Os cubos são o suporte do disco de freio ou do tambor de freio. Nele estão fixados os parafusos de roda e o rolamento de roda. O cubo também serve para transmitir o torque da junta homocinética para as rodas do veículo, dando movimento para o mesmo.
Pancadas e infiltrações: pancadas severas e em alta velocidade, causadas por buracos ou choques da roda contra o meio-fio, danificam o cubo de roda.
Problemas no cubo de roda: fique atento, o veículo avisa
Para resolver casos assim, na família Gol, a dica é utilizar dois parafusos do amortecedor dianteiro do Chevrolet Astra durante a desmontagem. Como são mais compridos e têm a mesma rosca da peça (M12x1,5), basta apertar um de cada lado, de forma alternada, até soltar.
Com as vias em más condições, comuns no Brasil, os rolamentos são mais desgastados do que o normal. Isso ocorre porque as rodas estão em contato direto com o solo e o impacto é absorvido pelas esferas, que ficam alocadas no cubo da roda.
Sobre os cubos Dentre os modelos mais recomendados do mercado estão os cubos X-Time e os da linha Powerway, como o cubo Boost com freehub Standard. A linha Powerway é mais um excelente complemento que chegou para compor nossas máquinas junto ao reverenciado kit Shimano.
Com as vias em más condições, comuns no Brasil, os rolamentos são mais desgastados do que o normal. Isso ocorre porque as rodas estão em contato direto com o solo e o impacto é absorvido pelas esferas, que ficam alocadas no cubo da roda.
Quando o rolamento apresenta problemas, o barulho vem das rodas e é identificado pelo som áspero, parecido com um ronco, como se tivesse areia nas rodas do carro. O ruído começa mais fraco e vai aumentando à medida que o carro se move por uma distância maior.
Quando o rolamento da roda está quebrado ou danificado, o ruído começa muito fraco e torna-se mais alto ao longo do tempo. Soa como o barulho que seus pneus fazem quando batem em algo metálico na estrada, às vezes parecido com o som de cartas batendo nos aros de uma bicicleta.
Uma roda com rolamento danificado pode travar e, caso isso aconteça, o carro pode girar, capotar, perder poder de direção e frenagem, e aí os riscos são imensos.
A manutenção do cubo de roda feita com atenção e cuidado, pode não só eliminar gastos desnecessários, mas também assegurar a segurança no trânsito e evitar acidentes.
Quando o veículo estiver em um elevador ou apoiado em um macaco e, ainda com a roda bem presa ao cubo de roda, e o conjunto pneu/roda balançar para os lados ou para cima e para baixo quando puxado, Isso é a indicação de um cubo de roda quebrado e deve ser substituído imediatamente.
Outra indicação de um conjunto de cubo de roda danificado é quando o volante vibra em velocidades mais baixas e vai piorando conforme o carro acelera. Um cubo de roda danificado também pode fazer com que o volante fique solto quando você está dirigindo pela estrada, principalmente ao fazer curvas, parece que ele está com folga.
Um cubo de roda danificado também pode fazer com que o volante fique solto quando você está dirigindo pela estrada, principalmente ao fazer curvas, parece que ele está com folga. Em geral, a razão para isso é um rolamento de roda desgastado dentro do conjunto do cubo.
Como desativar itens em quarentena McAfee?
Como recuperar o regedit do Windows 7?
Como fazer backup no notebook Multilaser?
O que significa uma joaninha morta?
Como restaurar banco de dados SQL Server?
O que fazer quando o Moto G trava na tela inicial?
Como recuperar um arquivo desfeito?
É possível restaurar um dente quebrado?
Como não perder as fotos do iPhone?
O que fazer para não sentir ciúmes do namorado?
Como não sentir dor ao correr?
Como não ter medo de anestesia?
Como não selecionar uma célula no Excel?
Como não ter ciúmes de ficante?
Porque não senti dor quando coloquei o aparelho?
Como não receber mensagens de números desconhecidos no WhatsApp?