Os recursos minerais têm utilidade como matéria prima para a fabricação de vários produtos, desde objetos domésticos, até automóveis, pontes, satélites artificiais, foguetes espaciais etc.
Os recursos metálicos são, entre outros, o ferro, alumínio, manganês, magnésio, cobre, cromo, mercúrio, chumbo, estanho, ouro, prata e urânio. Outros recursos minerais são o cloreto de sódio, enxofre, fosfatos, nitratos, areia, argila, cascalho, amianto, água, petróleo e carvão mineral.
Os tipos de exploração de recursos minerais podem ser classificados em dois grandes grupos: Lavra subterrânea e lavra a céu aberto. Isso porque os dois possuem diferentes técnicas de explotação do minério, chamadas de métodos de lavra.
Recursos minerais, também chamados de minérios, são caracterizados como materiais inorgânicos que ocorrem naturalmente na crosta terrestre, e cuja exploração é economicamente viável. Os minérios são amplamente utilizados como matéria-prima para a elaboração de diversos bens, desde aviões até eletrodomésticos.
Conforme visto os bens minerais não-metálicos são de suma importância e atendem diversas necessidades da população. Na infraestrutura de habitações, saneamento básico e até mesmo na produção de energia hidroelétrica; ressalta-se também seu amplo uso em fertilizantes minerais, fundamentais para a produção de alimentos.
23 curiosidades que você vai gostar
Em Minas Gerais, o ferro é explorado no Quadrilátero Ferrífero (região centro-sul do Estado), enquanto que no Pará é explorado na Serra dos Carajás, localizada no sudeste do Estado. Segundo o Ministério de Minas e Energia do Brasil, o minério de ferro representa 93% das exportações do setor de mineração do país.
Lavra Subterrânea
Nele, o acesso ao minério é realizado primeiramente por shafts e secundariamente pelas galerias, que são escavações horizontais realizadas para se permitir a exploração do minério e podem ser chamadas de drifts.
Cálcio. Por que é importante: esse é o mineral mais abundante no organismo, sendo responsável por 1 a 2% do peso do corpo.
Como visto no post Mineração no Brasil, os minérios explorados que mais se destacam no país são o alumínio, cobre, estanho, ferro, manganês, nióbio, níquel e ouro, que correspondem a 98,6% do valor de toda a produção mineral brasileira comercializada.