É um tipo de fibra que ajuda no controle do apetite, fazendo com que nosso corpo tenha diminuição da absorção de gorduras e colesterol. Tem sido usada há anos como um laxante eficaz e seguro, pois é rico em fibras e mucilagem. As fibras são importantes para uma boa saúde do nosso intestino.
O psyllium em pó deve ser usado por via oral, dissolvido em um copo de líquido de 240 mL, que pode ser água ou suco de frutas, agitando suavemente para dissolver todo o pó. Deve-se beber essa mistura imediatamente após o preparo, e tomar, de preferência, junto com uma refeição.
Por conter grandes quantidades de fibras, não é recomendável consumir psyllium em excesso. Ingerir grande quantidade de fibras pode causar constipação intestinal, dor abdominal e gases.
A profissional ainda explica que a recomendação é para que se tome o psyllium cerca de 30 minutos antes das refeições, com um copo de água. Dessa forma, a planta terá tempo de se expandir no estômago e auxiliar na saciedade.
Consuma sempre o psyllium puro, sem adoçante e outros aditivos químicos. Uma boa opção é comprá-lo a granel. A recomendação geral é ingerir 1 colher de chá (cerca de 5 gramas) 2 vezes ao dia, com um copo de água.
O psyllium já embalado é mais seguro de usar, pois o natural contém impurezas. As versões sem sabor costumam ser consideradas mais eficientes que as com sabor, mas se você não conseguir mesmo suportar o gosto, há outras versões disponíveis. Essas versões com sabor costumam ser chamadas de psyllium para dieta.
Psyllium: efeitos colaterais? O uso do Psyllium, em pó ou cápsula, deve sempre vir acompanhada de consumo de água em grandes quantidades, durante o passar do dia. Como dito antes, a capacidade da fibra de absorção é alta e isso pode ser problemático.
Além de ser ótimo para o preparo de massas caseiras, o psyllium também pode ser usado para incrementar vitaminas, smoothies, saladas de frutas, sucos, chás e diversas outras receitas (como panquecas e saladas verdes). Uma boa dica para o café da manhã, por exemplo, é tomar um pouco de iogurte natural incrementado com farinha de psyllium e granola.
Se preferir, pode consumir a sua versão em cápsulas, usualmente com 500 miligramas cada, então a quantidade indicada é de no mínimo 7 a 8 cápsulas diárias. O psyllium é um alimento e pode ser consumido a qualquer momento do dia, com ou sem uma refeição.
São princípios constitucionais relacionados com a jurisdição?
Como saber se estou tendo uma crise depressiva?
Qual hormônio o intestino produz?
Quando um pote de plástico pode ir no microondas?
Quais os benefícios da higiene física?
Como saber se o blindex e original?
Quem pronome interrogativo ou relativo?
Quem está no topo da cadeia alimentar do mundo?
O que é ética profissional aplicada?
O que a psicologia diz sobre amigos imaginarios?
O que é análise de contingência?
O que a Bíblia fala sobre leproso?
O que significa esse emoji ? ??
Como montar um cardápio para idosos?
Pode trabalhar 7 domingos seguidos?
Quem toma anticoagulante pode tomar ibuprofeno?
Quais são as principais indústrias de transformação da região sul?