A gestão da qualidade surgiu em meados da década de 1920 e ganhou visibilidade durante a Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de garantir à indústria bélica qualidade e eficiência de seus produtos, corrigindo erros que acabavam por causar muitos prejuízos. De lá pra cá muita coisa mudou e foi aprimorada.
O termo “qualidade total” foi utilizado pela primeira vez por Armand Feigenbaum no ano de 1956. ... Foi ele quem propôs a ideia de que a verdade qualidade só poderia resultar de um trabalho conjunto, no qual todos os envolvidos com o processo de produção de um determinado bem ou serviço estivessem envolvidos.
Surgiu no Japão, no período pós-guerra. No entanto, passou a ser mais empregado e difundido com o maior desenvolvimento das tecnologias da informação e da produção em massa de diversos produtos. Os japoneses passaram a adotar a gestão da qualidade total para se recuperarem das perdas sofridas após as guerras.
Ela pode ser definida como “adequação ao uso”, “satisfação do cliente”, “fazer as coisas certas da primeira vez” ou “zero defeitos”.
Assim, os primeiros inspetores começaram a ser introduzidos nas fábricas — isso em solo norte-americano— para supervisionar e eliminar os defeitos de fabricação. No início da década de 1940 o mundo estava em crise por conta da Segunda Guerra Mundial.
38 curiosidades que você vai gostar
Era da Qualidade Total: Em 1961, Feigenbaum apresentou o controle da qualidade total, que possuía duas ideias principais: o foco no cliente e os sistemas da qualidade.
O termo “controle da qualidade total” foi usado pela primeira vez por Armand Feigenbaum, em 1956, quando ele propôs a idéia de que a qualidade só poderá resultar de um trabalho em conjunto de todos os que estão envolvidos no desempenho da organização, não apenas de um grupo de pessoas.
Podemos dizer que a história da qualidade começou com a Revolução Industrial e a disseminação da produção em série.
Qualidade, segundo a ISO (International Standardization Organization), é a adequação e conformidade dos requisitos que a própria norma e os clientes estabelecem. Em outras palavras, a qualidade é o nível de perfeição de um processo, serviço ou produto entregue pela sua empresa.
Pode colocar amaciante no vaporizador?
O que é uma hipertermia maligna?
Faz mal adulto usar shampoo de bebê?
Como conseguir licença para cortar árvores?
Como identificar uma norma jurídica?
Quantas e quais são as partes do corpo humano?
Qual a diferença entre seretide e symbicort?
O que é uma decisão interlocutória no processo do Trabalho?
O que são misturas e soluções?
Como o citoesqueleto participa da divisão celular?
Quanto tempo a CNH fica suspensa por excesso de velocidade?
Como fazer uma caixa de marcação no Word?
Como funciona chave de impacto?
Qual os benefícios de leite de soja?