A motocicleta Flex pode rodar só no álcool ou na gasolina ou utilizar a mistura de ambos os combustíveis, não há ocorrência de nenhum problema quando se abastece somente com um dos combustíveis.
Basicamente, uma moto flex pode ser abastecida tanto com etanol (álcool) quanto com gasolina, isso graças a seu motor, que conta com um módulo eletrônico específico, o Módulo de Controle do Motor (ECM, ou Engine Control Module).
Dessa forma, o álcool de farmácia com teor abaixo de 70º GL dificilmente irá fazer funcionar o motor, pela elevada concentração de água.
“Em locais em que a temperatura ficar abaixo de 5 °C, recomendamos usar pelo menos 25% de gasolina no tanque para não ter dificuldade ao dar partida”, explica. Já a Yamaha recomenda que os proprietários de suas motos flex usem, pelo menos, 3 litros de gasolina no tanque quando a temperatura ficar abaixo de 20 °C.
Para adiantar, a resposta para quem se questiona se carro flex pode misturar álcool e gasolina no tanque é sim! Ainda que haja quem não recomende essa prática, os motores desse tipo de veículo foram desenvolvidos para suportar não apenas o funcionamento com cada um desses combustíveis, mas também para a mistura.
29 curiosidades que você vai gostar
Portanto, não há qualquer tipo de inconveniente técnico em misturar gasolina e etanol na proporção que for da preferência do proprietário. Ou ainda ao abastecer com um ou outro isoladamente. Ademais, vale lembrar também que, por força da legislação, a gasolina brasileira tem 27% de etanol em sua composição.
Ou seja, na prática, misturar gasolina e etanol na proporção 50/50 é ideal para aqueles que buscam um equilíbrio entre desempenho e eficiência. É claro que com essa mistura você não vai extrair o máximo de potência e torque do motor do seu carro, tampouco atingir números astronômicos de consumo.
Yamaha recomenda a aditivada
O especialista confirma que não há diferença de desempenho e consumo da moto, caso seja abastecida com gasolina comum ou aditivada. "Esses aditivos servem para limpar o motor. Recomendamos o uso de aditivada porque ele evita o acúmulo de resíduos no motor.
Em geral, o etanol rende menos energeticamente que a gasolina. Esse rendimento a menos é de cerca de 30%, o que pode gerar uma diferença notável para o consumidor, dependendo da cidade e dos valores praticados pelos postos. Historicamente, os carros a etanol sempre gastaram mais que os movidos por gasolina.
O que acontece com seu corpo quando você deixa de fumar?
Quais são os títulos do Tesouro Nacional?
Como funciona caminhão de sucção?
Como funciona o cabo carregador magnético?
Como cancelar meu curso na UNINOVE?
Onde é utilizado o calendário Juche?
Como ir de Dubai para Maldivas?
Como trabalhar matemática com baralho?
Como usar calcário em árvores frutíferas?
Como usar o Photoshop no notebook?
Pode usar Latisse na sobrancelha?
Como fazer template para Instagram no Canva?
Como usar borrifador no cabelo?
Quanto custa ir da Itália para Grécia?
Como saber se o cadeado e TSA?
Como Converter PDF para Kindle no Calibre?