Bacia Sedimentar do Parnaíba
O sistema com a melhor qualidade de água é o aquífero Cabeças, com melhor potencial hidrogeológico, localizado na Bacia Sedimentar do Parnaíba.
Sua maior ocorrência se dá em território brasileiro (2/3 da área total), abrangendo os Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Nosso Sistema Aquífero Guarani - Cerca de 70% do total da área do SAG (840 mil km²) estão no Brasil, estendendo-se por oito estados: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo (MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, 2007).
O Aquífero Alter do Chão está localizado na região Norte do Brasil, mais precisamente em algumas partes dos estados do Amazonas, Pará e Amapá, conforme podemos observar no mapa abaixo, muito embora partes de seus limites ainda não tenham sido totalmente traçadas.
O Chapadão Urucuia é uma região de relevo aplainado com altitudes variando de próximo de 1000 m nas fronteiras baianas com os estados de Goiás e Tocantins, até cerca de 550 m no entorno da planície do rio São Francisco.
O Brasil possui dois dos maiores aquíferos do mundo, o Guarani e o Alter do Chão. Outros também merecem destaque, como o Cabeças, o Urucuia-Areado e Furnas. Formadas por rochas permeáveis, essas formações geológicas transmitem água (muitas vezes potável) para poços e nascentes.
Aquífero Furnas
O Aquífero Furnas é um aquífero sedimentar de extensão restrita, aflorando apenas no sul do Estado de São Paulo, em uma área de aproxi- madamente 530 km2.
O aqüífero Guarani é a principal reserva subterrânea de água doce da América do Sul. O Aquífero Guarani é a principal reserva subterrânea de água doce da América do Sul e um dos maiores sistemas aquïferos do mundo, ocupando uma área total de 1,2 milhões de km² na Bacia do Paraná e parte da Bacia do Chaco-Paraná.
A maior parte dele, cerca de 70%, estende-se por estados brasileiros, como o Mato Grosso, Mato Grosso do sul, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A outra parte está distribuída entre a Argentina, o Uruguai e o Paraguai.
Isso mesmo, um “gigante subterrâneo” chamado Sistema Aquífero Guarani (SAG)! Esse gigante é um grande depósito de água que abrange 4 países: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Tem uma extensão de 1,2 milhões de quilômetros quadrados, equivalente a soma dos territórios da França, Itália e Espanha!
Geralmente, ao penetrar em camadas porosas, quase sempre de rochas sedimentares, a água passa por um natural processo de filtragem, tornando-se própria para consumo. Em um aquífero ocorre também uma permeabilidade que permite a movimentação do volume de água em seu interior.
Em uma dessas possibilidades, há a divisão que apresenta três tipos de aquíferos: os livres, os suspensos e os confinados O aquífero livre apresenta-se com um extrato superior permeável, sendo inferiormente limitado por uma rocha permeável ou semipermeável.
Os aquíferos são importantes fontes de recursos em razão de sua grande quantidade de água armazenada.
Esse tipo de aquífero é o de mais fácil extração de recursos hídricos, sendo, muitas vezes, chamado de aquífero freático. Os aquíferos suspensos são formados por uma base inferior impermeável e uma base superior permeável ou semipermeável, sem a capacidade de transmitir, acumular ou receber mais água. Não pare agora...
Como a criatividade pode ser fomentada nas empresas?
Como era o funcionamento das feiras medievais?
Como ganhar cartas lendárias Clash?
Como funciona as folgas do Exército?
Como ganhar créditos de graça no celular da Claro?
Como conseguir internet claro grátis?
Como fugir de casa pra morar com o namorado?
Como funciona a assinatura da Amazon Prime?
Como funciona o corta cura lol?
Como funciona o CDB de liquidez diária do Banco Inter?
Como investir nas ações do Magazine Luiza?
Como funciona o cashback do Abastece Aí?
Como funciona um altímetro barométrico?
Quem tem direito ao Home Care da Unimed?
Como configurar o notebook para conectar à Internet via cabo?