A dança do xote (dois pra lá e dois pra cá) passou a acompanhar as músicas desse novo gênero e a ser chamada de dança do forró....
Forró | |
---|---|
Instrumentos típicos | acordeão ("sanfona"), triângulo, zabumba |
Popularidade | Em todo o Brasil, especialmente nas regiões Nordeste e Norte do Brasil |
Formas regionais | |
Região Nordeste |
Os principais passos da coreografia do baião são o balanceio, o rodopio, o passo de calcanhar e o passo de ajoelhar. A coreografia é dançada em pares. O parceiro é convidado pelo outro com a umbigada.
"O forró ganhou espaço nas academias por ser uma atividade que ajuda na melhora da coordenação motora e, praticada com frequência, ajuda no fortalecimento muscular, principalmente pernas.
Estes são os principais motivos para aprender a dançar forro:
O forró surgiu em meados da década de 1930, popularizando-se por volta dos anos 1950 por todo o Brasil através do poeta, cantor e compositor Luiz Gonzaga (1912 -1989), que convencionou o formato do trio de forró composto pelos instrumentos musicais sanfona, zabumba e triângulo.
Esta é realizada por casais, que dançam com os corpos bem colados, transmitindo sensualidade. Embora seja tipicamente nordestino, o forró espalhou-se pelo Brasil fazendo grande sucesso. Foram os migrantes nordestinos que espalharam o forró, principalmente nas décadas de 19.
Existem três estilos de dança de forró: o universitário, o tradicional e o eletrônico. O forró tradicional foi o primeiro a ser criado, e com o passar do tempo, os outros tipos de forró foram desenvolvidos. Atualmente, há estilos de forró para todos os gostos e idades. Por isso, crianças, jovens e adultos gostam de forró!
Há diversos motivos para você aprender a dançar forró, e o principal deles é o cuidado com a saúde. Isso porque essa atividade física é capaz de gerar diversos benefícios para o corpo, cuidando do aspecto físico e psicológico do praticante de dança.
O modo de dança no forró universitário é o dois-dois. Os passos principais são: A “Dobradiça” (abertura lateral como uma porta) A “Caminhada” (que ao invés de ir para os lados, caminha pra a frente ou para trás) A “Comemoração” (estilo de balançada com a perna do cavalheiro no meio da perna da dama) O giro simples. O giro do cavalheiro.
O que é cidadania e sua importância?
Qual é a fruta mais rara do Brasil?
O que representa o elemento fogo?
Como dar zoom na tela do Netflix?
A terra e constituida basicamente por tres camadas?
Como fazer pesquisa reversa de imagem?
Qual o valor da energia mecânica?
Como é que os equinodermos se locomovem?
Qual a idade mínima para entrar no EJA?
Quantos genes têm o genoma humano?
Para que serve torno de madeira?
Quanto custa para abrir uma empresa de segurança privada?
Como colocar várias imagens no Word do mesmo tamanho lado a lado?