Em 1998, o urânio começou a ser explorado em Caetité, na Bahia, uma área onde existe uma reserva de 100.000 toneladas do minério. A Unidade de Concentrado de Caetité tem capacidade de produzir atualmente cerca de 400 toneladas/ano de concentrado de urânio, o suficiente para abastecer as usinas Angra 1 e Angra 2.
O depósito de Santa Quitéria está localizado na parte central do Estado do Ceará, a cerca de 45 Km a sudeste da cidade de Santa Quitéria. A jazida de Santa Quitéria possui reservas geológicas de 142,5 mil toneladas de urânio associado ao fosfato.
Os países com maiores reservas de urânio são: Austrália, Cazaquistão, Canadá, Rússia, Namíbia, África do Sul, China, Niger e Brasil, nesta ordem (fonte: World Nuclear Association).
A Mina de Itataia (ou Itatiaia) se localiza no Ceará, entre os municípios de Santa Quitéria e Itatira, e é a maior mina de urânio físsil do Brasil, além de conter fosfato e mármore branco, sendo responsável por 46% do urânio prospectado no país.
As reservas estão concentradas nos estados da Bahia, do Ceará, Paraná e de Minas Gerais, com cerca de 309 mil toneladas de concentrado de urânio. A única mina de urânio em operação no Brasil está em Caetité (BA) e tem capacidade de produzir 400 toneladas de concentrado de urânio por ano.
37 curiosidades que você vai gostar
Já foram identificadas potenciais áreas em Pitinga (Amazonas), onde o urânio encontra-se associado a outros minerais, e no Pará. Os países com maior potencial de recursos de urânio são: Austrália, Cazaquistão, Canadá, Rússia, Namíbia, África do Sul, Brasil, Niger e China (fonte: World Nuclear Association).
Em 1998, o urânio começou a ser explorado em Caetité, na Bahia, uma área onde existe uma reserva de 100.000 toneladas do minério. A Unidade de Concentrado de Caetité tem capacidade de produzir atualmente cerca de 400 toneladas/ano de concentrado de urânio, o suficiente para abastecer as usinas Angra 1 e Angra 2.
A única mina de urânio atualmente em atividade no Brasil está localizada em Caetité/Bahia, onde se encontram recursos minerais estimados em 99,1 mil toneladas de urânio. Nessa área já foram identificadas mais de 38 anomalias (áreas de grande concentração de urânio), por isso ela é denominada Província Uranífera.
“Nós temos hoje duas usinas em operação, Angra 1 e Angra 2. A retomada da produção de urânio vai permitir que a INB continue fabricando elemento combustível e garanta que as usinas continuem gerando energia. Nós temos hoje, em Angra 2, uma geração de 1.305 Megawatts; e, em Angra 1, 640 Megawatts.
Centro Tecnológico do Exército. O Centro Tecnológico do Exército, localizado em Guaratiba, no estado do Rio de Janeiro, é o local da instalação de reator produtor de plutônio, conhecido como "Projeto Atlântico", gerido pelo Instituto de Projetos Especiais (IPE) do Exército Brasileiro.
Atualmente, três países são responsáveis por mais da metade da produção de Urânio, sendo o Canadá o maior produtor mundial com 9,8 mil ton/ano, seguido pela Austrália com 7,6 mil ton/ano e Cazaquistão com 5,2 mil toneladas/ano.
Angra 1 está situada na Praia de Itaorna, em Angra dos Reis, foi a primeira usina do programa nuclear brasileiro, que atualmente conta também com Angra 2 em operação, Angra 3 em construção, conforme o planejamento da Empresa de Pesquisa Energética - EPE.
A mineração de urânio no Brasil é feita pela INB em sua Unidade de Concentração de Urânio, implantada no município de Caetité (BA). As atividades englobam as operações de mina e beneficiamento mineral.
ETFs – Investem em uma cesta de empresas ligadas à mineração de urânio. Os principais são: URA (NYSE), URNM (NYSE), NLR (NYSE) e HURA (TSE) Stocks (para quem gosta do stockpicking) – podendo ser de empresas exploradoras, desenvolvedoras, produtoras, de royalties ou fundos de urânio físico.
O Brasil possui duas usinas em operação atualmente: Angra 1 e Angra 2, instaladas no município de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro, com potencial de geração de 2 mil megawatts.
O minério é extraído da mina e transportado por caminhões para ser britado. Após passar por estágios de britagem primária e secundária (operações de redução do tamanho de partículas), o material é disposto em pilhas e recebe uma solução de ácido sulfúrico que extrai o urânio da rocha.
Para que possa gerar energia elétrica, o urânio precisa ser enriquecido, ou seja, concentrado no seu isótopo mais leve (urânio-235). Isso é feito nas diversas ultracentrífugas instaladas em forma de cascatas na Usina de Enriquecimento Isotópico de Urânio, da Fábrica de Combustível Nuclear da INB, em Resende/RJ.
A primeira usina nuclear, Angra 1, entrou em operação em 1985, e a segunda usina, Angra 2, foi ativada apenas em 2001. As duas usinas são gerenciadas pela Eletrobras e geram 2 gigawatts (GW) de potência, o equivalente a 2% da capacidade de geração nacional de eletricidade.
A Usina nuclear Angra 1 teve, em 2019, a maior produção de sua história. A unidade gerou 5.546.164 megawatts-hora (MWh), superando sua melhor marca, obtida em 2012 (5.395.561 MWh).
Mas você sabia que é possível ter um “potinho” de urânio em casa? Ele pode ser comprado de forma legal pela internet e está à venda na Amazon dos Estados Unidos por US$ 40, cerca de R$ 160. O item disponível é uma versão “apenas para uso educacional e científico”.
Os isótopos mais conhecidos do urânio são: 234U, 235U e 238U. Devido a radioatividade desse metal, sua maior aplicação está em gerar energia nuclear através da fissão do seu núcleo. Além disso, o urânio é utilizado na datação de rochas e armamento nuclear.
E além do urânio, nosso corpo também contém outros elementos naturalmente radioativos, como é o caso do potássio.
De acordo com a World Nuclear Association, 13 países possuem instalações de enriquecimento de urânio com diferentes capacidades industriais de produção: França, Alemanha, Holanda, Reino Unido, Estados Unidos, China, Rússia, Japão, Argentina, Índia, Paquistão, Irã e Brasil.
Atualmente ele é utilizado principalmente na produção de condutores de fluidos (petróleo e água) como componente das ligas de aço. Imagem de tubos condutores de fluidos feitos com ligas de aço e nióbio.
Chance de acidente é muito baixa, mas impactos seriam graves
Angra 1 entrou em operação comercial em 1985 e, Angra 2, em 2001. A construção de uma terceira usina, Angra 3, foi iniciada há 35 anos, tem 62% das obras executadas, mas atualmente o canteiro encontra-se paralisado.
Como saber se um relógio é verdadeiro?
Como se escreve Ex-vice-governador?
Como se escreve a palavra cocar de índio?
Como vender bolsas em consignação?
Como tirar o Hatchimals do ovo?
Como é que se escreve F cursivo?
Como dar baixa em uma folha de cheque?
Como saber se um número é primo ou não?
Como saber se o diploma do ensino médio é reconhecido pelo MEC?
Como faço para saber se tenho direito ao PIS?
Como saber quanto é um terço de um número?