O complemento compreende mais de 20 proteínas séricas diferentes (ver Tabela 1) que são produzidas por uma variedade de células incluindo, hepatócitos, macrófagos e células epiteliais do intestino. Algumas proteínas do complemento ligam-se a imunoglobulinas ou a componentes de membrana das células.
Os fragmentos menores de C3, C4 e, especialmente, C5, recrutam fagócitos para o sítio de infecção e os ativam por meio de receptores específicos. Juntas, essas atividades promovem a fagocitose e destruição de patógenos pelos fagócitos.
O sistema complemento (SC) é o principal mediador humoral do processo inflamatório junto aos anticorpos. Está constituído por um conjunto de proteínas, tanto solúveis no plasma como expressas na membrana celular, e é ativado por diversos mecanismos por duas vias, a clássica e a alternativa.
Complexo imune, imunocomplexo ou complexo anticorpo-antígeno são formados quando os linfócitos B aumentam a produção de anticorpos contra um determinados antígenos ou quando há um excesso de antígenos.
Anafilatoxinas ou anafilotoxinas são fragmentos (C3a, C4a ou C5a) que são produzidos durante as vias do sistema complemento. As anafilatoxinas se ligam aos receptores específicos da superfície celular e promovem a inflamação aguda através da estimulação da quimiotaxia neutrolítica e ativação dos mastócitos.
O Sistema Complemento é composto por proteinas plasmáticas / séricas pertencentes às frações gama, beta e alfa globulinas por causa do seu comportamento de migração na eletroforese de proteínas do soro. Não há formação do complexo Ag-Ac. Pode ser ativada pelas C3b ou C3. H2O, ou por alguns tipos de parede celular.
CONSEQÜÊNCIAS BIOLÓGICAS DA ATIVAÇÃO DO SISTEMA COMPLEMENTO Opsonização: - C3b é uma importante opsonina. - Reveste o microrganismo e se liga aos receptores(CR1-4) nos macrófagos e neutrófilos. Recrutamento celular e ativação: - C4a, C3a, C5a (anafilotoxinas-desgrunalização) - C3a, C5a (quimiotáticos)
Ele é composto de 4 proteínas do complemento (C5b, C6, C7, C8) que se ligam à superfície externa da membrana plasmática, e diversas cópias de uma quinta proteína (C9) que se engancham formando um anel na membrana. As proteínas de C6 a C9 todas contém um domínio MACPF em comum.
Os componentes do complemento têm outras funções imunomediadas pelos CR presentes em várias células. CR1 (CD35) estimula a fagocitose e ajuda na eliminação de imunocomplexos. CR2 (CD21) regula a produção de anticorpos pela célula B e serve como receptor do vírus Epstein-Barr.
As 3 vias de ativação convergem para uma via comum final quando a C3 convertase cliva C3 em C3a e C3b (ver figura Vias de ativação do complemento ). A clivagem de C3 pode resultar na formação de MAC, o componente citotóxico do sistema complemento. O MAC causa lise de células estranhas.
Quanto custa um processo EB2 NIW?
O que te impede de fazer um ensaio fotográfico?
Quanto o Brasil pagou pelo Porta-aviões?
O que os nazistas fizeram com os judeus?
O que é a permeabilidade celular?
Como fazer para ter o poder do gelo?
Quando o pêndulo não responde?
Qual serra copo para Cano 3 4?
O que é ética profissional resumo?
Quem tem dupla cidadania pode entrar nos EUA?
Qual remédio que é bom para dor muscular?
Como calcular o inversor para energia solar?
Quanto custa uma sessão de ultrassom na estética?
Como tatu transmite hanseníase?