A água de poços artesianos profundos, com 100 metros ou mais, costuma ser potável, ou seja, costuma possuir características físicas, químicas e biológicas adequadas para consumo humano.
A água doce potável que sai do filtro de barro ou da nascente de um rio não tem nada de puro. Ela é repleta de microorganismos inofensivos, bem como íons (isto é, átomos ou moléculas com carga elétrica) essenciais para a manutenção de processos bioquímicos realizados pelo corpo.
Água de bica e fontes, ou que desce da serra, pode trazer doenças, apesar de ser transparente e muitas vezes parecer boa para consumo. São necessárias análises que atestem a qualidade.
A água destilada é segura para consumo e, por isso, não provoca qualquer tipo de envenenamento quando ingerida. No entanto, suas propriedades não são iguais às da água filtrada ou da água mineral. Por isso, deve ser utilizada com cuidado e apenas com indicação de um médico ou nutricionista.
A água da torneira pode apresentar grandes quantidades de alumínio – o que, potencialmente, leva a desordens do sistema nervoso, problemas gastro intestinais, doença de Parkinson, problemas de pele, doença no fígado e um aumento do risco de desenvolver Alzheimer.
40 curiosidades que você vai gostar
Sim, em locais que contam com uma rede de água tratada, quase sempre é seguro consumir a bebida diretamente da torneira (claro que a filtrada é sempre melhor) e isso tem até uma vantagem em comparação a muitas águas minerais.
A água da torneira faz mal e pode causar problemas de saúde como esquistossomose, hepatite A, cólera, gastroenterites e, ainda, leptospirose. Por conta disso, é essencial fazer o devido tratamento doméstico da água recebida através da torneira.
Os problemas que a ingestão de água destilada pode provocar ocorrem porque necessitamos de sais minerais para a manutenção do equilíbrio eletrolítico do nosso organismo. Assim, quando ingerimos esse tipo de água, não estamos repondo os sais minerais, o que pode afetar esse equilíbrio.
A deionização é a tecnologia mais eficaz para a remoção de sais inorgânicos dissolvidos. Os sistemas de deionização, também conhecidos como deionização convencional, produzem água purificada de uso rotineiro, por meio de resinas de troca iônica específicas para cátions ou para ânions.
O grau de pureza do líquido também está envolvido na diferença dessas duas categorias de líquidos: a água destilada é considerada a água mais pura que se pode obter. A deionização (ou desmineralização) é, na verdade, um processo de remoção de íons (cátions/ânions) através de um sistema de resinas trocadoras de íons.
Ou tem um índice elevado de coliformes fecais ou tem alguns elementos químicos, como é o caso desta, que tem nitrato em excesso. O nitrato causa uma série de doenças, inclusive alterações cardíacas e alterações no sangue, que podem fazer mal à saúde humana”, aponta Topázio.
A água das bicas provenientes de nascentes subterrâneas é muito procurada pela população e utilizada para diversos fins. Elas estão em toda a parte, mas nem sempre são potáveis e adequadas ao consumo. Alguns pontos geram risco à saúde, e muitas vezes não existe nenhum sinal ou orientação alertando a não ingestão.
Em caso de dúvida da limpeza da caixa d água, ou da origem, a solução é direta e simples: ferva as água e passe pelo filtro. “Se você ferver por 15 minutos, deixar esfriar e então beber, não tem problema.
Uma das principais formas de como saber se a água é limpa é identificando se ela se encontra incolor, insípida (sem sabor) e inodora (sem cheiro). A água, também, deve estar livre de materiais tóxicos e microorganismos, como bactérias, protozoários etc..
Para tornar as águas de nascentes vi- áveis para consumo humano, é necessário que elas passem por um tratamento que abranja a filtração e a posterior desinfecção com cloro.
Os minerais da água de poço, ou água pesada, em geral, têm altos níveis de ferro, magnésio e cálcio, que se apõem ao cabelo e aos folículos do couro cabeludo, tornando o cabelo opaco e incontrolável.
Água desmineralizada: o que é? Também chamada de água deionizada, essa água é a que passa por um processo de desmineralização. Este procedimento pode ser executado de várias formas, entre elas se destacam a troca iônica e a osmose reversa. Para a primeira, a água passa por leitos catiônicos, aniônicos e mistos.
A água deionizada é aquela que passa por um tratamento que neutraliza sua carga elétrica através da adição ou remoção de elétrons. No processo de purificação é feita a remoção total de íons que presentes na água e elimina-se minerais, metais e outros contaminantes.
O método mais comum para obter água desmineralizada é através de equipamentos de troca iônica. Neste procedimento, o polímero das resinas libera íons de sódio, hidrogênio ou hidroxila para associar com os cátions e ânions dessas substâncias.
A água pura não possui nenhuma substância em sua composição, além de hidrogênio e oxigênio. Desta forma, ela é muito utilizada em usinas para refrigeração e produção de energia elétrica. Ao contrário da água potável, ela não é encontrada na natureza. Para obter a água pura é necessário um processo de destilação.
No entanto, no caso da água bidestilada, o seu uso é mais comum e mais frequente mesmo nos processos laboratoriais. Tem também aplicações na área médica, podendo ser utilizada para a limpeza de ferimentos, queimaduras, procedimentos cirúrgicos e lavagem de cateteres vesicais.
A água destilada consiste numa água quimicamente pura, isto é, purificada por destilação de modo a eliminar os sais nela dissolvidos e outros compostos.
De acordo com a especialista, quando o alimento for para a cocção, a água da torneira pode ser utilizada já que, durante o processo, qualquer contaminação é eliminada. Já para produtos consumidos crus, como sucos, o melhor é sempre usar água filtrada.
Ferver a água é também um método bastante seguro para tornar a água potável, em áreas que não têm filtros ou purificadores, no entanto, para garantir que os micro-organismos foram eliminados, é recomendado passar a água por um pano limpo e, depois, ferver a água por, pelo menos, 5 minutos.
Como é que ferver a água torna-a segura? O ato de ferver a água mata os microorganismos (organismos pequenos demais para serem vistos a olho nu) presentes na água que podem fazer com que você fique doente. Ao ferver a água e matar os microorganismos, a água se torna segura para beber.
Quais são os métodos de separação de mistura heterogênea?
Qual a diferença de coordenar e supervisionar?
Como medir a pressão arterial?
Em portugal o que significa bifana?
Como se faz indicadores de desempenho?
Quantos anos tinha salazar quando morreu?
Qual a melhor marca de facas do mundo?
Em que ano morreu oliveira salazar?