O solo serve para dar sustentação às plantas, age como armazenador de água e é um filtro natural de poluentes, além de ser um meio de vida para o homem, onde se produz alimentos, construção de casas, estradas e demais necessidade humanas.
As condições químicas do solo afetam as relações solo-planta, a qualidade da água, o poder tampão, a disponibilidade de nutrientes e de água para as plantas e outros organismos, mobilidade de contaminantes e algumas condições físicas, como a tendência de formação de crostas superficiais.
A calagem também aumenta a disponibi- lidade do fósforo e molibdênio, tem efei- to na microflora do solo, inclusive nas bactérias fixadoras de nitrogênio, favore- ce a melhoria nas propriedades físicas do solo, tornando-o mais poroso, e promo- ve maior desenvolvimento radicular das plantas, ampliando sua capacidade em ...
A importância do húmus para a o solo é múltipla. Ele fornece nutrientes para as plantas, regula as populações de micro-organismos e torna os solos férteis. O húmus também é fonte de carbono, nitrogênio, fósforo, cálcio, ferro, manganês, entre outras substâncias essenciais para o crescimento saudável dos vegetais.
De modo geral os tipos de solos presentes no mundo de dividem em 3 grandes grupos: arenoso, argiloso, humoso(orgânico). A definição de cada um deles são baseados na textura. Confira!
Irrigar e drenar são alguns dos cuidados que devem ser tomados para manter o nível da umidade necessário ao solo e para garantir que ele continue fértil. Com a irrigação, a água chega as regiões ou áreas muito secas. Já com a drenagem, retira-se o excesso de água do solo, possibilitando que ele seja arejado.
Contudo, pode ser visto sobre diferentes óticas. Para um engenheiro agrônomo o solo é a camada na qual pode-se desenvolver vida (vegetal e animal). Para um engenheiro civil, sob o ponto de vista da mecânica dos solos, solo é um corpo possível de ser escavado, sendo utilizado dessa forma como suporte para construções ou material de construção.
O solo é importante, pois ele permite a manutenção do ecossistema terrestre. A partir dele, as plantas retiram os nutrientes para desenvolver-se, bem como os seres vivos que dependem dele. Por isso, ações de cuidado com o solo são tão muito necessárias.
Estes fatores são classificados em ativos e passivos em relação a adição ou recepção de energia no sistema, respectivamente. O clima e os organismos são classificados como fatores ativos e o material de origem, tempo e relevo como fatores passivos. Estes fatores atuam juntos na formação do solo e afetam as características do mesmo.
Ou seja, desde a escala microscópica, diariamente, há alteração por organismos vivos no solo, da mesma forma que o clima, ao longo de milhares de anos, modifica o solo. Dessa forma, temos solos na maioria recentes, quase nunca ultrapassando idades Terciárias.
Como transferir dinheiro do cartão Pamcard?
O que é suscitar conflito de competência?
Como ler um medidor de energia digital?
Porque Dia 12 e o Dia de Nossa Senhora Aparecida?
Como imprimir várias etiquetas Shopee na mesma folha?
Como emitir recibo de veículo?
O que fazer para retirar água de dentro do ouvido?
Como usar boina masculina no verão?
Como preparar cacau em pó com leite?
Como o mercúrio interage na cadeia alimentar até chegar no ser humano?
Como configurar a impressora para imprimir colorido?
Que tal cachos dos sonhos resenha?
Como o ouro é formado na Terra?