O Facade é um padrão de projeto estrutural que fornece uma interface simplificada (mas limitada) para um sistema complexo de classes, biblioteca, ou framework. Embora o Facade diminua a complexidade geral do aplicativo, também ajuda a mover dependências indesejadas para um só local.
O Padrão Facade é do tipo estrutural . É usado quando um sistema é muito complexo ou difícil de entender, já que possui um grande número de classes independentes ou se trechos de código fonte estão indisponíveis. Este padrão esconde as complexidades de um sistema maior e provê uma interface simplificada ao cliente.
Quando usar o padrão Observer?Quando uma abstração tem dois aspectos, um dependente do outro. ... Quando uma mudança a um objeto requer mudanças a outros e você não sabe quantos outros objetos devem mudar.Quando um objeto deve ser capaz de avisar outros sem fazer suposições sobre quem são os objetos.
"Fachadas" do Laravel servem como "proxies" para classes subjacentes no container de serviços, fornecendo o benefício de uma sintaxe concisa e expressiva enquanto é mantida mais testável e flexível do que os métodos estáticos tradicionais.
Quando usar o padrão Abstract Factory?Quando um sistema deve ser independente de como seus produtos são criados, compostos e representados.Quando um sistema deve ser configurado com uma entre várias famílias de produtos.
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A principal diferença entre Factory Method e Abstract Factory é que o primeiro representa um método simples, enquanto o segundo é um objeto. Por ser um método, o Factory Method pode ser sobrescrito em subclasses. O Abstract Factory, por sua vez, é um objeto que pode conter várias fábricas.
O Abstract Factory é um padrão de projeto criacional, que resolve o problema de criar famílias inteiras de produtos sem especificar suas classes concretas. O Abstract Factory define uma interface para criar todos os produtos distintos, mas deixa a criação real do produto para classes fábrica concretas.
O Observer resolve o problema de publisher-subscriber de maneira elegante através do uso de interfaces e de uma solução simples para o aumento do número de subscribers. Já o Singleton resolve, com poucas linhas de código, o problema de entidades que precisam fornecer apenas uma instância para toda a aplicação.
(2007) sugere o uso do padrão mediator quando:objetos se comunicam de forma especifica e complexa.reutilização de um objeto se torna difícil, devido a quantidade de objetos no qual ele se comunica.quando temos comportamentos distribuídos e esse comportamento deveria ser customizável.
O padrão Decorator adiciona funcionalidades a objetos de forma dinâmica (em tempo de execução), permitindo assim a expansão do objeto de maneira mais flexível.
Quando usar o padrão Decorator?Para adicionar responsabilidades dinamicamente a objetos individuais e transparentemente (sem afetar outros objetos)Quando há responsabilidades que podem ser retiradas.Quando a herança geraria uma explosão de subclasses.
O Facade é um padrão de projeto estrutural que fornece uma interface simplificada (mas limitada) para um sistema complexo de classes, biblioteca, ou framework. Embora o Facade diminua a complexidade geral do aplicativo, também ajuda a mover dependências indesejadas para um só local.
Os Commands são uma substituição orientada a objetos para callbacks; Especificar, enfileirar e executar solicitações em tempos diferentes. Um objeto Command pode ter um tempo de vida independente da solicitação original.
O padrão de projeto Observer é responsável por observar e notificar a mudança de estado entre objetos distintos através de uma dependência um-para-muitos.
Template - O padrão Factory é freqüentemente usando com o padrão Template.
A definição oficial do padrão Facade é: “O Padrão Facade fornece uma interface unificada para um conjunto de interfaces em um subsistema. O Facade define uma interface de nível mais alto que facilita a utilização do subsistema”.
Para implementar um Facade basta possuirmos qualquer método que ofereça um acesso simples e fácil para um fluxo complicado. Nos exemplos das Listagens 1 a 4 temos um Facade que abstrai um trabalho complicado já implementado para o usuário.
Pure fabrication (invenção pura)
Uma fabricação/invenção pura é uma classe artificial que não representa um conceito no domínio do problema, especialmente feito para conseguir baixo acoplamento, alta coesão e o potencial de reutilização derivado (quando uma solução apresentada pelo padrão information expert não é).
Os decorators oferecem a possibilidade de adicionar metadados e comportamentos a declaração de classes, métodos e propriedades. Segundo a documentação, é um recurso experimental no TypeScript e pode ter mudanças em releases futuras. ... propertyKey - Nome do método, propriedade ou classe que receberá o decorator.
Na prática, o decorador age como uma embalagem de presente, acondicionando a função sem alterar seu conteúdo (ele continua sendo um presente) mas deixando-o mais bonito.
Description: Problem: Dinamicamente, agregar responsabilidades adicionais a um objeto. Os Decorators fornecem uma alternativa flexível ao uso de subclasses para extensão de funcionalidades.
Singleton é um (anti-)padrão de projeto de software (do inglês Design Pattern). Este padrão garante a existência de apenas uma instância de uma classe, mantendo um ponto global de acesso ao seu objeto.
O Mediator é um padrão de projeto comportamental que reduz o acoplamento entre os componentes de um programa, fazendo-os se comunicar indiretamente, por meio de um objeto mediador especial.
O padrão Mediator sugere que você deveria cessar toda comunicação direta entre componentes que você quer tornar independentes um do outro. Ao invés disso, esses componentes devem colaborar indiretamente, chamando um objeto mediador especial que redireciona as chamadas para os componentes apropriados.
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