Pode desenvolver sua carreira na Neuropsicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar. Caso escolha a Neuropsicopedagogia Institucional, o Neuropsicopedagogo pode atuar em Escolas, Faculdades, Universidades e ONGs.
O Neuropsicopedagogo Clínico, na sua formação, habilita-se para avaliar crianças e adolescentes com queixa escolar, apontando suas habilidades, competências e dificuldades. Faz a intervenção nas áreas relacionadas à aprendizagem e encaminha a outros profissionais casos que não façam parte de sua atuação profissional.
Profissionais graduados em pedagogia, psicologia, fonoaudiologia, assistente social, terapia ocupacional, entre outros entre outros profissionais (portadores de diploma de curso superior) que possam atuar na área educacional e da saúde. Carga Horária: 600 horas (400h teóricas e 200h práticas).
A Neuropedagogia é uma ciência interdisciplinar que estuda a relação entre o funcionamento do sistema nervoso e a aprendizagem humana, fundamentada nos conhecimentos da Neurociência aplicada à Educação, com interfaces da Psicologia e Pedagogia.
A Neuropsicopedagogia é uma ciência transdisciplinar que estuda a relação entre o funcionamento do sistema nervoso e a aprendizagem humana. Para isso, busca relacionar os estudos das neurociências com os conhecimentos da psicologia cognitiva e da pedagogia.
Faculdade Censupeg | Curso Neuropsicopedagogia Clínica.
Um profissional formado em neuropsicopedagogia clínica pode atuar em consultórios, postos de saúde, clínicas e outros ambientes que se dedicam à saúde social. Entre suas atribuições está ainda a formação de equipes multidisciplinares para que se faça a avaliação de problemas cognitivos.
No estudo aqui desenvolvido buscou-se entender a formação e a atuação do Neuropsicopedagogo. A formação deste profissional ainda é recente mas já se reconhece a necessidade de atrelar seus conhecimentos a de outros profissionais da área da educação e da área da saúde, uma vez que seus conhecimentos pautam-se na neurociência.
Diante deste pressuposto o artigo trata, no primeiro momento em que descreve o contexto geral da pesquisa, introduzindo a importância da neuropsicopedagogia como ferramenta de ensino, revelando o problema de pesquisa, justificativa e sua importância como estudo.
Neste estudo, o objetivo principal foi analisar a contribuição das neurociências na prática do neuropsicopedagogo ao lidar com alunos com trajetória de insucesso escolar, levando em consideração que este profissional constitui-se como peça fundamental para a redução dos altos índices de repetência e evasão escolar.
Como saber se uma criança tem apraxia da fala?
Quais são os benefícios da limpeza hepática?
Qual a função dos mediadores de inflamação?
São exemplos de seres heterótrofos?
O que fazer para não passar mal na viagem?
Como calcular a capacidade do capacitor?
Como se preparar para o exame de curva glicêmica?
Quais são os requisitos para pagar meia no cinema?
Como eu faço pra dar positivo em um teste de gravidez?
Qual a importância da vigilância epidemiológica na prevenção de doenças?
Como funciona o Mini envio dos Correios?
Como saber se meu benefício foi deferido?
Quanto tempo leva para o Glicopan Gold fazer efeito?