De modo geral, a principal utilização do cabo de alumínio é em grandes redes de transmissão. Já o cobre é voltado para instalações domésticas e urbanas.
Os condutores de alumínio sempre vem associado a situações em que é necessário peso para sustentação, logo é amplamente usado em infraestruturas elétricas de alta tensão. Os de cobre, por sua vez, são utilizados em instalações elétricas internas, como edifícios, casas, indústrias e estabelecimentos comerciais.
O uso dos cabos de alumínios é amplamente indicado, principalmente, para linhas aéreas. A grande vantagem do alumínio em comparação ao cobre, é em relação à sua leveza e o dimensionamento maior. Nos processos de transmissão e fornecimento de energia, os cabos de alumínio são constantemente utilizados.
claro que pode ser passado subterrâneo sim, desde que essa tubulação que ira passar esses cabos seja envelopado se for ter contato com a terra, tenha uma boa margem de folga em relação a espessura desse cabo e de preferência que tenha caixas de passagens nesse percurso.
Conecte o fio de alumínio no painel elétrico parafusando o fio neutro branco na entrada da esquerda do disjuntor. Dobre a ponta do fio terra em um ângulo de 90º e conecte-o à barra de aterramento, e ligue o fio preto ao terminal parafusado. Estique o fio branco enrolado no disjuntor e conecte-o ao barramento neutro.
26 curiosidades que você vai gostar
A norma de instalações elétricas de baixa tensão (ABNT NBR 5410), diz que é proibido o uso de alumínio em instalações residenciais, fazendo com quem o alumínio praticamente impere no campo dos condutores para linhas de transmissão.
A conexão do alumínio com cobre, além de apresentar o problema da oxidação do alumínio, envolve a corrosão galvânica resultante da ligação de dois metais diferentes. A solução para esse problema passa pelo uso de um conector específico, normalmente chamado de conector bimetálico.
O item 6.2.11.6.1 diz que: Em linhas enterradas (cabos diretamente enterrados ou contidos em eletrodutos enterrados), só são admitidos cabos unipolares ou multipolares. Adicionalmente, em linhas com cabos diretamente enterrados desprovidas de proteção mecânica adicional só são admitidos cabos armados.
Os cabos Multiplex são utilizados em redes aéreas de distribuição em tensões até 0.6/1kV, em instalações aéreas fixadas em postes ou fachadas, entradas de serviços, áreas arborizadas, áreas de poluição e salinidade ou locais com pouco espaço físico.
O cobre se sai melhor nesse cenário porque implica em cabos de menor seção e diâmetro do que os de alumínio para uma mesma condutividade“, explica Takeda. É por isso que o cabo de cobre é mais utilizado para instalações elétricas residenciais, dada a flexibilidade e ocupação de espaço menor nos eletrodutos.
As principais diferenças entre o cobre e o alumínio são a condutividade elétrica, o peso e as conexões. A mais marcante está na forma como se realizam as conexões entre condutores ou entre condutor e conector. O alumínio é mais utilizado em linhas aéreas, já o cobre em instalações internas e subterrâneas.
Como o próprio nome sugere, o fio elétrico é formado por um único e espesso filamento; o cabo, por sua vez, é composto por vários filamentos finos e entrelaçados, o que o torna mais flexível do que o primeiro.
Os materiais mais usados para a fabricação de condutores elétricos são o cobre e o alumínio. Ainda que ambos os metais tenham uma condutividade elétrica excelente, o cobre constitui o elemento principal na fabricação de condutores pelas suas notáveis vantagens mecânicas e elétricas.
Melhores condutores elétricosA prata possui uma condutibilidade de 62,5 S*m/mm².O cobre possui uma condutibilidade de 61,7 S*m/mm².Ouro possui uma condutibilidade de 43,5 S*m/mm².Os primeiros fios foram feitos de ferro e com isolação de pano.
Um cabo multiplexado é a solução ideal para instalações elétricas suspensas. Formado por um cabo condutor de cobre, e cabos condutores fase que podem ir de dois a quatro modelos, eles são responsáveis por uma condução elétrica mais responsiva e mais econômica para instalações elétricas externas.
O seu uso principal é voltado para entrada aérea de padrão de consumidores e distribuição de energia elétrica, ou seja, ele é aplicado em circuitos de alimentação e distribuição de energia.
O fio apropriado do relógio até o quadro de distribuição é o fez flexível. A bitola e a mesma do que vem da rua até o seu poste de entrada. Boa tarde, normalmente usa se o fio de 10 mm, flexível, devido ser uma distância um pouco alta, vc não vai ter perdas. Tem que ser cabo flexível de preferência 10mm.
O eletroduto para instalação subterrânea ideal é o PEAD. O polietileno empregado na confecção do conduíte é resistente a maior parte dos efeitos mecânicos e químicos, mas principalmente a concretagem, que é parte comum das instalações sob o solo.
O cabo enterrado diretamente no chão sem eletroduto, canaletas com ou sem tampa precisa ter proteção mecânica adequada contra contato com estruturas e esmagamentos, ou seja, o cabo pode sim ser enterrado diretamente no chão desde que tenha as dimensões (bitola) e índices de proteção adequados.
A única maneira considerada segura para conectar cobre e alumínio é através de um conector de emenda.
Tenha cuidado especial na hora de fazer a emenda, já que a conexão entre cobre e alumínio, se mal feita, pode ser instável. Isso pode corroer o fio e gerar superaquecimento, que pode causar incêndios. Analise os fios com cuidado antes de emendá-los.
Quanto pesa uma batata doce pequena?
Qual o problema de usar Windows 7?
Quem deve ser citado na ação de interdição?
É permitido parar o veículo na via por falta de combustível?
Quando foi antecipado o feriado de 25 de janeiro de 2022?
O que comer para amolecer as fezes?
O que fazer quando se tem muitos gases?
O que é a síndrome de Burnout e quais suas consequências para a saúde do trabalhador?
Qual o prazo para cancelar uma passagem de ônibus?
Como fixar extensão no Chrome?
Qual o limite de isenção do ITCMD SP?
Como comer depois da cirurgia ortognática?