Onde protocolar o recurso em sentido estrito?

Pergunta de Micael Gaspar Fonseca em 30-05-2022
(19 votos)

Competente para julgar o recurso em sentido estrito é o Tribunal competente para julgar a apelação, que pode ser o Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Federal e Tribunal Regional Eleitoral, conforme o caso.

Como se processa o recurso em sentido estrito?

O recurso em sentido estrito pode ser interposto por petição ou por termos nos autos, conforme o art. 587, caput, CPP. É formado por petição de interposição de recurso mais razões recursais quando o recorrente interpõe o RESE e apresenta as razões inclusas, conjuntamente.


Quem é competente para julgar Rese?

Em via de regra, o Recurso em Sentido Estrito (RESE) é endereçado ao Tribunal competente (à época de edição do Código de Processo Penal – CPP/41 – era o Tribunal de Apelação; atualmente, são os Tribunais de Justiça, os Tribunais Regionais Federais e os Tribunais Regionais Eleitorais).

Onde cabe Rese?

O RESE será cabível se o provimento em questão estiver previsto no rol do Art. 581 do Código de Processo Penal, bem como se a decisão interlocutória não tiver sido expressamente excluída do seu âmbito de incidência. O RESE somente poderá ser interposto se a decisão tiver sido proferida por juiz singular.

Qual o endereçamento das razões do recurso?

Endereçamento: A interposição é dirigida ao juiz da causa que proferiu a sentença. As razões, ao tribunal competente ou à Turma Recursal. Legitimados: a defesa e a acusação (MP ou querelante), inclusive o assistente de acusação, se houver, conforme os interesses em causa.

RESE - Recurso em Sentido Estrito


16 curiosidades que você vai gostar

Quais são as razões do recurso?

São os motivos pelos quais o recorrente pleiteia pela invalidação, reforma, esclarecimento ou integração da decisão recorrida. Referências bibliográficas: BUENO, Cassio Scarpinella.

O que é razões de recurso em sentido estrito?

O recurso em sentido estrito é a medida judicial adequada para a impugnação de decisões interlocutórias desprovidas de caráter definitivo ou terminativa, uma vez que estas desafiam recurso de apelação.

Quando se usa o Rese?

RECURSO EM SENTIDO ESTRITO – RESE

Este recurso é utilizado para combater decisões interlocutórias, sentenças e despachos previstos em lei (artigo 581 a 592, do Código de Processo Penal).

Quando não cabe Rese?

Caso a rejeição ou recebimento da denúncia ou queixa tenha advindo de decisão decorrente de procedimentos de competência originária, regidos pela Lei nº 8.038/90, não há recurso cabível.



Outras questões

Quanto era o dólar em 2018?

O que são topicos exemplos?

O que é o planeta regente?

Que é uma preposição?

Quem matou o deus da guerra?

Como é o sangramento de escape no início da gravidez?

Quanto uma fita LED gasta por mês?

O que significa uma pessoa desbloqueada?

Como definir o tamanho da DIV CSS?

Quais são as doenças que dá afastamento?

Como se calcula a lei da inércia?

Quanto tempo o chuveiro pode ficar ligado?

Como funciona a Jadlog melhor envio?

Qual a poeira do cimento?

Tem vírgula depois de Olá?

Qual a função do Allegra D?

Como adicionar coluna no Excel atalho?

Como investir em debêntures?

É preciso configurar alguma biometria ou senha no seu aparelho Nubank?

O que é um ecossistema é um bioma?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com