folhas com as mãos sem retirar a água junto. Você vai ver o porquê na próxima foto. Enxague - Passe as folhas outra vez pela água corrente para retirar o excesso de cloro.
A planta pode durar até duas ou três semanas na geladeira, mas, se você tiver comprado uma grande quantidade e precisa armazená-las por mais tempo, o congelamento rápido é a melhor maneira de conservar essas saborosas ervas.
Orégano fresco: ótimo pra molhos e carnes
- Ele dura cerca de três dias, e o indicado é manter na geladeira, enrolado no papel toalha, pra evitar que fique úmido e estrague. - Se preferir, também pode congelar pra durar mais tempo.
Segundo a especialista, o ideal é guardar a versão seca do tempero em locais secos, escuros e longe do calor, ou seja, não mantenha a especiaria próxima ao fogão. Se você prefere a versão fresca, pode guardar na geladeira enrolada em papel toalha úmido.
Hortelã, manjericão, salsinha e cebolinha podem ser congelados diretamente em sacos plásticos. No caso da salsinha e cebolinha, devem ser picadas antes de ir para o freezer, enquanto hortelã e manjericão podem ser congelados com as folhas inteiras. 6. Você pode congelar ervas na manteiga.
Deixe longe das embalagens de plástico. O plástico não é, nem de longe, um bom lugar para guardar qualquer tipo de alimento, quanto mais o chá. ... Use latas de metal ou recipientes de cerâmica. Eis 2 excelentes locais para guardar as suas folhas de chás da melhor forma possível. ... Use tampas herméticas. ... Chás em saquinhos.
As melhores formas de guardar chá
O chá em folha deve ser guardado em recipientes próprios para alimentos, escuros (para evitar a exposição solar) e com tampas herméticas (para evitar o contacto com o ar e a humidade), de preferência em latas ou frascos de metal ou cerâmica.
Como conservar Em potes hermeticamente fechados e dentro de um saco plástico escuro que proteja da luz. O ideal é que a erva seja consumida em duas semanas.
No processo de higienização deve-se retirar folha por folha da hortaliça, eliminando as amassadas, murchas ou com ranhuras, lavar folha a folha em água corrente. Use uma bacia com água e o sanitizante, a nutricionista indica o hipoclorito de sódio em uma solução com água.
Comece pela higienizaçãoLave bem as ervas em água corrente e deixe de molho por dez minutos em uma mistura de água sanitária e água – use 1 colher (sopa) para cada litro. ... Retire as ervas da água (assim as sujeiras ficam no fundo da tigela) e enxágue novamente em água corrente.
5 folhas de erva-cidreira; 1 xícara de chá de água (300ml); 1 colher de café de gengibre picado (optativo); suco de limão ou mel (optativo).
O Capim-cidreira diz respeito à planta de nome científico Cymbopogon citratus, também conhecido como “Capim-limão” ou “Capim santo”. Por outro lado, a erva-cidreira possui o nome científico: Melissa officinalis. Além disso, também é importante destacar a diferença visual e na textura das plantas.
Ferver a folha da erva na hora de fazer o chá, por exemplo, é um erro bastante comum que deve ser evitado. Isso porque, se você ferve as folhas, pode acabar eliminando suas qualidades e, além de não garantir os benefícios da erva, ainda acaba produzindo uma bebida com sabor muito amargo.
Ferva a água, desligue o fogo. Então adicione as folhas secas da planta e deixe tampado por 20 minutos. Coe e beba 3 vezes ao dia.
O ideal é manter os chás em local seco, ao abrigo da luz, em pote bem fechado, por até dois meses depois da aquisição", diz ele.
Confira abaixo.Chá mate com limão. Começaremos com uma das receitas de chá gelado mais tradicionais! ... Chá-verde com hortelã Outra combinação matadora é, sem dúvidas, a do chá-verde com hortelã. ... Chá-preto com maçã e laranja. ... Chá de erva cidreira com morango. ... Chá de gengibre, hortelã, limão e abacaxi. ... Chá branco com uva.
Especialistas lembram que o chá perde as propriedades quando está gelado – vira um refresco. Ele só funciona quando está quente.