É importante incentivar as crianças desde cedo a conhecerem este universo poético e apresentar-lhes livros que despertem o prazer à leitura e à escrita. ... De forma descontraída e incomum, a poesia em sala de aula, estimula a aprendizagem: leitura, interpretação, criação e reflexão, despertando nossas emoções.
Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Faça uma sondagem sobre o que os alunos já sabem sobre poesia. É importante favorecer a participação de todos. Registre em uma cartolina as falas dos alunos sobre poesia e afixe no mural da sala de aula para que possam consultar quando precisarem.
São eles:
É necessário ressaltar que o professor deve partir de uma leitura poética do mundo, fazendo da poesia motivo de apreciação lúdica e de motivação para a produção de intertextualidade ( relação existente entre textos diversos, da mesma natureza ou de naturezas diferentes e entre o texto e contexto) e de muitas outras ...
O objetivo de se trabalhar a poesia em sala é o de estimular a oralidade, a criatividade e a reflexão a respeito de fatos da vida de cada aluno. Além disso, o educador pode trabalhar a escrita de poesias, contudo deixar os alunos livres de temas, para que seus anseios interiores sejam retratados enquanto escreve.
A aprendizagem da interpretação da poesia compreende o desenvolvimento de coordenar conhecimentos dos vários sentidos que um texto poético proporciona. Uma forma para melhorar a aprendizagem é a aproximação constante da poesia, como também a utilização do conhecimento prévio.
Na recitação de poesia, a criança tem de coordenar respiração, movimentos da boca e outros gestos, todos alinhavados pelo ritmo da poesia. A recitação também se apóia nas expressões faciais para comunicar sentimentos ao público, treinando a criança na arte da comunicação eficaz.
Outro método é descobrir os filmes, os programas de rádios e de televisão que mais gostam. Isso é necessário para o professor saber que tipo de poesia pode levar para a sala de aula. Vale ressaltar que cada sala tem um gosto diferente. No entanto não se pode prender-se somente aos temas escolhidos pelos discentes.
Vários autores vêm pesquisando as questões da leitura e de trabalhos de poesias em sala de aula como Pinheiro (2002), Micheletti (2001), Frantz (1997), Cunha (1986) e investigam as dificuldades que os alunos possuem de interpretar estes textos, não só pela falta do conhecimento prévio, mas também pelo pouco contato que eles têm com a poesia.
Este plano de aula ajuda a desenvolver habilidades como oralidade, leitura e escrita. Seu objetivo é aprofundar o contato com a poesia por meio dos elementos que a estruturam, como os efeitos sonoros, ritmo e rimas.
Além disso, o educador pode trabalhar a escrita de poesias, contudo deixar os alunos livres de temas, para que seus anseios interiores sejam retratados enquanto escreve. Logo, em uma só aula o estudante vai ter estimulado diversos pontos de aprendizagem: leitura, interpretação, criação, reflexão.
Quanto tempo de vida tem um borboleta?
O que é o arquivo PFX do certificado A1?
Quais as características da imagem do espelho plano?
Como é uma pessoa com Lua em Áries?
Quantas horas trabalha no Magazine Luiza?
O que precisa para fazer um ebó?
São exemplos de jogos e brincadeiras *?
Como são classificadas as receitas públicas quanto às fontes origem ou coercitividade?
Quais as formas de abastecimento de água?
O que Jesus fala sobre o cisco no olho?
Como saber se a cobra é venenosa pela cabeça?
Como carimbar mão e pé do bebê?
Qual o principal software básico?
Quanto custa para entrar em Holambra?