Pressão atmosférica e altitude A atmosfera pode ser compreendida como um fluido. Dessa forma, a pressão exercida sobre os corpos imersos na atmosfera depende da profundidade em que esses corpos encontram-se. Portanto, os maiores módulos de pressão atmosférica estão em alturas iguais ou menores que o nível do mar.
A atmosfera é composta de ar, e o ar é composto por vários gases que exercem pressão sobre a superfície da Terra. Essa pressão, a qual chamamos de pressão atmosférica, irá depender da altitude do local.
Em lugares mais baixos, a coluna de ar é maior, o que faz com que o “peso” do ar fique mais elevado. O contrário acontece nas áreas de maior altitude, como topos de montanha ou regiões montanhosas, onde o ar é mais leve e escasso. Por isso, quanto maior for a altitude, menor será a pressão atmosférica.
A camada mais externa (mais alta) de ar que envolve a Terra comprime a mais baixa exercendo influências sobre ela. Nessa região passam a existir mais moléculas por unidade de volume, dizemos então que a pressão nas regiões mais baixas, ao nível do mar, é maior. Ela corresponde a 1 atm (uma atmosfera).
Ou seja, a atmosfera exerce uma força de cerca de 1,0 x 105 N em cada metro quadrado na superfície da Terra.
Qualquer variação na pressão externa é transmitida integralmente a todo nosso corpo e é exercida também de dentro para fora, como garante o princípio de Pascal – e, por isso, não sentimos o efeito da pressão atmosférica.
Utilizando essas informações, podemos concluir que a pressão atmosférica é maior na praia (altitude menor) do que nas montanhas (altitude maior).
A pressão atmosférica é a força exercida pela massa de gases da atmosfera sobre uma determinada superfície. O valor da pressão atmosférica não é constante. Varia em função da altitude do local, sendo menor a medida que a altitude aumenta. Além da variação com relação a altitude, seu valor também sofre alterações ao longo do tempo e em locais de ...
Exercício 1 - Sendo a pressão atmosférica ao nível do mar próxima de 1,1.10 5 Pa, determine a força exercida pela pressão atmosférica em uma área de 0,5 m². Resolução: Para determinarmos a força exercida pela pressão atmosférica nessa área, podemos utilizar a definição mais simples de pressão: a razão de uma força sobre uma área.
Um experimento que foi capaz de constatar a existência e a grande intensidade da pressão atmosférica foi feito pelo físico alemão Otto van Guericke. Por volta de 1650, Guericke construiu uma máquina usada para retirar o ar de duas abóbadas esféricas metálicas de 500 litros de volume, conhecidas como hemisférios de Magdeburgo.
A medição da pressão atmosférica foi feita pela primeira vez em 1643 por Evangelista Torricelli, um físico e matemático italiano. Torricelli criou o barômetro de mercúrio, um instrumento composto por um tubo de ensaio de 1 metro de comprimento e outro recipiente mais baixo, similar a uma tigela. Ambos recipientes foram preenchidos com mercúrio.
Pode colocar fita dupla face na parede?
Como conservar docinhos de festa infantil?
Qual o melhor remédio para infecção na garganta?
Como curar a ferida da sífilis?
Quais são os principais elementos de um espelho esférico?
O que ajuda a clarear o cabelo no sol?
Quais os riscos do gás natural?
Quem vai poder receber o auxílio de R$ 200?
Quem trabalha como Motoboy pode se aposentar com quantos anos?
O que é melhor para estudar tablet ou Kindle?
Como faço para colocar colunas no Word?
Qual é a primeira camada da atmosfera?
Quais são as características do chumbo?
O que é uma estrutura funcional de uma empresa?