A pesca artesanal no Brasil é praticada em toda extensão do litoral do país.
Arrasto
De acordo com o Ministério da Pesca “É uma atividade baseada em simplicidade, na qual os próprios trabalhadores desenvolvem suas artes e instrumentos de pescas, auxiliados ou não por pequenas embarcações, como jangadas e canoas. Esses pescadores atuam na proximidade da costa, dos lagos e rios.”
Naquela época, a pesca de subsistência consistia na captura manual de peixes ou no uso de ferramentas rudimentares feitas de materiais naturais dos quais não havia vestígios. Teria sido praticada principalmente por populações estabelecidas perto de lagos e rios.
A pesca artesanal sustentável emprega 90% da indústria pesqueira global, sendo a base do desenvolvimento das pequenas comunidades de pescadores. A pesca sustentável gera menos resíduos, minimiza o consumo de energia e reduz o uso de produtos químicos que causam danos à camada de ozônio.
A pesca é a atividade comercial praticada ao longo de todo o litoral brasileiro, que se estende por mais de 8.500 km de Costa, apresentando, portanto, elevada importância social e econômica para enorme contingente de trabalhadores nas regiões.
A pesca pode ter duas finalidades: subsistência ou comercialização; além de ser executada das seguintes maneiras: artesanal ou comercial. Pesca artesanal: o resultado dessa atividade extrativa, ou seja, o peixe, é consumido pela família do pescador, o excedente é comercializado no mercado local.
Características do Pescador Muitas vezes pode ficar horas esperando o momento de pegar um peixe. O pescador é geralmente solitário – pode reparar que é muito difícil ver grupos de pescaria, com muita conversa e brincadeiras. O motivo principal para isso não ocorrer é para não espantar os peixes.
O Pescador por ser o profissional responsável por utilizar instrumentos como varas, iscas, redes e barcos pesqueiros para retirar de água doce ou salgada peixes, moluscos e crustáceos, que servirão de alimento à própria família e também para comércio se relaciona com a área de caça.
Embora realizada em pequena escala, a pesca artesanal é responsável por metade do pescado consumido pela população humana, e emprega 25 vezes mais trabalhadores do que a pesca industrial (aproximadamente 12 milhões de pessoas).
A pesca artesanal brasileira possui numerosas e complexas características que levam em consideração fatores sociais, econômicos e ambientais intrínsecos a cada região.
Apesar dos esforços para registrar os pescadores artesanais, a ilegalidade nas pescarias dificulta o manejo do pescado, que pode tornar-se alvo da sobrepesca (pesca exploratória acima da capacidade de recuperação das espécies, afetando a manutenção do recurso pesqueiro).
Por sorte, produzir redes é um artesanato bem desenvolvido que fica mais fácil com a prática. Você só precisa de um pouco de espaço, um pouco de linha ou barbante e algumas ferramentas para começar. Escolha a linha. Na teoria, sua rede de pesca pode ser feita de qualquer linha ou barbante.
O que aconteceu com o gato da Capitã Marvel?
Em que ano se aprende regra de 3?
Qual será Valor Auxílio Brasil 2022?
Como desativar o botão Google Assistente moto e7?
O que é uma operação bancária?
Qual o prazo para o INSS analisar um recurso?
Como calcular a capacidade de um NoBreak?
Como era conhecida a Era Paleozoica?
Qual a altura da Lauren German?
O que é crime de ação simples?
Quem volta na 18 temporada de Greys Anatomy?
Como são classificadas as máquinas agrícolas?
Qual é o valor do show de Gusttavo Lima?
Como funciona a desoneração da folha de pagamento?
Qual é a droga mais forte que existe?