Consiste na formação do Estado a partir de outros já preexistentes, é atualmente a forma mais comum de formação do ente estatal, apresentando-se sob a forma de dois processos típicos opostos: o fracionamento e a união.
O Estado antigo surge no momento em que a produtividade na agricultura aumenta e surge um excedente econômico regular. Nesse momento, um grupo mais forte de militares e sacerdotes, um grupo oligárquico, assume o poder e funda um Estado – o Estado antigo.
A formação de um Estado consiste em três elementos: uma população, um território e um governo. Esses aspectos são essenciais, porque sem eles não poderia existir um Estado.
TEORIA PATRIARCAL – Sustenta a teoria que o Estado deriva de um núcleo familiar, cuja autoridade suprema pertenceria ao ascendente varão mais velho (patriarca). O Estado seriam, assim, uma ampliação da família patriarcal. Grécia e Roma tiveram essa origem, segundo a tradição.
O surgimento de um Estado pode acontecer de um modo natural, onde são reunidas as qualidades básicas e conhecidas popularmente: a existência de território, população e governo. Pode ser também pelo modo histórico, que apresenta três formas de acontecer: o modo originário, quando há uma formação nova, onde nasce diretamente da população ou do país;
A origem histórica do Estado A história do surgimento de Estados veio de muito longe, na Grécia. Na época, os futuros estados eram chamados de “Polis”, habitado por moradores, cidadãos políticos executores da atividade cívica. Elas eram autônomas e construíam sua organização politica.
Três aspectos interessantes devem ser considerados sobre a origem do Estado: 1 O aspecto sociológico, que diz respeito aos elementos da sociedade política criada pelo homem; 2 O aspecto histórico, que encara o Estado como um fator social em evolução; 3 Os aspectos doutrinários, que analisa o Estado do ponto de vista filosófico.
A história do surgimento de Estados veio de muito longe, na Grécia. Na época, os futuros estados eram chamados de “Polis”, habitado por moradores, cidadãos políticos executores da atividade cívica. Elas eram autônomas e construíam sua organização politica. Era a “Polis”, dos gregos, e a República, dos romanos, que traduziam a ideia de Estado, ...
Como fazer para reduzir a conta de energia?
Por que Atlas foi condenado por Zeus?
Qual é o número da cédula da carteira de motorista?
Qual a diferença entre percussor e percutor?
O que acontece depois da lavagem intestinal?
O que é a teoria do vitalismo?
O que é autenticação de dois fatores WhatsApp?
Qual o objetivo da brincadeira de argolas?
O que pode reativar a toxoplasmose?
Qual é o significado do Hino Nacional?
Qual o médico especialista em caroço?
O que fazer quando o touch do celular não funciona?
Quando podemos multiplicar duas matrizes?