Ajuda no funcionamento do sistema digestivo: a fruta é rica em fibras como pectina, celulose e hemicelulose, que facilitam a digestão e ajudam o intestino a funcionar melhor. Além disso, também reduz parte da absorção de gorduras. Daí vem a dica de comer laranja depois do almoço ou das refeições principais.
Muitas pessoas sentem uma necessidade quase que inevitável de finalizar as grandes refeições com um sabor adocicado, e para estes casos, frutas como melancia, manga, figo, banana entre outras são opções viáveis e muito recomendadas.
Para facilitar a digestão a dica da nutricionista Paula Souza Borges é a laranja. Segundo ela, as fibras presentes na fruta cítricas reduz parte da absorção de gorduras. Comer uma laranja após as refeições também ajuda a melhorar o funcionamento do intestino.
- Tomar o suco pela manhã energiza o corpo e promove o bom humor. – Consumido em jejum, o suco de laranja puro purifica o corpo, elimina os resíduos e melhora o ciclo intestinal. A ingestão diária reduz em pelo menos 14% as possibilidades de obesidade.
Um copo de suco de 150 ml ou uma laranja média por dia são o suficiente para suprir a quantidade adequada de vitamina C. Não tem problema se esse limite for excedido, pois não há efeitos colaterais para a saúde – só fique atento para não passar da conta, pois a frutose em excesso pode contribuir para o ganho de peso.
33 curiosidades que você vai gostar
O consumo exagerado da laranja pode provocar alterações no organismo, como o excesso de potássio, principalmente em quem já tem problemas de hipercalemia (excesso de potássio no corpo). Por isso, o ideal é incluir a fruta na dieta de modo equilibrando.
A melhor forma de ingerir a laranja é juntamente com o bagaço para aproveitar 100% de suas fibras. Corte a laranja apenas na hora que for consumir, pois suas propriedades antioxidantes são muito sensíveis e oxidam rapidamente após o manuseio do alimento.
Não se deve comer laranjas à noite, o sumo natural é tão saudável como a fruta e tem de ser bebido 15 minutos após espremer.
Quais são as melhores frutas para comer à noite? As frutas são alimentos cheios de nutrientes como minerais, vitaminas, fibras e compostos químicos que são muito benéficos para a saúde.
...
As 4 melhores frutas para comer à noite:#1 Frutas vermelhas e berries.#2 Cereja.#3 Banana.#4 Kiwi.
Sim! Além de não rolar desperdício, consumir o bagaço da laranja auxilia no funcionamento regular do intestino, graças às fibras. O bagaço também concentra pectina – uma substância que auxilia na redução do colesterol e reduz a absorção de glicose para o sangue.
Maçã, pera e goiaba são algumas delas. As castanhas, sementes em barra e os pacotinhos com frutas secas e desidratadas também são boas pedidas. “Sanduíches com vegetais crus, como cenoura, rabanete, tomatinhos cereja e pepino também podem fazer parte desse lanche”, completa.
Uma fruta consumida logo após a refeição pode não ser digerida adequadamente e os nutrientes podem não ser absorvidos corretamente. Deve esperar pelo menos 30 minutos entre uma refeição e comer fruta.
Confira os alimentos que podem ajudar na digestão e acabe com o desconforto após as refeições:Fibras. As fibras têm papel importante na digestão, pois prolongam o tempo que o alimento permanece no tubo digestivo. ... Ameixa. ... Gengibre. ... Mamão e abacaxi. ... Banana. ... Iogurtes probióticos. ... Azeite. ... Chás digestivos.
Confira 5 frutas que ajudam na digestãoAmeixa. Não despreze o poder dessa frutinha! ... Mamão. Uma maneira barata e deliciosa de melhorar a sua digestão é colocar o mamão na sua dieta. ... Pera. A pera tem muitas fibras, que ajudam a estimular a produção de substâncias no estômago responsáveis pela digestão. ... Laranja.
Incluir azeite, frutos secos e sementes
Esses alimentos são ricos em gorduras boas e ômega-3, que têm ação anti-inflamatória, antioxidante e aumentam a saciedade, ajudando o organismo a funcionar melhor. Nesse grupo também estão incluídos alimentos como abacate, coco, amendoim, amêndoas, pasta de amendoim e nozes.
Assim como existem as melhores frutas para comer à noite, também existem aquelas que não são recomendadas para a ingestão no período noturno. “O ideal é evitar frutas que carregam muita frutose, como o mamão e a manga, por exemplo”, sugere a nutricionista.
Alimentos para comer antes de dormirMix de oleaginosas (castanha-do-Pará, castanha-de-caju, amêndoas, macadâmia, nozes)Frutas secas (damasco, passas, tâmaras)Abacate.
Banana, abacate e leite são fontes de triptofano, substância que ajuda na liberação de melatonina, o hormônio do sono. “Estudos mostram ainda que tomate e cereja produzem um tipo de melatonina natural, que seria benéfica”, indica Camila.
Como usar a laranja para emagrecer
Comer entre 1 a 3 porções de 80g de laranja por dia pode ajudar em dietas para emagrecer, pois apesar de a fruta conter frutose, um açúcar natural das frutas, a laranja com bagaço é rica em fibras, ajudando no controle da fome e promovendo, assim, a perda de peso.
Comer frutas à noite geralmente não faz mal, pois são alimentos cheios de nutrientes como vitaminas, minerais, fibras e compostos químicos que são muito benéficos para a saúde.
"No que diz respeito ao sono, um estudo publicado em 2013 no Journal of Pineal Research demonstrou que a ingestão de laranja aumenta as concentrações de Melatonina, a principal hormona responsável pelo sono", acrescentou.
Por isso, o ideal é comer a laranja e não só chupar ou extrair o sumo. Assim, você associa todos esses benefícios à vitamina C e aos variados fitoquímicos com ação antioxidante presentes na polpa. Uma outra maneira de aproveitar o bagaço é deixar secar e, depois, triturar até virar uma farinha.
A casca da laranja é rica em flavonoides, substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes, e em fibras, nutrientes que favorecem a digestão e melhoram o trânsito intestinal. Além disso, a casca de laranja possui propriedades que ajudam a reduzir a produção de gases e aliviar náuseas e enjoos.
Quem joga fora o bagaço perde umas das grandes propriedades da laranja. É nele que está concentrada a maior parte de fibras da fruta. “Nós nunca devíamos chupar, nós devíamos comer a laranja, porque a parte branca consiste de pectina e a pectina exerce diversas funções no organismo.
O efeito colateral da laranja amarga é a elevação da pressão arterial. O ritmo cardíaco pode ficar alterado e, na pior das hipóteses, pode causar infarto. Por isso, este produto pode ser contraindicado para pessoas que sofrem de pressão alta.
Como o autor define mercantilismo no texto?
Como preparar a terra para o plantio de milho?
Como o capitão Nemo pretendia divulgar os conhecimentos que adquirira sobre o mar?
Como colocar a sonda para Relactação?
Como fazer Cremogema para o bebê?
Como preencher um cheque de R$ 20000?
Desde quando existe a Copa do Mundo?
Como começou a peste negra Brainly?
Como ter Disney Plus no Brasil?
Quando surgiu a oração do Angelus?
Como gerar o Bloco H do SPED Fiscal?
Qual é o objetivo de uma paródia?
O que pode causar alergia na pele do cachorro?
Quando surgiu a modinha no Brasil?