Os países que mais se destacam no hipismo mundial são: Holanda, Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha e Bélgica. O Hipismo também é conhecido como Equitação. O homem praticante do esporte é o cavaleiro, e a mulher é cavaleira ou amazona.
Como esporte, o hipismo é uma competição em que vários cavaleiros apresentam suas habilidades em provas de perícia, velocidade e adestramento, considerando harmonia, precisão e resistência dos competidores durante as provas, compostas de cercas de quase 2 m de altura, barreiras, muros e fossos cheios de água.
Há provas individuais e por equipes. No hipismo paraolímpico, a pista deve ter algumas adaptações em relação à modalidade convencional para oferecer maior segurança aos atletas. A areia, por exemplo, é compactada para facilitar a locomoção. Também são utilizadas sinalizações sonoras para orientar os competidores cegos.
A performance dos atletas é avaliada por sete juízes. Entre os quesitos, o mais importante é o controle do cavaleiro ou da amazona sobre o animal, sendo que até a postura da cabeça do cavalo é levada em conta. A dupla que receber a melhor avaliação é a vencedora.
Algumas regras dessa disciplina estão listadas a seguir:
Coordenação motora, concentração e equilíbrio A equitação traz ganhos importantes nesse quesito, principalmente para crianças. O hipismo estimula mudanças na postura corporal, ajuda no ganho de equilíbrio e na concentração.
Hipismo paralímpico Essa modalidade é disputada por atletas com deficiência visual e/ou fisicomotora (paralisados, com deficiência nos membros inferiores ou de baixa estatura). Nesse formato, a modalidade apresenta apenas uma disciplina, que é a de Adestramento Paraequestre.
O vencedor é aquele que consegue terminar o trajeto com o menor número de faltas. São realizadas dois tipos de prova nessa categoria: individual e em grupo. Na prova individual, há três eliminatórias para chegar ao número de 20 de cavaleiros (homens e mulheres competem lado a lado) para a disputa das medalhas.
Os cavaleiros devem conduzir o cavalo em três modalidades: adestramento, salto e CCE (Concurso Completo de Equitação), com o menor número de faltas possível. Sete juízes avaliam a precisão dos movimentos, com notas de 0 a 10. Os erros são informados por meio de sinos.
As modalidades do hipismo
O hipismo melhora a coordenação motora, o equilíbrio, a postura, a resistência aeróbica, regula a pressão arterial. Proporciona também benefícios psicológicos como: rapidez dos reflexos, o desenvolvimento da percepção de si próprio, melhora a autoconfiança, o processo de aprendizagem escolar e a sociabilização.
A seguir, você confere em detalhes as três principais modalidades olímpicas do hipismo. Nessa categoria, cavaleiro e cavalo são chamados de conjunto e têm como objetivo vencer os obstáculos espalhados pela pista. Em geral são entre 8 e 12 obstáculos, com altura máxima de 1,60 m.
O Hipismo pode ser compreendido como arte, atividade de lazer ou esporte. Esse último surgiu no século XIX, inspirado no hábito dos ingleses, que caçavam raposas.
Não estão no quadro olímpico as seguintes provas de hipismo: enduro equestre (prova em longa distância separada em etapas); volteio (ginástica sobre o cavalo) e a tradicional corrida de cavalos. Internacionalmente, a FEI (Federação equestre Internacional), com sede na Suíça, organiza as competições e eventos de hipismo.
Como transformar um quarto em um closet?
Como fazer um PDF reconhecer as letras?
Como transformar um número comum em decimal?
Como fazer cera para depilação que não precisa de papel?
Como excluir URL do autocompletar de Opera?
Como tirar anúncios do celular que aparecem do nada?
Como usar controle Xbox One com fio?
Quanto tempo deixar o vinagre no rejunte?
Como usar o aromatizante coala?
Como faço para somar e multiplicar na mesma fórmula no Excel?
Como restaurar piso antigo vermelho?
Pode colocar cinza nas orquídeas?
Como fazer curativo com Petrolatum?
Como fazer a primeira limpeza do porcelanato?
Como limpar um microfone sem fio?