O mesencéfalo localiza-se entre o diencéfalo e a ponte, e é atravessado por um canal conhecido como aqueduto cerebral ou aqueduto de Sylvius, que conecta o terceiro ao quarto ventrículo permitindo a passagem do líquido cefalorraquidiano (LCR).
Ponte. A função da ponte é transmitir as informações da medula e do bulbo até o córtex cerebral. Faz conexão com centros hierarquicamente superiores.
Situa-se anteriormente em relação ao cerebelo, superiormente ao bulbo e inferiormente aos pedúnculos cerebrais (mesencéfalo).
Ponte Cerebral
Ela é a porção central do tronco cerebral interposta entre o bulbo e o mesencéfalo. As funções da ponte (protuberância) cerebral são variadas e envolvem sono, respiração, deglutição, audição, controle da bexiga, equilíbrio e gustação, entre tantas outras funções motoras.
A ponte irá atuar no controle da respiração. É o centro de transmissão de impulsos para o cerebelo e a passagem para as fibras nervosas que ligam o cérebro até a medula; Bulbo: É chamado também de bulbo raquídeo ou medula oblonga.
24 curiosidades que você vai gostar
Ponte: Situa-se entre o bulbo e o mesencéfalo. ... Sua parte inferior está ligada à medula espinhal e a parte superior à ponte. Seu limite superior se encontra no nível do sulco bulbo-pontino (margem inferior da ponte) e seu limite inferior se encontra no nível do forame magno.
Enquanto a medula óssea é um tecido líquido que ocupa a cavidade dos ossos, a medula espinhal é formada de tecido nervoso que ocupa o espaço dentro da coluna vertebral e tem como função transmitir os impulsos nervosos, a partir do cérebro, para todo o corpo.
O mesencéfalo é uma estrutura situada entre a ponte e o cerebelo. É responsável pelas funções da visão, audição, movimento dos olhos e movimento do corpo. É a parte localizada entre o mesencéfalo e o bulbo.
Emerge do bulbo os seguintes nervos cranianos:nervo hipoglosso (XII), nervo acessório (XI), nervo vago (X) e nervo glossofaríngeo (IX). A substância cinzenta é onde estão presentes os núcleos dos nervos cranianos.
Sua base, situada ventralmente, apresenta estriação transversal em virtude da presença de numerosos feixes de fibras transversais que a percorrem. ... Percorrendo longitudinalmente a superfície ventral da ponte existe um sulco, o sulco basilar, que geralmente aloja a artéria basilar.
Entre a membrana aracnóide e a pia-máter está a cavidade (espaço subaracnóide) também chamada de cisterna aracnóide, onde circula o líquido cefalorraquidiana (líquor).
Introdução. O encéfalo é uma região pertencente ao sistema nervoso, e engloba o cérebro, tálamo, mesencéfalo, ponte cerebelo e bulbo. Pesa aproximadamente 1,4kg e sua função principal é processar e integrar as informações nervosas do corpo humano.
O III ventrículo fica localizado no interior do diencéfalo. O assoalho do III ventrículo é formado, de anterior para posterior, pelo quiasma óptico e por três estruturas do hipotálamo: infundíbulo, túber cinéreo e corpos mamilares.
Os neurotransmissores são substâncias que realizam conexões entre dois ou mais neurônios, criando um processo químico na sinapse (região localizada entre os neurônios). ... Neurotransmissor excitatório: é aquele que gera um sinal elétrico, estimulando a célula alvo a agir.
Os atos reflexos são respostas rápidas e involuntárias que ajudam a proteger nosso corpo.
Na parte caudal do bulbo, as fibras deste trato cruzam obliquamente o plano mediano e constituem a decussação das pirâmides. É devido à decussação das pirâmides que o hemisfério cerebral direito controla o lado esquerdo do corpo e o hemisfério cerebral esquerdo controla o lado direito.
Na face anterolateral, de cada lado, entre o pedúnculo cerebelar médio e a face ventral da ponte, emerge o nervo trigêmeo.
O dispositivo encontrado na extremidade do nervo é denominado de: Terminação nervosa.
É um órgão condutor de impulsos nervosos. Relaciona-se também com funções vitais como a respiração, os batimentos do coração e a pressão arterial; e com alguns tipos de reflexos, como mastigação, movimentos peristálticos, fala, piscar de olhos, secreção lacrimal e vômito.
O cerebelo é uma porção do sistema nervoso central que está relacionada com a nossa postura, coordenação e equilíbrio, bem como com o controle cognitivo, motivação e emoção.
Ele é formado pelo cérebro (telencéfalo e diencéfalo), cerebelo e tronco encefálico, constituindo-se na principal área integradora do sistema nervoso, o local onde se desenvolvem a inteligência e o raciocínio lógico e onde são elaboradas várias atividades emocionais, fisiológicas e motoras.
A medula espinhal tem a função de conduzir impulsos nervosos das regiões do corpo até o encéfalo, produzir impulsos e coordenar atividades musculares e reflexos.
A função dos nervos é garantir a comunicação entre o sistema nervoso central e os órgãos efetores e de sensibilidade.
Assim como a coluna vertebral, a medula espinal é dividida em segmentos: cervical, torácico, lombar, sacral e coccígeo. ... Existem 8 pares de nervos espinhais cervicais, 12 torácicos, 5 lombares, 5 sacrais e 1 coccígeo (um total de 31 pares).
Quem está de dieta pode comer nozes?
Quem foi o melhor Romário ou Ronaldo?
São publicados em revistas ou periódicos especializados?
Por que a Lei é importante para a educação bilíngue de surdos?
Qual melhor ácido para clarear virilha?
O que diz o artigo 193 da CLT?
Qual foi a desobediência de Jonas?
O que significa a estrela vermelha?
Que horas é a Fuvest 2022 segunda fase?
Quem desiste da ação tem que pagar custas?
Qual o objetivo de Nassau ao trazer artistas cientistas e naturalistas para o Brasil?
O que acontece com Lia na Bíblia?
Como abrir o caminho pro amor?
Como conservar o queijo cheddar?
Qual a Minizinha que não precisa de celular?