A primeira usina de dessalinização surgiu em 1928, na ilha de Curaçao, no Caribe. Apesar do Brasil ser privilegiado com 12% da água doce do planeta, boa parte do mundo sofre com a falta do recurso natural.
Foi o que fez Ben Sparrow, um jovem engenheiro mecânico inglês que criou um sistema de purificação de água mais eficiente que formas convencionais de dessalinização.
Em 1960, os pesquisadores S. Loeb e S. Sourirajan desenvolveram a primeira membrana utilizada na osmose reversa, a membrana de acetato de celulose assimétrica. Em 1928 foi instalado em Curaçao uma estação dessalinizadora pelo processo da destilação artificial, com uma produção diária de 50 m³ de água potável.
A lista dos seis maiores produtores de água dessalinizada – Arábia Saudita (onde o método responde por 70% da água potável consumida), Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Espanha, Kuwait e Japão – ainda mostra que a dessalinização é associada majoritariamente a países ricos.
O Programa já instalou 651 sistemas de dessalinização: 239 no Ceará, 50 na Paraíba, 29 em Sergipe, 17 no Piauí, 69 no Rio Grande do Norte, 55 em Alagoas e 192 na Bahia.
19 curiosidades que você vai gostar
Os estados de Minas Gerais e Maranhão estão na fase de diagnóstico. Pernambuco já contratou as obras de implantação dos sistemas. Para este ano, há a previsão de entrega de mais 55 sistemas de dessalinização.
No Brasil, o sistema de dessalinização da água já é usado em nove estados. ... O mesmo processo é usado em comunidades no sertão do Ceará, onde a água do subsolo é salobra. Neste caso, a água dos poços é bombeada para o dessalinizador, que usa membranas para reter o sal.
Um dos líderes nessa tecnologia é Israel, onde cerca de 80% da água potável consumida pela população é proveniente do mar.
A água marinha dessalinizada é a força vital da Arábia Saudita — e ainda mais na Universidade de Ciência e Tecnologia Rei Abdullah (Kaust, na sigla em inglês), um centro internacional de pesquisa. A dessalinização fornece toda a água doce utilizada na universidade, cerca de 19 milhões de litros por dia.
Evaporação. A destilação térmica, ou evaporação, imita o ciclo natural da chuva para promover a dessalinização. Por meio de energia, que pode ser fóssil ou solar, a água do mar é aquecida e, assim, passa do estado líquido para o gasoso.
O dessalinizador utiliza o processo de osmose inversa no qual membranas semipermeáveis, que funcionam como um filtro, conseguem retirar da água salobra ou salina a quantidade de sais imprópria para consumo humano, produzindo dois efluentes, o permeado (água dessalinizada) e o concentrado.
Existem vários processos físico-químicos para a retirada da maior parte dos sais minerais da água salgada, dentre os quais quatro deles podem ser destacados:→ Evaporação ou dessalinização térmica.→ Osmose reversa.→ Destilação multiestágios.→ Congelamento.
A dessalinização é um processo físico-químico de tratamento de água que retira o excesso de sais minerais, micro-organismos e outras partículas sólidas presentes na água salgada e na água salobra, com a finalidade de obter água potável para consumo.
Já são cerca de 250 sistemas em operação. Com custo unitário de cerca de R$ 150 mil, os sistemas tratam a água salobra retirada de poços separando a água potável da água salgada.
A água salgada, na maneira como está disponível, não pode ser consumida. Essa água é rica em cloreto de sódio, o mesmo sal que usamos para preparar alimentos, e o excesso de sal no nosso corpo faz com que as células comecem a perder água por osmose, o que provoca desidratação.
Médico francês, nascido em 1776 e falecido em 1847, doutorou-se na Universidade de Paris em 1806. Em 1827 descobriu o fenómeno da osmose através de membranas semipermeáveis e, já nessa época, reconhecia a importância da clorofila no processo de utilização do dióxido de carbono pelas folhas.
No Kuwait, país com a menor disponibilidade de água do mundo, a luta por esse recurso é sempre uma prioridade do Estado, que precisa importar uma grande quantidade– ao passo em que o país é um dos maiores exportadores de petróleo – e também recorrer a técnicas de dessalinização da água do mar.
Quanto mais um país apresenta capacidade de produção e distribuição de bens materiais, maior se torna a sua força econômicaEstados Unidos: a maior economia do mundo. PIB: 21,4 trilhões de dólares. ... China. PIB: 14,3 trilhões de dólares. ... Japão. PIB: 5,1 trilhões de dólares. ... Alemanha. ... Índia. ... Reino Unido. ... França. ... Itália.
Pesquisadores dos Estados Unidos e da China desenvolvem um sistema de dessalinização da água do mar, movido a energia solar, que poderá beneficiar locais onde a crise hídrica já é realidade. O equipamento é barato e tem alto nível de eficiência.
A solução veio nos anos 2000: em apenas uma década, Israel construiu cinco usinas de dessalinização, que transformam a água do mar em água potável. Juntas, elas hoje fornecem quase a metade da água que os israelenses bebem.
É possível transformar a água do mar em água potável? Sim, é possível e por diversos meios. ... Outras técnicas aplicadas são as que usam membranas semipermeáveis para separar o sal da água. Entre essas, as principais são a osmose reversa e a eletrodiálise.
É possível, sim – e isso já ocorre em vários países onde a água doce de rios, lagos e represas é escassa. Hoje, mais de 100 nações, principalmente no Oriente Médio e no norte da África, possuem usinas que retiram da água salgada o cloreto de sódio (o sal de cozinha), deixando o líquido pronto para beber.
Água tem mais minerais que a comum, e processo é feito no litoral de SP. ... Uma empresa em Bertioga, no litoral de São Paulo, criou um método próprio de dessalinização da água do mar que, além de remover o sal, consegue manter 63 minerais importantes para o organismo humano presentes no mar.
Uma estratégia recentemente desenvolvida vem sendo adotada na região, com destaque para Israel, que desenvolveu a maior usina de dessalinização do mundo. Ela consiste, basicamente, em retirar a água do mar e transformá-la em água potável, própria para consumo.
E onde está toda a água da Terra? Enquanto 97% da água da Terra é salgada e está nos aceanos e nos mares; dos 3% restantes 2,2% estão na forma de gelo, nos polos Norte e Sul; 0,6% dela está embaixo da camada superficial do solo; 0,1% está na atmosfera; e somente 0,1% dela está disponível nos rios e lagos do planeta.
O que fazer quando a entrada do fone de ouvido não funciona?
Como saber se estou matriculado na escola estadual?
Como saber se a fralda da alergia?
Como saber quem desfez a amizade no Facebook?
Como saber se a rodovia é asfaltada?
Qual a diferença das esponjas de maquiagem?
Quais os principais problemas causados pelos lixões?
Como se dividem os linfócitos?
Como os lipídios geram energia?
Como saber se o capacitor do ar está ruim?
O que acontece com um canal de dente mal feito?
Quem conhece mais perguntas amigas?
Como saber se minha bebê tem diabetes?
Como signo de Capricórnio fica quando está com ciúmes?
Como saber se o animal é legalizado?
Como fazer a leitura dos capacitores de poliéster?
Como o Linfocito T ativa o Linfocito B?