ARUANDA - Lugar onde moram os orixás e as entidades superiores. No Catolicismo é o Céu. No Espiritismo são as colónias espirituais.
Cada um dos orixás representa uma força da natureza, alguma característica da personalidade humana ou alguma atividade. Cada um tem também suas cores, seu emblema e seu dia da semana. No Brasil, em Cuba e no Haiti, os orixás foram associados a santos da Igreja Católica, e essa identidade varia conforme o lugar.
9Quando o orixá se manifesta na terra, ele emite um grito ritual, ou um som específico dele, chamado ilá. O ilá do orixá é o sinal de que o orixá está na terra, e de que aquela pessoa que manifestou o orixá não está mais ali, mas sim a divindade digna de adoração.
Atualmente no Brasil são cultuados apenas 12 orixás. Já foram 16: quatro deles (Obá, Logunedé, Ewa e Irôco) há algum tempo só se manifestam em ocasiões bissextas, basicamente em festas e rituais específicos. Um número pequeno, diante dos mais de 200 existentes na África Ocidental, a célula mater dessas divindades.
Orixás são deuses cultuados pelas muitas crenças africanas, sendo ligados à família e aos clãs. ... No sistema religioso africano, os orixás representam a força do grupo, da família. Têm caráter social e a função da proteção e sobrevivência do grupo.
Numerologia dos Orixás – Odus
Os orixás correspondem aos pontos de força da natureza e possuem características semelhantes às dos seres humanos, pois manifestam emoções como, tristeza, raiva, ciúme, paixão. Assim, cada um possui sua história, personalidade e desejos.
Segundo a crença, cada pessoa recebe a influência de dois orixás principais. O primeiro é conhecido como o “orixá da frente” e o segundo como o “orixá de trás”, “segundo santo” ou “jutó”.
Os orixás têm características humanas, virtudes e defeitos: podem ser vaidosos, temperamentais, ciumentos, maternais. Os atributos, quase sempre, têm um paralelo com o meio ambiente.
O primeiro é conhecido como o “orixá da frente” e o segundo como o “orixá de trás”, “segundo santo” ou “jutó”. Esse casal de divindades promove a proteção de seu seguidor e são reverenciados pelo pai de santo quando este toca a testa, para o orixá da frente, e a nuca para o orixá de trás.
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