Parágrafos, incisos e alíneas servem para tratar de aspectos específicos de um artigo em um texto normativo. Quando um artigo possui apenas um parágrafo, este é identificado como “parágrafo único”.
Parágrafo e Inciso
Quando um artigo possui apenas um parágrafo, este é identificado no texto como "parágrafo único". Caso tenham outros parágrafos, estes devem ser seguidos de números ordinais. Exemplo: §1.º, §2.º, §3.º, etc.
§ 2o O parágrafo único de artigo deve ser designado pela expressão "Parágrafo único", seguida de ponto.
Refiro-me à sigla contendo as letras “AC”, entre parênteses, logo a seguir a um dispositivo novo. Tudo indica que dita sigla significa “acréscimo”, ou “acrescido”.
Caso seja necessário citar mais de um artigo ou parágrafo, dever-se-á utilizar a abreviação “Arts.” para artigos e dois símbolos “§§” para parágrafos (Arts. 2º e 3º; §§ 9º e 10).
18 curiosidades que você vai gostar
10, III, da citada lei: a) "os parágrafos serão representados pelo sinal gráfico § "; bi) esse símbolo será "seguido de numeração ordinal até o nono e cardinal a partir deste"; c) quando existente apenas um parágrafo, usar-se-á "a expressão parágrafo único por extenso".
Se for apenas um parágrafo, utiliza-se a expressão parágrafo único. Ressalte-se que, em razão da grafia por extenso, a numeração das cláusulas é sempre ordinal, diferentemente do que ocorre com parágrafos. Logo após a numeração da cláusula, na mesma linha, introduz-se o texto por travessão.
"A Secretaria da Educação decidiu que vai usar essas siglas AEC (Antes da Era Comum) e EC (Era Comum), é o que conhecemos como d.C (depois de Cristo) e a.C (antes de Cristo).
A.C. se refere a "Antes de Cristo", A.D. representa Anno Domini, que é "ano do Senhor" em latim (equivalente à d.C., "Depois de Cristo").
O parágrafo primeiro é um desdobramento do artigo 5º, e não do inciso LXXVIII. O parágrafo primeiro poderia ser, se fosse o caso, desdobrado em outros incisos, recomeçando a contagem do inciso I. Caso quiséssemos nos referir a ele, diríamos: inciso I, do § 1º, do artigo 5º da Constituição Federal.
Para digitar o sinal § no teclado PT-BR (ABNT2 com "ç"), digitar o comando "Ctrl + Alt + =" (não funciona em teclados que têm a tecla "Alt Gr") ou "Alt Gr + =" ou ainda "Alt+21". Em teclado americano, digitar "ALT + 0167".
Nesta modalidade de citação você não deve alterar nenhum aspecto do que aparece na lei. Ao final da menção, é necessário incluir nome do autor e o ano da lei entre parênteses. Em vez de utilizar sobrenome, você deverá incluir a jurisdição da lei, que pode ser federal, estadual ou municipal.
A não ser que você seja o novo José Saramago, a maior parte dos seus parágrafos terá no mínimo 4 e no máximo 6 linhas. A regra é: uma ideia, um parágrafo. Se você escrever apenas 3 linhas, provavelmente sua ideia não estará completa.
Ele deve ser formado por três partes elementares: a ideia-núcleo; as ideias secundárias e a conclusão (em parágrafos curtos geralmente não há conclusão), essa última reafirmará a ideia-núcleo; ► Dica 5: Quando terminar de escrever seu texto, leia-o em voz alta para encontrar possíveis falhas na paragrafação.
Na escrita de textos, é aconselhado o uso de parágrafos curtos ou médios. Não é aconselhado o uso de parágrafos longos, porque podem provocar a dispersão do leitor. Além disso, é essencial que haja coesão entre os diversos parágrafos de um texto, de forma a que as ideias não estejam soltas e descontextualizadas.
Atividades Complementares de Graduação (A.C)
Para fazer a distinção entre datas antes e depois do nascimento de Cristo, em inglês utiliza-se as abreviaturas BC (= Before Christ - antes de Cristo - a.C.) e AD (= Anno Domini - em Latim in the year of the Lord - "no ano do Senhor" - depois de Cristo - d.C.). BC vem após a data, já AD pode vir antes ou depois.
Quer dizer "acompanhando".
5) Após essas observações, anota-se que as siglas dos vinte e seis estados e do distrito federal são, respectivamente: Acre - AC; Alagoas - AL; Amapá - AP; Amazonas - AM; Bahia - BA; Ceará - CE; Distrito Federal - DF; Espírito Santo - ES; Goiás - GO; Maranhão - MA; Mato Grosso - MT; Mato Grosso do Sul - MS; Minas ...
Cláusula Única - As condições de risco do bem ora emprestado são de inteira responsabilidade da COMODATÁRIA, mesmo que em situações de caso fortuito ou força maior, devendo esta diligenciar para que o estado do bem seja preservado em qualquer circunstância, sob pena de se responder por danos causados.
Dentre as informações que não podem faltar nesta cláusula, podemo citar:Nome do Contratante e do Contratado;Documentos (CPF e/ou CNPJ) de ambos;Endereço, estado civil e profissão dos envolvidos;Qualificação do representante legal quando houver alguém assinando por uma pessoa jurídica.
A. selecionar os parágrafos, clicar o menu FORMATAR , clicar Marcadores e numeração, selecionar o tipo do número e clicar OK. D. selecionar os parágrafos, clicar o menu FORMATAR , clicar Numeração, selecionar o número e clicar OK.
Passo a passo para citar leis nas normas ABNTCitação direta entre “aspas”, ou citação indireta parafraseando;Onde seria o “nome do autor” usa-se a jurisdição da lei;(Brasil) se for uma lei Federal;(Rio de Janeiro) se for uma lei Estadual;(Americana) se for uma lei Municipal;
Quando surgiu a expressão serial killer?
Como surgem os projetos sociais?
Quais são os efeitos do patriarcado?
O que fazer para superar a crise?
O que fazer com uma pessoa com abstinência?
Como aparece pulga em cachorro?
O que precisa para ser cliente oculto?
Quanto ganha um dentista no Sesc?
O que a Bíblia diz sobre ser constante?
Como um vendedor pode se tornar mais convincente?
Como reativar uma conta suspensa da 99?
Quais são os impedimentos aplicados aos conciliadores?
Como fazer uma apresentação pessoal criativa no Instagram?