O tecido cartilaginoso, também chamado de cartilagem, é um tipo de tecido conjuntivo que se destaca por sua consistência rígida, mas relativamente flexível. Esse tipo de tecido é encontrado em várias regiões do corpo, tais como nariz, orelhas e na superfície de órgãos.
Esse tecido apresenta as seguintes células: condroblasto, condrócito, fibroblasto e células condrogênicas. A matriz é feita de colágeno (ou colágeno com elastina), que fornece flexibilidade, associado com proteoglicanos, ácido hialurônico, glicoproteínas e água de solvatação que dão força.
O tecido cartilaginoso apresenta uma coloração esbranquiçada ou cinzenta. É encontrado em várias partes do corpo humano, como: nariz, traqueia, laringe, orelhas, cotovelos, joelhos, tornozelos, dentre outras.
As cavidades da matriz ocupada pelos condrócitos são chamadas de lacunas. Uma lacuna pode conter um ou mais condrócitos, constituindo os grupos isógenos. Esse tecido apresenta ausência de vasos sangüineos, ausência de vasos linfáticos e ausência de nervos.
Esse tecido é constituído por dois tipos celulares (condrócitos e condroblastos) e um material extracelular, denominado matriz. O tecido cartilaginoso tem uma consistência rígida e apresenta as funções de sustentação de tecidos moles, revestimento das articulações, entre outras.
A principal célula desse tecido é chamada de condrócito, uma célula ovoide, com poucas organelas na fase adulta e rica em lipídios no citoplasma. Os condrócitos ficam localizados em lacunas denominadas de condroplastos e, portanto, ficam aprisionados na matriz.
Cartilagem elástica – possui alto teor de fibras elásticas (elastina) em sua matriz, mas também pouca quantidade de colágeno. Esse tipo é encontrado no aparelho auditivo, formando o pavilhão externo da orelha, na laringe e na válvula epiglote.
O tecido cartilaginoso é predominante no sistema esquelético do embrião. Ele serve de molde para os ossos em formação. Durante o proceso de desenvolvimento embrionário, ele vai sendo substituído. Saiba mais sobre as Articulações do Corpo Humano.
Como já dito, o tecido cartilaginoso não possui vasos sanguíneos e, portanto, não recebe nutrientes por essa via. Os nutrientes são levados até a cartilagem por vasos sanguíneos presentes em um tecido conjuntivo adjacente denominado de pericôndrio. → Funções das cartilagem no corpo humano
Exceto nas superfícies articulares, onde as superfícies cartilaginosas são expostas umas às outras, ou a outros tecidos conjuntivos da articulação, cada peça, ou estrutura cartilaginosa no organismo é completamente circundada por uma membrana conjuntiva chamada pericôndrio.
O terceiro tipo de cartilagem é a cartilagem fibrosa que é encontrada nos discos intervertebrais, nos pontos de ligação de tendões e ligamentos e na sínfise púbica.
Como inserir calendário na célula do Excel 2010?
Como o corpo metaboliza o álcool?
O que é o segundo titular na Hinode?
Como pai de Miguel morreu rebelde?
Como selecionar todas as notas de rodapé no Libreoffice?
Como o mediador deve escolher quem inicia a mediação?
Como colocar check list no Excel?
Como instalar gás em apartamento?
Quanto precisa para montar uma farmácia?
Como deixar o WhatsApp GB colorido?
Como fazer sinal de aproximadamente no Power Point?
Qual o objetivo das aulas de expressão corporal?