Confira: Imagem 1 – O bambu da sorte traz um clima zen e de SPA quando colocado no banheiro. Imagem 2 – Cultivado na água, esse bambu da sorte ganhou formato espiralado.
Pode ser colocado na mesa da sala, na mesa do escritório ou num móvel próximo a entrada da casa. Pode durar anos com manutenção mínima, ou seja, uma troca de água por semana e sem exposição direta à luz do sol. O bambu da sorte tem o poder de transmutar as energias do local, ativando as energias estagnadas.
O bambu da sorte representa prosperidade, sorte, longevidade, fortuna e uma significativa fonte de energia para os ambientes. Apesar de o seu nome ser bambu da sorte, essa planta não é um bambu, ela pertence à família das Ruscaceae, seu nome científico é Dracaena sanderiana e é originária da África.
Jogue água na planta cerca de uma vez por semana, sempre cobrindo as raízes em alguns centímetros. Caso cultive seu bambu no solo, não deixe o substrato muito úmido ou seco. O bambu-da-sorte vive bem apenas na água, portanto exagerar no solo ou no fertilizante pode na verdade fazer mal a ele.
Coloque o bambu da sorte em um vaso alto de vidro ou em um pote de cerâmica, não use tigelas rasas, ou então o deixe no recipiente em que veio. Um pote transparente é ótimo, se você quiser cultivar a planta de maneira hidropônica com algumas pedras decorativas.
18 curiosidades que você vai gostar
Regas: o bambu precisa de solo úmido, mas não encharcado. Então, a rega deve ser intervalada. Prefira água filtrada ou mineral, já que a da torneira pode enfraquecê-la. Poda: quando as folhas começarem a crescer ou estiverem danificadas, pode-as com uma pequena tesoura, até deixar a planta com uma estética harmonizada.
Bambu da sorte na água
Para cultivar em água é simples. Você pode colocar a planta em um recipiente alto, com pedras ao fundo e encher com água até a altura do tronco da planta. Ainda é possível cultivar e decorar ao mesmo tempo, como em aquários.
Molhe o solo a cada dois dias.
O ideal é molhar o bambu com água da chuva ou destilada, uma vez que a planta é sensível aos sais e elementos químicos presentes na água encanada.
Como cuidar de bambuRegue o bambu com água abundante. ... Encha o recipiente que contenha o bambu de água mais ou menos até a metade. ... Controle a luz solar que recebe o bambu. ... Mude a água do bambu regularmente. ... Limpe adequadamente o recipiente que contenha o bambu.
O Bambu da Sorte também pode ser cultivado diretamente dentro da água, em vasos de vidro ou até mesmo em aquários junto com os peixes. Nesse caso é importante trocar a água a cada dois ou três dias e lavar o recipiente e as pedrinhas que acompanham a planta.
Significado do Bambu da Sorte: Número de caules
Um caule: sorte para si na vida. Dois caules: desperta a união, por isso é indicada para ter sorte no amor. Três caules: atrai riqueza, longevidade e felicidade. Quatro caules: prevenção de doenças.
Zamioculca: características e cuidados da "planta da prosperidade"
Prosperidade, sorte, fortuna e energia positiva: é isso que o Bambu atrai, segundo a teoria chinesa. Além disso, o Bambu é símbolo da generosidade e da multiplicação.
Bambu da sorte: características
O bambu da sorte, de nome científico Dracaena sanderiana, é uma curiosa planta que pode ser encontrada na natureza africana e asiática. Também chamada de dracena-fita, essa planta pode ser descrita como um arbusto de textura semi-herbácea que alcança alturas de até 1,80 metro.
Corte a parte superior logo acima do próximo nó.
Localize o nó de origem da muda e marque o próximo nó logo abaixo. Meça cerca de 1 cm acima desse nó; em seguida, utilize uma faca ou uma tesoura de poda afiada para cortar a parte de cima do caule do bambu-da-sorte.
Atualmente, o bambu da sorte é mais utilizado em arranjos com água, pois ele pode ser cultivado diretamente dentro da água, em vasos de vidro, ou mesmo em um aquário junto aos peixes. É muito importante trocar a água a cada dois ou três dias e lavar bem o recipiente.
O bambu-da-sorte pode ser cultivado na água ou na terra. No caso hidropônico, mantenha as pequenas pedras e troque a água uma vez por semana, sem exagerar na quantidade. “Dê preferência à água potável, pois a da torneira pode conter muito cloro e fluor, substâncias pouco interessantes para a espécie”, ensina Marcio.
Por que uma planta de bambu fica amarela? Uma planta de bambu pode ficar amarela por alguns motivos. Isso inclui muito fertilizante, muito cloro ou flúor na água ou muito sol.
As folhas de bambu da sorte podem ficar amarelas quando é colocado mais fertilizante do que a planta pode suportar. Se as folhas estão apenas começando a mudar de cor, você ainda pode salvar sua planta. Livre-se de qualquer água extra no fundo da planta. Regue com água fresca e evite adicionar mais fertilizante.
Como cuidar do bambu mossô
As regas devem ser semanais, contudo nas épocas mais secas e quentes do ano recomenda-se aguar a planta mais de uma vez na semana. Na dúvida, verifique a umidade do solo. Já a adubação deve ser feita a cada três meses com adubo orgânico de boa qualidade ou o composto NPK 10-10-10.
Pegue um pano velho e esfregue essa resina nos colmos do bambu. A cor do caule deve mudar levemente de um tom de verde escuro para verde menta. Assim que todo o bambu atingir essa cor, coloque-o em um lugar para esfriar. Espere o caule esfriar o suficiente para manuseá-lo.
Para podar, use um estilete, faca ou tesoura de poda bem amolada. Faça cortes limpos e retos, para um melhor aspecto. Se desejar, pode aplicar pasta cicatrizante no corte ou pó de canela. Atente também para outro detalhe, seu bambú-da-sorte tende a crescer muito em comprimento quando ele está à procura de luz.
Depois de cinco anos as raízes atingem dezenas de metros e o broto começa a se projetar para fora da superfície. Ai em pouco tempo, cresce vertiginosamente e atinge a altura de 25 metros.
Após a planta estar com raízes já desenvolvidas, basta cortar uma parte do caule que contenha raiz e depois transplantá-la para um novo vaso com terra ou água. O Bambu da Sorte se multiplica facilmente pelos caules, com estacas de quatro a oito centímetros de comprimento.
Essas plantas esticam mais rápido na primeira fase do desenvolvimento, que dura de dois a três meses. “Vão sempre aparecendo novos gomos que saem de dentro dos outros, mais ou menos como as antenas dos automóveis”, diz Azzi-ni. Depois disso, apenas os ramos do topo se desen-volvem.
Como se converte a temperatura de uma escala para a outra?
Como converter de double para int em C?
O que é uma instalação artística Standard Time?
Qual é a idade de um cachorro?
Como faço pra saber o dia exato que completo mês de gravidez?
Como funciona o processo de insolvência civil?
Como escolher o tema do poema?
Como é o transporte público em Florianópolis?
O que não entra na comunhão parcial de bens?
Como são contados os anos de contrato?
O que é uma garantia contratual?
Como é o funcionamento de uma geladeira?
Como se contam os prazos em horas?
Como saber quantos parágrafos tem em um texto?