Os objetivos dos aditivos são modificar, preservar e intensificar as características físicas, sensoriais, químicas e biológicas dos alimentos. ... Tudo aquilo que não fizer parte dos ingredientes básicos do alimento (farinha, ovo, óleo, fermento, água e assim por diante) são aditivos.
Na vida moderna tornou-se indispensável o uso de aditivos para conservar e estender a vida útil dos produtos alimentícios. Os aditivos buscam melhorar aparência, sabor, textura, cor, e até mesmo a qualidade sensorial e nutritiva a fim de facilitar o consumo dos produtos alimentares.
Os aditivos alimentares têm um papel fundamental na produção de alimentos, seja para sua conservação, melhorar suas características organolépticas (cor, sabor, textura, aroma) e manter e/ou aumentar seu valor nutricional.
Os aditivos alimentares são substâncias químicas que se classificam, de acordo com sua função em: agentes conservantes (antioxidantes ou antimicrobianos), acidulantes, emulsificantes, estabilizantes, espessantes, corantes, flavorizantes e adoçantes, entre outros. (AUN, MAFRA, et al, 2011).
Com o benefício do avanço da indústria química a indústria alimentícia passou a utilizar um grande número de aditivos nos alimentos, para melhorar as condições de armazenagem e oferecer alimentos seguros, e assim atender às expectativas do mercado consumidor (REZENDE; NASCIMENTO; PIOCHON, 2008).
28 curiosidades que você vai gostar
É proibido o uso de um aditivo em alimentos quando houver evidências de que ele não é seguro para o consumo ou se interferir desfavoravelmente no valor nutritivo do alimento.
– O que o excesso pode provocar: Os corantes podem causar reações alérgicas, dependo da pessoa. Uma vez diagnosticada essa relação, a pessoa não deve mais consumir o alimento que leva o aditivo. Também podem causar irritações intestinais.
Quando consumidos em excesso, esses aditivos podem causar alergias, doenças cardiovasculares, além de doenças no intestino, problemas gástricos e até doenças mais graves como câncer.
Quais as vantagens e prejuízos dos aditivos alimentares? Entre as principais vantagens dos aditivos alimentares podemos destacar o prolongamento da vida útil dos alimentos e a garantia de segurança. Além disso, eles também promovem maior frescura, sabor, textura e melhoram a aparência dos alimentos.
Antioxidantes: Impedem as reações químicas oxidantes que ocorrem devido ao contato com o oxigênio. ... Outra vantagem atribuída aos conservantes de ação antioxidante, está relacionado ao processo conhecido como ranço, que deixa um gosto ruim no alimento.
Desvantagens. Alguns conservantes estão sendo associados a doenças e distúrbios, como autismo e obesidade. Se conservantes são capazes de interferir e até matar bactérias e outros micro-organismos, o que eles poderão ser capazes de fazer dentro do organismo humano?
Categorias de aditivos alimentaresAcidulantes. ... Reguladores de acidez. ... Antiaglomerantes, antiumectantes. ... Agentes antiespuma (antiespumantes) ... Antioxidantes. ... Agentes espessantes. ... Corantes. ... Emulsificantes.
Vários estudos apontam que esses produtos, quando consumidos em excesso, aumentam o risco de diabetes, doenças no coração e obesidade por desencadear mecanismos específicos no cérebro. São eles: aspartame, sacarina, sorbitol, sucralose, glicerol, entre outros. Uma opção é escolher adoçantes naturais, como a Stévia.
Diversos estudos apontam reações adversas aos aditivos, quer seja aguda ou crônica, tais como reações tóxicas no metabolismo desencadeantes de alergias, de alterações no comportamento, em geral, e carcinogenicidade, esta última observada a longo prazo 4,5,6,7,8,9.
Cada organismo reage de um jeito no caso dos Conservantes, Corantes, Acidulantes e outros Aditivos. Além disso, há públicos que são ainda mais vulneráveis ao consumo dos aditivos. É o caso de gestantes, idosos, pessoas que têm alimentação pouco variada e, principalmente, crianças menores de três anos.
Não são permitidos aditivos que: não sejam considerados seguros para consumo humano; que sirvam para encobrir falhas no processamento e/ou técnicas de manipulação; que possam induzir o consumidor a erro, engano ou confusão, interfira desfavoravelmente no valor nutritivo do alimento; encubra adulteração da matéria-prima ...
Para evitar o uso em excesso de aditivos alimentares, deve-se sempre preferir consumir alimentos na sua forma natural, como grãos, frutas, verduras, carnes e ovos.
Estes aditivos não podem reverter o processo de oxidação, contudo, podem retardar um processo oxidativo de maiores conseqüências.
Por que consumimos mais ultraprocessados? Com o crescimento da economia nacional e a globalização, as indústrias transnacionais de alimentos penetraram no mercado, aumentando a oferta de refrigerantes, salgadinhos e produtos instantâneos, que substituíram gradativamente as dietas tradicionais.
Os aditivos são usados para preservar os alimentos, melhorar o seu aspecto visual, seu sabor e dor, e estabilizar sua composição. Além disso, são empregados para aumentar o valor nutritivo e evitar a sua decomposição ou oxidação com o passar do tempo isto é, prolongar o tempo de vida dos alimentos processados.
Conheça os aditivos químicos usados nos alimentos e saiba os riscos do consumo em excessoFlavorizantes (EXA) ... Fermento químico (RAI) ... Glaceante (GLA) ... Agente de firmeza (FIR) ... Estabilizante de cor (EST COL) ... Espumante (FOA) ... Umectante. ... Antiumectante.
Aditivo Alimentar é qualquer ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos, sem propósito de nutrir, com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais, durante a fabricação, processamento, preparação, tratamento, embalagem, acondicionamento, armazenagem, transporte ou ...
substância que se incorpora a um produto alimentar para efeitos de apresentação, conservação, intensificação de sabor, etc.
Como instalar ISO Windows no Linux?
Como ver meus empregos anteriores?
O que pode causar infecção urinária no homem?
O que provoca gastrite em gatos?
Como saber se foi convocado em concurso?
Qual a causa do granuloma umbilical?
Como saber se tomei multa em outro estado?
Como saber se o ITCMD foi pago?
Como tratar higroma de cotovelo?
Como corrigir hipoglicemia em recém-nascido?
Como acalmar couro cabeludo irritado?